Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

 

Página dedicada ao Patrimônio Cultural, com uma variedade de conteúdos e informações sobre as ações realizadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais em prol da preservação e valorização da história. A missão é promover a conscientização sobre a importância histórica e cultural dos bens patrimoniais, bem como incentivar a sua conservação e restauro.

 

1º Seminário Nacional de Patrimônio

Aconteceu em Ouro Preto, no mês de julho de 2022, o 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reuniu arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O objetivo foi de debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros. A programação contou com palestras, oficinas e a realização do 1º Encontro Nacional de Patrimônio dos CAU/UF e entidades. Promovido pelo CAU Brasil, por meio das Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e de Política Profissional (CPP), o Seminário Nacional de Patrimônio foi realizado em conjunto com o CAU/MG e contou também com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural (Nepac) da UFOP.

 

Patrimônio Cultural

 

Carta de Ouro Preto: Recomendações para política de preservação cultural

Como resultado dos debates realizados durante o 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e do Urbanismo, o CAU Brasil publicou o documento Recomendações de Ouro Preto. A carta apresenta um posicionamento oficial da autarquia, das entidades representativas dos profissionais da arquitetura e urbanismo e outros atores integrados aos debates. Nela, o CAU Brasil lista pontos considerados urgentes para a implementação de uma política nacional para a preservação cultural no país.

Acesse o conteúdo na íntegra e faça o download da carta

 

Edital de Patrocínio – Patrimônio Cultural

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG lançou no início de 2023 uma nova oportunidade na área do Patrimônio Cultural, com o primeiro Edital de Chamamento Público para Apoio do ano. O certame buscou promover o conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo na sua interação com o Patrimônio Cultural de Minas Gerais, incentivando a sociedade quanto à valorização e preservação da nossa herança. Nessa primeira edição, foram destinados R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) a serem divididos entre as propostas selecionadas, não podendo superar o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por projeto/atividade.

Saiba mais

1º Edital de Apoio 2023: Resultado

 

Restauro em Patrimônio Histórico: Atribuição Privativa de Arquitetas(os)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) em uma decisão histórica, reconheceu que a realização de projetos e obras de restauro em Patrimônio Histórico é uma atribuição exclusiva de arquitetos(as) e urbanistas. A decisão foi resultado de um processo iniciado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), que contestou um edital do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) que permitia a contratação de engenheiros para os serviços de restauro.

Saiba mais

 

Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural

Nos dias 4 e 5 de abril, a cidade histórica de Ouro Preto recebeu o Seminário Nacional de Direito do Patrimônio Cultural, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para discutir a legislação brasileira de patrimônio cultural e reunir propostas de aperfeiçoamento diante de novos paradigmas ético-jurídicos. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG esteve presente e ativo, como realizador, desse evento que reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na temática, com o objetivo de traçar uma radiografia da situação atual e debater perspectivas para o futuro.

Saiba mais

 

 

 

Mineração na Serra do Curral

Confira a Manifestação do CAU/MG sobre a exploração minerária em um dos maiores cartões postais de Belo Horizonte, a Serra do Curral. Uma intervenção que trará sérias implicações na preservação do patrimônio e na saúde da população local.

 

Pular para o conteúdo