Patrimônio

Edital de Patrimônio 2023: Conheça os projetos contemplados

patrimônio projetos contemplados

 

Serão apoiadas 10 iniciativas que trazem propostas de fomento da valorização do patrimônio cultural mineiro

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG anuncia os projetos selecionados no Edital de Chamamento Público para Apoio em Patrimônio Cultural. Com o objetivo de promover o conhecimento e fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo, destacando sua interação com o Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o certame vai destinar cerca de R$200mil às propostas contempladas.

A comissão julgadora selecionou exemplos inspiradores que buscam fomentar a sociedade quanto à valorização e preservação da herança histórica em Minas Gerais. Essas iniciativas representam um importante passo para a promoção da conscientização sobre a importância do patrimônio cultural no estado, bem como para a valorização e difusão da Arquitetura e Urbanismo.

O Conselho parabeniza a todos os proponentes classificados, que se empenharam em desenvolver propostas criativas e relevantes. Agradecemos também a todos que participaram do processo seletivo, contribuindo para a qualidade e diversidade dos projetos recebidos.

A lista completa dos projetos selecionados pode ser conferida a seguir. Acompanhe o andamento dessas iniciativas e junte-se a nós na valorização e preservação do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

 

Projetos Contemplados

 

1º – “Capacitações para resgate, valorização e aprimoramento do patrimônio cultural tradicional de construções com terra crua na Serra da Bicha, Capivari, Serro/MG”

Associação Ayrumã
📍 Município: Serro/MG

Seis encontros formativos de educação patrimonial, voltados à comunidade da Serra da Bicha – e abertos à participação do público externo, anteriormente citado – acerca das construções tradicionais regionais com terra crua, com intuito de contribuir para a preservação, conservação e manutenção da cultura construtiva local. Os encontros serão realizados no canteiro de obras do Centro Comunitário da Serra da Bicha, que já estará com a primeira etapa da construção finalizada, referentes à fundação, piso grosso, estrutura e telhado, e com o espaço apto para receber as capacitações propostas nesse edital. As atividades serão realizadas através da pedagogia do fazer e da oralidade contidas na manutenção dos saberes populares.

 

2º – “Revista História em Quadrinhos Turma do Zeca Cainaguinha: Tradição, cultura e preservação do patrimônio”

Grupo Teatro Abertura
📍 Município: Oliveira/MG

Revista em quadrinhos com conteúdo sobre educação cultural e preservação do patrimônio, cujo lançamento será realizada em cada escola do município de Oliveira, com a participação de artistas, educadores, pedagogos e agentes culturais já firmados como parceiros. Além de uma série de atividades propostas como fomento às mensagens contidas na história em quadrinhos.

 

3º – “Diagnóstico dos sinos: para que dobrem com segurança”

Associação Amigos de São João del-Rei
📍 Município: São João del-Rei/MG

Conjunto de ações didático-pedagógicas de caráter técnico, cujo intuito é fomentar a disseminação dos saberes e troca de conhecimento, visando capacitar sineiros e arquitetos para a identificação de patologias e elaboração de diagnósticos dos sinos e torres sineiras de alguns exemplares do Patrimônio Cultural tombado em São João del-Rei, cidade que reúne a maior concentração de sineiros de Minas Gerais, responsável por salvaguardar grande parte dos toques do sino e ofício sineiro. As práticas resultarão na elaboração, de no mínimo, quatro Laudos de Estado de Conservação de Sinos, que serão compartilhados com os Órgãos de Preservação e com as Paróquias envolvidas.

 

4º – “Educação e Patrimônio Cultural: parceria que faz história”

Prefeitura Municipal de Córrego Danta
📍 Município: Corrego Danta/MG

E-book a respeito da história, memória, preservação e difusão do patrimônio cultural material de Córrego Danta/MG, acompanhado de um encarte, contendo orientações e sugestões de atividades educativa com a temática patrimônio cultural para estudantes da educação básica (ensino fundamental I e II, Ensino Médio) da rede municipal e estadual do referido município e região.

 

5º – “A culpa é do Patrimônio? A população vai ao encontro do patrimônio cultural”

Asociação Amigos de São João del-Rei
📍 Município: São João del-Rei/MG

Núcleo de Pesquisa, composto por quatro seminários e um workshop, que visa promover a produção de conhecimento que oriente as boas práticas profissionais e o seu aperfeiçoamento, assim como do ensino e exercício profissional da Arquitetura e  Urbanismo, empoderando o jovem arquiteto com ética profissional e conhecimento irrestrito dos valores atribuídos ao patrimônio cultural, melhorando assim as interfaces entre o futuro cliente e os conceitos de preservação. Ao mesmo tempo, abrindo um espaço de trocas entre os profissionais, os técnicos e os moradores, possibilitando diálogos e a promoção do conhecimento. Quanto mais informação uma pessoa tiver sobre um assunto, com mais propriedade ela poderá atuar, entender e criticar os assuntos adjacentes ao tema.

 

6º – “Arquitetura e Memória: Inventariando o Patrimônio Edificado de Sacramento”

Companhia Movimento Cênico
📍 Município: Sacramento/MG

O projeto busca inventariar e divulgar, através de um site exclusivo e das redes sociais da Companhia Movimento Cênico, 40 (quarenta) edificações históricas de Sacramento, promovendo também uma visita guiada pelo centro histórico da cidade, que se constituirá como atividade de Educação Patrimonial. As referidas ações se apresentam como uma forma de conscientizar a população sobre a importância de se preservar as edificações históricas do município.

 

7º – “Guia para moradores do centro histórico e entorno: o patrimônio vai ao encontro da população”

Associação de Amigos do Projeto Criança, Adolescente, Cidadã – Projeto Social e Ambiental CAC
📍 Município: São João del-Rei/MG

Publicação que irá promover a preservação do Patrimônio Cultural para quem habita em áreas de preservação são joanense através de um guia prático e didático. O guia irá mostrar desde a área de abrangência de preservação até como proceder com melhorias habitacionais em imóveis contidos nessa área ou como regularizá-lo. Também vai contribuir para diminuição do preconceito da comunidade em relação às medidas de proteção, eliminar achismos, desburocratizar o conhecimento e proporcionar ganhos a nível familiar (casa) e de conjunto (cidade).

 

8º – “Muriaé na Memória”

Fundação de Cultura e Artes de Muriaé – FUNDARTE
📍 Município: Muriaé/MG

Realizar atividades de educação para o patrimôniio e difusão como garantia de continuidade, ampliação e expansão das ações implantadas pela Fundarte e pelo COMPAC também para outros territórios, criando condições efetivas para o reconhecimento do protagonismo de Muriaé na região como cidade promotora do desenvolvimento sustantável, referência na área do patrimônio cultural.

 

9º – “Patrimônio Cultural – Conceitos e perspectivas”

Companhia Movimento Cênico
📍 Município: Sacramento/MG

Um curso que será realizado no município de Sacramento e vai abordar a política de ICMS do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais, com enfoque na legislação vigente; dessa forma serão introduzidos conceitos básicos de cultura, memória, identidade cultural, patrimônio e turismo cultural, além de temas de relevância, tais como instrumentos de preservação, gestão e educação patrimonial. A iniciativa busca ampliar a capacidade dos municípios mineiros quanto à participação no programa do ICMS, assim como qualificar a atuação na gestão, proteção e promoção do Patrimônio Cultural, em especial o edificado. A ação, portanto, faz referência a dois itens do edital.

 

10º – “Guia para moradores do centro histórico de Ouro Preto e entorno: o patrimônio vai ao encontro da população”

Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas – (A³EM)
📍 Município: Ouro Preto/MG

Um guia que busca promover a preservação do Patrimônio Cultural para quem habita em áreas de preservação ouropretanas através de um guia prático e didático, mostrando desde a área de abrangência de preservação até como proceder com melhorias habitacionais em imóveis contidos nessa área, como identificar patologias iniciais, ou como regularizá-los. Contribuir para diminuição do preconceito da comunidade em relação às medidas de proteção, aos profissionais atuantes na área, eliminar achismos, desburocratizar o conhecimento e proporcionar ganhos a nível familiar (casa) e de conjunto (cidade).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo