Placas e adesivos para Obras

placas obras

 

A prática de identificação com placas e adesivos em obras traz consigo diversos benefícios ao profissional e à sociedade, dando o direito à informação, aperfeiçoando as boas práticas na profissão e ao reconhecimento da autoria do(a) profissional de Arquitetura e Urbanismo

A responsabilidade técnica em projetos, obras e serviços de Arquitetura e Urbanismo deve ser indicada em documentos, placas, peças publicitárias, conforme o caso, sendo um direito da sociedade o acesso à informação, para se certificar de que os serviços técnicos são prestados por profissionais habilitados. Além disso, a indicação de responsabilidade técnica é um mecanismo de aperfeiçoamento do exercício profissional, de fomento às boas práticas profissionais e um direito do arquiteto de ter a sua autoria reconhecida.

Para auxiliar os arquitetos e arquitetas e urbanistas, o CAU/MG disponibiliza nesta página uma série de informações, modelos de placas e adesivos que podem facilitar a comunicação adequada nas obras.

 

RESOLUÇÃO 75

A Resolução nº 75/2014 do CAU/BR, dispõe sobre a indicação da responsabilidade técnica referente a projetos, obras e serviços no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, em documentos, placas, peças publicitárias e outros elementos de comunicação.

Segundo o normativo, as informações que devem constar são as seguintes:

  1. Nomes dos responsáveis técnicos com identificação dos números de RRT correspondentes das atividades técnicas desenvolvidas;
  2. Título profissional e número(s) de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU);
  3. Atividades técnicas desenvolvidas;
  4. Nas placas de obras devem constar também o endereço, e-mail ou telefone dos arquitetos e urbanistas o das pessoas jurídicas de Arquitetura e Urbanismo.

Através dos links abaixo você pode ter acesso à Resolução na íntegra.

 

 

MODELOS DE PLACAS PARA OBRAS

O CAU/MG disponibilizou abaixo dois modelos de placas para obras, em versões de fundo claro e escuro, nas orientações horizontal e vertical, que podem ser utilizados pelos profissionais.

Clique nos links abaixo e faça o download gratuitamente.

 

MODELOS NO TAMANHO A1 (84,1 cm X 59,4 cm e 59,4 cm X 84,1cm)

PLACAS PARA OBRAS – SEM IDENTIDADE VISUAL

Arquivo fechado (PDF): DOWNLOAD

Arquivo aberto (AI): DOWNLOAD

PLACAS PARA OBRAS – COM IDENTIDADE VISUAL

Arquivo fechado (PDF): DOWNLOAD

Arquivo aberto (AI): DOWNLOAD

 

QR CODE PARA O SEU RRT

A partir do seu perfil profissional no SICCAU, já é possível aplicar um QR Code para todos os RRTs, exceto no Múltiplo Mensal e nos RRTs de Atividade no Exterior. A iniciativa atende à determinação da Resolução nº 75/2014 do CAU/BR, que já previa o uso do QR Code como recurso para informar os dados dos RRTs correspondentes às atividades realizadas, dispensando que se mantenha no local uma via impressa do referido registro.

Como gerar o QR Code

O QR Code pode ser gerado na página de Detalhes do RRT, pelo botão “Gerar QR Code”. Ao clicar nele, o sistema abre uma janela pop-up com a imagem do QR Code para impressão em tamanho A4. O profissional pode salvar a imagem clicando sobre ela com o botão direito do mouse e em “Salvar Como”. A imagem salva também pode ser redimensionada para um tamanho menor e inserida em pranchas e carimbos.

 

placas obras

 

Para ler o código é preciso ter no celular um aplicativo próprio para leitura de QR Code. Ele irá apresentar todos os dados que são apresentados na Verificação de Autenticidade do RRT na área pública do SICCAU. Quando o RRT possui mais informações do que o que cabe no QR Code, é apresentada uma mensagem e um link de acesso para ver mais.

 

ADESIVO PARA OBRAS

O CAU/MG também disponibiliza gratuitamente o adesivo para obras “Aqui tem Arquiteto e Urbanista”. Um registro que os profissionais podem aplicar em toda e qualquer obra em que estejam atuando, para indicar que ali tem a presença de um(a) profissional habilitado(a).

Os interessados em obter uma ou mais unidades do adesivo podem acessar o formulário através do link abaixo, fazer o pedido e retirar em um dos 6 locais onde o Conselho está instalado.

► Clique aqui para acessar o passo-a-passo da solicitação

Pular para o conteúdo