CAU/BR

1º Seminário Nacional de Patrimônio reúne arquitetos e urbanistas em Ouro Preto

Promovido pelo CAU Brasil e pelo CAU/MG, o evento de quatro dias promoveu diversos debates e troca de experiências acerca da valorização do patrimônio cultural brasileiro

 

Palestrantes convidados, conselheiros e equipe do CAU, com parte dos participantes no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto/MG

 

Aconteceu em Ouro Preto, entre os dias 13 a 16 de julho, o 1º Seminário Nacional de Patrimônio – Caminhos para a Valorização da Arquitetura e Urbanismo. O evento reuniu arquitetos e arquitetas, representantes de organizações da área e pesquisadores, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O objetivo foi de debater a valorização do patrimônio material e imaterial brasileiros. A programação contou com palestras, oficinas e a realização do 1º Encontro Nacional de Patrimônio dos CAU/UF e entidades. Promovido pelo CAU Brasil, por meio das Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e de Política Profissional (CPP), o Seminário Nacional de Patrimônio foi realizado em conjunto com o CAU/MG e contou também com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural (Nepac) da UFOP . 

Na Mesa de Abertura, a 1ª vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, afirmou que este evento dá continuidade aos debates realizados no Seminário Internacional de Gestão Inovadora de Bairros Históricos, que aconteceu em 2018, na cidade de São Paulo (veja aqui). “Naquele encontro, muitos projetos começaram a ser construídos. Temos vários desafios para aprofundar e outros que já estão compreendidos”, disse. “Este Seminário é um momento precioso e queremos dar um passo à frente. Mudar o nosso país depende da nossa ação”.

Daniela lembrou ainda que os debates desta semana devem refletir as propostas da Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos das Eleições 2022, proposta pelo CAU Brasil e pelo Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU). Uma das 20 propostas da Carta é o restabelecimento dos Ministérios da Cultura e das Cidades, resgatando as políticas públicas de proteção e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial e da paisagem.

 

Edwiges Leal, presidente do CAU/MG.

 

A presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, fez um resgate do processo de construção do encontro, destacando a importância de se realizar a reunião mensal do Fórum de Presidentes dos CAU/UF simultaneamente ao evento. “Todos os CAU/UF estarão pensando juntos os rumos do nosso patrimônio, não só nos núcleos históricos do Sudeste, mas em todas as regiões do Brasil”, disse ela, que também exerce a função de coordenadora do Fórum. “Que estas ruas capistranas nos inspirem e tragam luz pra pensar rumos para o nosso futuro”.

 

Carta de Ouro Preto: Recomendações para política de preservação cultural

O CAU Brasil disponibilizou um documento que sintetiza resoluções do 1º Seminário Nacional de Patrimônio, realizado entre os dias 13 e 16 de julho no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Para acessar o conteúdo na íntegra e fazer o download do arquivo, clique aqui.

 

Cobertura do evento

A seguir estão disponíveis para livre acesso as gravações das duas partes do Seminário Nacional de Patrimônio do CAU, matérias de cada uma das palestras e mesas de debates, além de links para downloads das apresentações exibidas no dia.

 

Gravação completa da 1ª Parte (manhã)

 

Gravação completa da 2ª Parte (manhã)

 

Seminário – Palestras e mesas de debates

Clique nos links abaixo e confira na íntegra como foi cada uma das apresentações pelos(as) palestrantes convidados(as).

Palestra de abertura:
Leonardo Castriota

Mesa 1: Política Nacional
de Arquivos de Arquitetura

Mesa 2: Articulações Institucionais para
defesa do Patrimônio como uma questão urbana

Mesa 3: Estratégia e metodologia
para a preservação

Palestra final:
Günter Behrendt Weimer

Mesa de encerramento:
Considerações finais

 

Reflexões sobre o patrimônio brasileiro

 

CAU/MG e Prefeitura de Ouro Preto firmam parceria em evento de patrimônio

A aproximação do CAU/MG junto à prefeitura resultou na assinatura de um acordo técnico para parceria entre os órgãos.

Saiba mais

Arquitetura e o compromisso de “transformar as velhas formas do viver”

Palestra do professor Nivaldo Andrade foi destaque na terceira noite do Seminário Nacional de Patrimônio de Ouro Preto.

Saiba mais

 

Cobertura por CAU/BR e CAU/MG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo