Tabela de Honorários

tabela de honorários

 

A Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é uma poderosa ferramenta lançada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, que tem o objetivo de calcular os custos de projetos arquitetônicos, paisagísticos e execução de obras. A Tabela pode ser usada por arquitetos e urbanistas e clientes e está acessível por computador, tablet e celular.

São mais de 240 atividades em Arquitetura e Urbanismo contempladas. “Uma tabela única, nacional, torna mais claros para a sociedade o escopo do trabalho de Arquitetura e Urbanismo, bem como a remuneração que é cabida para cada tipo de serviço”, afirma o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

 

Objetivos

  • Balizar as condições justas de contratação;
  • Estabelecer critérios para o cálculo dos valores de remuneração;
  • Fixar e detalhar os serviços cobertos e descobertos;
  • Definir e caracterizar os principais componentes da remuneração;
  • Auxiliar na formalização de propostas e contratos;
  • Orientar aos tomadores/contratantes de serviços quanto aos justos valores a serem cobrados, evitando, ao mesmo tempo, práticas abusivas ou aviltantes de preços.

 

A Tabela de Honorários, dividida em três módulos que abarcam as diferentes atividades que fazem parte das atribuições dos arquitetos e urbanistas, é uma referência única para profissionais de todo o país, um documento fundamental para orientar os contratos recomendados pelo Código de Ética e Disciplina, evitando práticas abusivas ou aviltantes de preços.

 

 

Vídeoaulas e tutoriais

Assista aos tutoriais do CAU/RS sobre a ferramenta e o curso “Quanto vale um projeto? – Aprenda a desvendar a Tabela de Honorários do CAU/BR”. Ministrado pelo arquiteto e urbanista Odilo Almeida Filho, Presidente do CAU/CE (gestão 2015-2017) através dos vídeos abaixo.

 

 

Tabela do CAU é referência

Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) confirma adoção das Tabelas de Honorários de Arquitetura e Urbanismo. Leia mais.

 

Pular para o conteúdo