CAU/MG

CAU/MG promove a arquitetura e urbanismo no Congresso de Municípios

Através do stand “Espaço Rotas” e palestra ministrada pela presidente Edwiges Leal, o Conselho apresentou propostas, benefícios e materiais sobre diversos pontos da profissão aos prefeitos, vereadores e demais participantes do maior evento municipalista de Minas Gerais

 

No Espaço Rotas, prefeitos e vereadores puderam conhecer mais do trabalho do CAU e das possibilidades de cooperação técnica em prol de cidades melhores.

 

No início de junho aconteceu em Belo Horizonte, o 37° Congresso Mineiro de Municípios (CMM), realizado pela Associação Mineira de Municípios. Após dois anos sem ser promovido, devido à pandemia da Covid-19, o maior evento municipalista do Estado de Minas Gerais ocupou o centro convenções Expominas, na capital. Participando pela 3ª vez, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG esteve presente para apresentar possibilidades de parcerias com prefeituras e demais órgãos da sociedade civil, através do Termo de Cooperação Técnica, e promover pautas da arquitetura e urbanismo que estimulam a construção de cidades com uma qualidade de vida social superior, qualificando infraestrutura e habitação.  

Em 2022, a AMM contou com com a parceria do Sebrae Minas para a realização do evento, em um evento que contou com a participação de cerca de oito mil participantes por dia. A intensa programação integrou, simultaneamente, salas técnicas, debates, fóruns, seminários, além da seção Boas Práticas na Gestão Municipal, com a exposição de projetos das gestões públicas mineiras,  culminando em um grande movimento em busca de melhorias para os municípios.

 

Espaço Rotas

Como principal ação do CAU/MG no Congresso da AMM, foi ocupado um espaço, denominado “Espaço Rotas”, para promover as pautas da arquitetura e urbanismo. Durante os dois dias de evento, conselheiros e funcionários apresentaram aos participantes a essencialidade dos arquitetos e urbanistas na construção de cidades com uma qualidade de vida superior, qualificando infraestrutura e habitação. Através da experiência técnica e de materiais informativos, foi evidenciada como a participação desses profissionais no planejamento urbano, na elaboração de Planos Diretores e legislação urbanística, é indispensável para que haja um desenvolvimento equilibrado dos municípios.

Aproveitando a oportunidade da presença de diversos gestores, com destaque para os prefeitos mineiros, o Conselho apresentou as possibilidades e benefícios do Termo de Cooperação Técnica. Através da parceria com as cidades, o CAU/MG pode contribuir com a promoção do desenvolvimento local, regional, inclusivo e sustentável, através de ações integradas com o órgão parceiro. Há também o auxílio com serviços e licitações que envolvam a arquitetura e urbanismo, por meio do intercâmbio de informação e da mútua cooperação técnica.

Um esforço conjunto que há de refletir positivamente em questões estratégicas para o município, como planejamento, infraestrutura, saneamento, patrimônio cultural e habitação Social. Mais informações sobre o trabalho do Conselho por cidades melhores clicando aqui.

 

 

Arquitetura e Urbanismo na Administração Pública

No segundo dia de congresso, a presidente do CAU/MG, Edwiges Leal ministrou a palestra “Arquitetura e Urbanismo na Administração Pública” em uma das salas temáticas do evento. Em sua apresentação, a presidente apresentou o trabalho e ações do Conselho ao público presente, como  as iniciativas voltadas para a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e a Carta Aberta Aos(Às) Candidatos(As) nas Eleições de 2022, com 20 propostas para compor os programas de governo dos candidatos (as) à presidência do Brasil este ano.

Edwiges mostrou como o Conselho atua para que a sociedade acesse a arquitetura e urbanismo e que esse exercício seja desempenhado por profissionais habilitados, através do constante trabalho desenvolvido pela equipe de fiscalização em cima de obras de construção cívil, públicas e privadas, de licitações no Estado, da apuração de denúncias sobre diversos tópicos, dentre outras frentes de ação. “Trabalhamos para que arquitetas e arquitetos estejam em todos os municípios e em todos os cantos de nossas cidades”, diz a presidente.

Também foram apresentadas as novas iniciativas do CAU/MG, como a instauração da Comissão de Equidade e Diversidade, que vem trabalhando com propostas e diagnósticos sobre questões que envolvem equidade e diversidade na arquitetura e urbanismo no Estado de Minas Gerais, os editais de apoio em ATHIS, que incentiva projetos que promovam melhores condições de vida ao qualificar a habitação de populações vulneráveis, e a premiação de boas práticas urbanas,  onde são reconhecidas ações em prol da construção de cidades mais sustentáveis.

 

Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, apresentou em sua palestra a Carta Aberta aos Candidatos às Eleições 2022.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Urbanismo

Participe do Processo de Revisão do Plano Diretor de Uberlândia

CAU/BR

Encontro de balanço do SEI recebe representantes do TRF, Ministério da Fazenda e Confea

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

Pular para o conteúdo