Home » CAU/MG, Eventos, Notícias, Notícias Recentes » CAU/MG realiza Plenária especial no Arquivo Público Mineiro

CAU/MG realiza Plenária especial no Arquivo Público Mineiro

Reunião especial foi realizada em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista

Arquivo Público Mineiro

Arquivo Público Mineiro

Conselheiros Estaduais do CAU/MG

A última Plenária do ano do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), realizada no dia 14, aconteceu na sede do Arquivo Público Mineiro (APM), a mais antiga instituição cultura do estado. A reunião especial marcou o início das comemorações de 15 de dezembro, Dia do Arquiteto e Urbanista, e a escolha do local foi motivada pela forte presença histórica da edificação.

A sede do APM, localizada na Avenida João Pinheiro, 372 no bairro Funcionários, foi construída em 1897 para moradia do então secretário de finanças e, até hoje, guarda os aspectos da arquitetura eclética, com a mistura de estilos e a forte inspiração histórica dos séculos XVIII e XIX. A entidade é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável pela gestão e salvaguarda de documentos do Poder Executivo Estadual. Em suas dependências estão arquivados documentos como manuscritos, fotografias, filmes e livros referentes à Administração Pública de Minas Gerais que remontam ao início do Século XVIII, incluindo obras consideradas raras e preciosas.

A Plenária foi realizada em formato híbrido contando com a presença de Conselheiros liderados pela presidente do Conselho Edwiges Leal e transmitida, também, de forma virtual. Na pauta foram abordados assuntos de interesse dos Arquitetos e Urbanistas mineiros e demais deliberações previstas.

O CAU/MG agradece a gentil recepção de seus conselheiros pelos membros do Arquivo Público Mineiro, em especial sua diretora Luciane Andrade Resende, que abriram suas portas para a realização da Plenária especial e permitiu que a reunião fosse impregnada pela beleza e história da instituição.

 

Clique aqui e conheça o site oficial do Arquivo Público

 

Luciane Andrade Resende, Diretora do Arquivo Público Mineiro (em pé)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *