CAU/MG

Primeira Plenária do CAU/MG elege a presidência da Gestão 2024-2026

Conselho inicia o ano com definições de presidência e comissões, marcando o começo de uma gestão comprometida com a valorização da Arquitetura e Urbanismo no estado

CAU/MG presidência 2024-2026

Realizada nesta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, a 146ª Reunião Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG marcou o início da nova gestão da autarquia. Presidida inicialmente pelo conselheiro estadual Cláudio Mafra, que desempenhou o papel de presidente interino desde o início do ano, a sessão teve como destaque a eleição da nova presidência do Conselho.

 

Presidência

Durante a votação, os conselheiros estaduais presentes elegeram por unanimidade a arquiteta e urbanista Cecília Fraga como a nova presidente do CAU/MG. Cecília, que já atuou como conselheira na terceira gestão do Conselho (2018-2020), expressou o compromisso de conduzir uma gestão colaborativa, atenta às necessidades e propostas de todos os membros do Plenário.

Para a vice-presidência, foi eleita a conselheira Ana Paula Costa Andrade, que integrou a gestão fundadora do Conselho (2012-2014) e a segunda gestão (2015-2017).

 

Cecília Fraga, presidente do CAU/MG, e Ana Paula Costa, vice-presidente.

 

PROPOSTAS

Confira as propostas apresentadas por Cecília Fraga, no ato de sua candidatura à presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais para o triênio de 2024-2026.

 

• Criar uma Comissão Temporária de Apoio Técnico ao Profissional;

• Criar canal de comunicação efetiva da gestão com profissionais e grupos de profissionais para levantamento de demandas;

• Atuar ativamente nos projetos de lei que visam à menor carga tributária sobre profissionais autônomos e empresas de Arquitetura e Urbanismo;

• Criar e desenvolver programas de auxílio e divulgação das modalidades possíveis e caminhos necessários para a abertura e manutenção de empresas de Arquitetura e Urbanismo;

• Buscar parcerias para obtenção de melhores condições de compra de softwares e equipamentos para profissionais e empresas de Arquitetura e Urbanismo;

• Promover cursos para atualização dos profissionais às novas tecnologias e programas exigidos nas licitações públicas, pertinentes aos projetos de Arquitetura e Urbanismo (exemplo: softwares de SIM, orçamentação, coordenação, gestão, dentre outros);

• Dar continuidade ao processo de compra e implementação da nova sede para o CAU/MG, buscando soluções arquitetônicas que demonstrem a funcionalidade e bem-estar que o ambiente projetado podem proporcionar às pessoas, seja através de cessão pública de imóveis, compra ou retrofits;

• Investir em treinamentos para aperfeiçoamento profissional dos funcionários;

• Zelar pelo bom relacionamento no ambiente de trabalho;

• Promover parcerias para implantar programa de apoio à mãe profissional com soluções que auxiliem financeiramente àquelas que reduzirão a sua atividade profissional e consequentemente a renda familiar no período inicial após o parto;

• Criar programas e parcerias com entidades para profissionais autônomos e empresas de Arquitetura e Urbanismo sobre possibilidades e estratégias de previdência, para que os mesmos possam se aposentar, mantendo a qualidade de vida;

• Promover eventos nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo, visando à aproximação dos futuros arquitetos e urbanistas, de forma a capacitá-los para o início da atividade profissional;

• Representar o CAU nas formaturas dos novos profissionais através de seus conselheiros e/ou representantes, visando a apresentar o Conselho e sua função aos mesmos e a valorizar a profissão;

• Manter o plenário e os demais profissionais atualizados da legislação em votação/sanção no Congresso Nacional assim como nos municípios e no Estado de Minas Gerais, que afetem o profissional de Arquitetura e Urbanismo em sua atividade, assim como dos atos promovidos pelo conselho nesse sentido;

• Promover concursos em parceria com as entidades de profissionais e de empresas de Arquitetura e Urbanismo que refletem as diversas demandas da sociedade como habitação de interesse social ou população atingida por desastres geológicos, patrimônio cultural e cidades, junto aos poderes público e privado;

• Promover a publicidade das ações do CAU para os profissionais e sociedade em geral;

• Buscar parcerias com prefeituras do Estado para promoção de atividade profissional regulamentada com emissão de RRT, enquanto são promovidos cursos de atualização profissional em diversas áreas de atuação;

• Promover a divulgação e, quando possível, palestras e cursos sobre atualização de normas técnicas e planos diretores municipais em todo o Estado;

• Propor ao CAU/BR, sempre que possível, opções de descontos de valores de taxas e anuidades que melhor atendam o profissional na realidade do Estado;

• Participar ativamente das discussões nacionais junto ao CAU/BR das questões e demandas inerentes ao exercício da Arquitetura e Urbanismo e por profissionais e pessoas jurídicas.

 

COMISSÕES

Também foram definidas as primeiras composições de Comissões Ordinárias e Especiais do CAU/MG. Confira as formações para o exercício de 2024:

 

Comissão de Ensino e Formação (CEF)

  • Jacques Lazzarotto – Coordenador
  • Ilara Rebeca Duran de Melo – Coordenadora adjunta
  • Anne Caroline Veloso de Almeida
  • Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa

 

Comissão de Ética e Disciplina (CED)

  • Ana Paula Costa Andrade – Coordenadora
  • José Lopes Esteves – Coordenador adjunto
  • Amanda Stephane de Oliveira Rodrigues
  • Eduardo Fajardo Soares
  • Elisabete Cunha de Andrade Paranhos
  • Patrícia Caminha Torres
  • Paulo Roberto Meireles do Nascimento

 

Comissão de Exercício Profissional (CEP)

  • Lucas Lima Leonel – Coordenador
  • Cláudio Mafra Mosqueira – Coordenador adjunto
  • Adriane de Almeida Matthes
  • Danielly Borges Garcia Macedo
  • Felipe Colmanetti Moura
  • Marcondes Nunes de Freitas
  • Sidclei Barbosa

 

Comissão de Organização e Administração (COA)

  • Vera Therezinha de Almeida de Oliveira Santos – Coordenadora
  • Peter Peixoto Cristaldo – Coordenador adjunto
  • Elaine Saraiva Calderari

 

Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi)

  • Dennison Caldeira Rocha – Coordenador
  • Diego Fernando Dias – Coordenador adjunto
  • Mariana Fernandes Teixeira

Uma resposta

  1. Parabéns para a Cecília Fraga! Será uma excelente gestão devido a sua notória competência profissional!

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