Notícias

CAU/MG expressa solidariedade e apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Confira nesta publicação como ajudar os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul através de doações em dinheiro ou itens de necessidade básica

 

chuvas Rio Grande do Sul
Foto: gov.br – Ricardo Stuckert/PR

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG manifesta sua solidariedade às famílias das vítimas assim como os desabrigados pelas recentes chuvas e enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, que colocou a população e as cidades em estado de emergência climática. O Conselho incentiva as doações e ações humanitárias que minimizam o sofrimento dos atingidos e compartilhar nessa publicação contatos locais responsáveis pelo recebimento e distribuição. Interessados em ajudar poderão entregar donativos na sede do CAU/MG, em Belo Horizonte.

Nesse cenário preocupante fica evidente a importância de se instituir políticas públicas eficazes e investimentos em planejamento urbano, para prevenir tragédias naturais desse porte, garantindo a segurança e o bem-estar das comunidades.

Localmente, o CAU/RS, que tem colocado sua infraestrutura e pessoal à disposição do Governo Estadual para auxiliar localmente no que for possível, solicitou autorização ao CAU Brasil a dispensar o recolhimento de taxas de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), referentes a projetos, obras e serviços de Arquitetura e Urbanismo a serem executados em recuperação de danos ocasionados pela catástrofe climatica ocorrida no Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe as notícias:

 

Recebimento de doações na sede do CAU/MG

O CAU Minas Gerais estará disponível como ponto de coleta para doações destinadas ao Rio Grande do Sul, em sua sede, durante o horário de funcionamento, das 09h às 17h. Os itens arrecadados serão entregues aos órgãos já engajados com o envio e distribuição na região afetada, como o Servas e a Defesa Civil.

  • Sede do CAU/MG
    Endereço: Av. Getúlio Vargas, 447 – 9º andar – Funcionários, Belo Horizonte – MG, 30112-020
    Horário: De segunda a sexta, das 09h às 17h
  • O que doar
    Água potável
    (item de maior demanda), lenços umedecidos e cobertores

 

Como você pode ajudar o Rio Grande do Sul

 

Servas e Defesa Civil de Minas Gerais

O Serviço Social Autônomo (Servas) – e a Defesa Civil de Minas Gerais estão arrecadando doações destinadas às comunidades no Rio Grande do Sul. O programa receberá produtos como água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Estes são alguns dos itens essenciais que estão sendo solicitados. Para facilitar doação de quem deseja ajudar na capital mineira, há um ponto de coleta na sede do órgão, que está disponível para receber doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além deles, também podem ser feitas contribuições em dinheiro ao Programa de Proteção Emergencial do Servas, por meio de transferência via PIX

  • Ponto de coleta – Sede do Servas: Av. Cristóvão Colombo, 683, Funcionários, Belo Horizonte/MG
  • Chave PIX: ppe@servas.org.br

 

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio do programa Assembleia Solidária, apoia a campanha SOS Rio Grande do Sul. A ajuda pode ser feita por meio de Pix para socorrer os atingidos pelas enchentes e alagamentos no Estado.

  • Chave Pix (CNPJ, Banco Banrisul): 92.958.800/0001-38

 

PUC Minas

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais está recebendo em todas as suas unidades alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados em bom estado de conservação, cobertores e água mineral.

Os donativos recolhidos pela Universidade serão destinados a entidades como Correios, Cruz Vermelha de Minas Gerais e Serviço Social Autônomo (Servas), que enviarão as doações ao Rio Grande do Sul.

  • PUC Barreiro – Centro de Espiritualidade Jesus Redentor – Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200 – Barreiro, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 17h às 20h
  • PUC Betim – Centro de Espiritualidade Jesus Misericordioso – Rua do Rosário, 1.081 – Angola, Betim – MG – segunda, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h; terça-feira, das 8h às 22h; quarta-feira, das 12h às 22h
  • PUC Contagem – Centro de Espiritualidade Jesus Operário – Rua Rio Comprido – Cinco, Contagem – MG – de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 17h às 22h
  • PUC Coração Eucarístico – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida – Rua Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
  • PUC Praça da Liberdade – Sala da Pastoral Universitária – Rua Cláudio Manoel, 1.185 – Savassi, Belo Horizonte – MG (Prédio PIC) – de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30
  • PUC São Gabriel – Centro de Espiritualidade Jesus Mestre – Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h

 

Aeroporto de Confins

Três pontos de coleta instalados no BH Airport já estão recebendo doações destinadas às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A população que mora nas cidades no entorno do aeroporto, passageiros e colaboradores que vão circular pelo terminal nos próximos dias e outros interessados em ajudar poderão levar suas contribuições.

Os donativos recebidos até sexta-feira (10) são: alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de higiene pessoal, roupas, ração para gato e cachorro, cobertores, travesseiros, brinquedos, fraldas, roupas íntimas e absorventes.

Por conta das restrições do transporte aéreo não serão recebidos produtos de limpeza que contenham alvejantes ou que sejam corrosivos; produtos inflamáveis como álcool 70%; óleo de cozinha; botijão de gás; lamparina e velas.

Local dos pontos de coleta:

  • Próximo aos check-ins 1, da Azul;
  • Ao lado do guichê de informações na entrada do saguão do aeroporto
  • No canal de inspeção, na sala de embarque doméstico.

 

Aeroporto da Pampulha

O Aeroporto da Pampulha também já está recebendo alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados às pessoas desabrigadas e desalojadas. Quem deseja ajudar pode colocar as doações no posto de coleta instalado e identificado no terminal de passageiros.

 

Azul

A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil. Segundo a Assistência Social da Prefeitura de Porto Alegre, os itens mais necessários para doação são alimentos não perecíveis e cestas básicas, itens de higiene pessoal – como pasta e escovas de dentes –, roupas de cama e banho e água mineral.

Os materiais coletados serão transportados diretamente para o Rio Grande do Sul por aeronaves da Azul.

 

Movimento União BR

O Movimento União BR, organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil, está atuando no Rio Grande do Sul, desde que a região foi afetada pelas fortes chuvas, em setembro de 2023.

O grupo Latam Airlines, em conjunto com o movimento, é uma das empresas que criou uma campanha de arrecadação para a região. A parceria visa dar apoio logístico para as doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene e limpeza. As empresas interessadas em doar podem entrar em contato com o movimento União BR

 

Latam e CVC

Em paralelo, a Latam também vai coletar doações voluntárias de seus funcionários em todos os escritórios e 52 aeroportos no Brasil. Realizando também o transporte das doações com o chamado ‘Avião Solidário’, a empresa participa de uma campanha junto à CVC na qual pessoas podem levar suas doações diretamente às mais de 1 mil lojas da operadora no Brasil.

A arrecadação ocorre entre 6 e 12 de maio, e parte das doações será transportada pela Latam ao Governo do Rio Grande do Sul em seguida.

 

MAIS SOBRE: Notícias CAU/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG reúne-se com CET/MG em busca da inclusão de arquitetos em nova portaria de vistorias do DETRAN

Notícias

Atendimento presencial reduzido na sede de 15 a 29/05

Atendimento

CAU/MG aprimora atendimento telefônico com linha única e novo sistema

Pular para o conteúdo