Entidades

Odilo Almeida é o novo presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil

Eleição para o mandato 2023-2026 ocorreu durante a 176ª Reunião do Conselho Superior do IAB, em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) tem um novo presidente nacional para o mandato de 2023 a 2026. O arquiteto e urbanista, Odilo Almeida, foi eleito no dia 21 de outubro durante a 176ª Reunião do Conselho Superior do IAB, realizada no Memorial Darcy Ribeiro, na capital do país, Brasília.

Odilo Almeida

Como já é tradição na entidade, a sede da Direção Nacional é acolhida pelo estado do presidente eleito. Almeida representa o departamento do IAB no Estado do Ceará (CE). Ele já foi presidente do IAB/CE, vice-presidente nacional do IAB (Nordeste), presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) e Secretário Geral do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).

A cerimônia de posse contou com a presença dos presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (FENEA).

De acordo com Odilo Almeida, é compromisso da nova direção nacional do IAB unificar as lutas de arquitetas (os) e urbanistas em defesa da categoria e do fortalecimento da profissão como instrumento de aprimoramento das condições de vida do povo brasileiro e do desenvolvimento do país, que é diretriz baseada no Estatuto da Instituição.

No programa apresentado da nova gestão, os princípios norteadores que se destacam são: compromisso com os interesses da categoria; independência política da instituição; compromisso com os interesses da maioria da população; defesa do Estado Democrático Direito e da participação social no enfrentamento dos grandes desafios urbanos nacionais; além da sustentabilidade financeira e administrativa do IAB, fortalecimento da democracia interna e consolidação da  integração com os arquitetos das Américas, dos países de língua portuguesa e do mundo através da participação do IAB na União Internacional de Arquitetos- UIA.

“Estamos num cenário brasileiro propício a avanços nas lutas históricas da categoria e da sociedade. Nesse novo ciclo, o IAB terá a oportunidade de consolidar o seu legado e realizar novas conquistas embasadas nos princípios que norteiam sua prática centenária. Para isso, a instituição buscará consolidar a sua representatividade perante a categoria dos(as) arquitetos(as) e perante a sociedade civil brasileira, identificando melhor seus interlocutores e atualizando suas estratégias de organização e de luta”, destaca Odilo Almeida.

 

Sobre o IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil é uma das mais antigas instituições do país, com 102 anos de fundação. Durante esse período, o IAB vem aliando as lutas em defesa da profissão a contribuições sobre importantes pautas nacionais e internacionais. Muitas dessas propostas, nascidas no IAB, transformaram-se em leis e em políticas públicas em diferentes áreas como arquitetura, urbanismo, infraestrutura, habitação, cultura, patrimônio histórico, meio ambiente e governança.

 

Confira os demais integrantes da diretoria:

Vice-Presidente, Renata Sachs, IAB-Sergipe;
Secretária Geral, Izabela Lima, IAB-Ceará;
Diretor Administrativo e Financeiro, Antônio Custódio Neto, IAB-Ceará;
Diretor Cultural, Pedro Rossi, IAB Paraíba;
Vice-Presidente de Relações Institucionais, Raquel Contier, IAB São Paulo;
Vice-Presidente de Ações Afirmativas, Raquel Freire, IAB Distrito Federal;
Vice-Presidente da Região Centro-Oeste, Olinda Meneghini, IAB Mato Grosso do Sul;
Vice-Presidente da Região Nordeste, Roberto Ghione, IAB Pernambuco;
Vice-Presidente da Região Norte, Marcos Cereto, IAB Amazonas;
Vice-Presidente da Região Sudeste, Marcela Abla, IAB Rio de Janeiro;
Vice-Presidente da Região Sul, Natan Arend, IAB Rio Grande do Sul.

 

Saiba mais sobre o Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse: www.iab.org.br

 

Fonte: IAB-BR

MAIS SOBRE: Entidades Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Nota CAU/MG: Intervenções na Pampulha referentes ao Campeonato de Stock Car

CAU/MG

1º Fórum de Presidentes do CAU de 2024 elege CAU/MG para Coordenação Adjunta

CAU/MG

Anuidade 2024: Últimos dias para desconto de 10% em pagamentos à vista

Pular para o conteúdo