Notícias

III Fórum Internacional do CAU: Conexões entre países de língua portuguesa

III Fórum Internacional CAU

 

Aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) o III Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil, com o tema “Desafios Atuais do Território”. Com a presença de membros dos Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), o foco do evento foi de estreitar laços com países de língua portuguesa, fortalecendo a posição global da Arquitetura Brasileira e promovendo a cooperação e solidariedade entre profissionais.

Na abertura do III Fórum Internacional, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, destacou avanços significativos desde a primeira edição no evento, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). “Demos um primeiro grande passo no UIA2021RIO, ali começamos a nos conectar globalmente”, disse.

Com o sucesso dos esforços pela mobilidade internacional dos(as) arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as), evidenciado pelo reconhecimento de diplomas brasileiros em Portugal, agora o CAU Brasil se volta para fortalecer laços com outros países de língua portuguesa. “Com isso, estamos cumprindo a missão de melhorar a vida dos arquitetos brasileiros e a qualidade vida no nosso país.”

O arquiteto português José Manuel Pedreirinho, vice-presidente do CIALP, enfatizou a presença global dos arquitetos de língua portuguesa. “Arquitetos de língua portuguesa estão espalhados pelo mundo. Nossas diferenças são muito saudáveis, e nos ajudam a criar novas coisas em comum”, afirmou.

O coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil, Jeferson Navolar, ressaltou a importância dos debates e a assinatura de acordos de cooperação para atualizar a tecnologia de mobilidade profissional. “Nossa meta é ter acordos com todos os países que integram a comunidade de língua portuguesa”, disse.

 

Pesidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, com o presidente da Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde, Job Amado Varela, e o representante da Ordem dos Arquitetos de Angola, Victor Leonel.

 

O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, destacou o sucesso do I Encontro sem Fronteiras em Foz do Iguaçu, consolidando o trabalho conjunto entre o CAU Brasil e o CAU/PR. Como coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, Edwiges Leal, presidente do CAU/MG, evidenciou a importância dos diálogos internacionais, promovendo o conhecimento do território e impulsionando a mobilidade internacional.

 

 

O novo presidente do IAB, Odilo Almeida, destacou a complexidade continental do Brasil e o fortalecimento das entidades estaduais e CAU/UF. “Queremos promover mais ações de integração internacional para fazer frente aos desafios do século XXI”, afirmou.

Fonte: CAU/BR

 

Mais do III Fórum Internacional do CAU

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Nota CAU/MG: Intervenções na Pampulha referentes ao Campeonato de Stock Car

CAU/MG

1º Fórum de Presidentes do CAU de 2024 elege CAU/MG para Coordenação Adjunta

CAU/MG

Anuidade 2024: Últimos dias para desconto de 10% em pagamentos à vista

Pular para o conteúdo