Home » Notícias » Destaques, Entidades, Eventos, Notícias, ONU - ODS, Sustentabilidade » COP26 – Desenvolvimento e impacto social

COP26 – Desenvolvimento e impacto social

Maior evento climático do mundo reuniu líderes de quase 200 países para debater ações decisivas em relação ao futuro do planeta

Em novembro aconteceu a COP26 – 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, onde, anualmente, lideranças de cerca de 200 países se reúnem para discutir e mobilizar ações que buscam reduzir a emissão e, consequentemente, os impactos dos gases na atmosfera, como o aquecimento global.

Este ano, a Escócia recebeu os chefes de Estado e após falas assertivas e constatações sobre as ações anteriores, os países entraram em um acordo para definir os prazos de cumprimento dos seus compromissos com o clima, justamente porque o planeta está enfrentando um aumento significativo em sua temperatura neste século.

Dentre os principais resultados da Conferência, está o compromisso de boa parte dos países participantes, inclusive o Brasil, de limitar o aquecimento global em 1,5°C e reduzir a emissão de dióxido de carbono em 45% até 2030 e a redução gradual da utilização de combustíveis fósseis.

Um dos diferenciais desta edição da COP26, apontado por especialistas presentes no evento, é o fato de que grande parte das discussões contemplaram os impactos produzidos pelo crescimento das cidades na vida das pessoas, o que exige a implantação de medidas para tornar sustentável o desenvolvimento. A necessidade de projetos que tenham como base a melhoria da qualidade de vida da população e a redução das desigualdades é uma das grandes oportunidades de melhorias dos países envolvidos nas discussões.

Os resultados dos debates e dos compromissos assinados pelos governantes terá impacto direto na forma como as nações vão tratar seu ecossistema e abre espaço para que iniciativas possam ser ofertadas e implantadas.

Mais informações sobre a COP26 podem ser acessadas no portal da ONU Brasil através do link abaixo.

Guia para a COP26

 

Build Better Now

Destaque na COP26, o pavilhão virtual apresentou 17 construções consideradas as mais sustentáveis do mundo. A mostra é administrada pelo UK Green Building Council (UKGBC) que conta com o apoio de 100 organizações parceiras da indústria da construção para demonstrar oportunidades de lidar com os impactos dos ambientes construídos. Dentre os projetos apresentados está o Instituto Favela da Paz, de São Paulo.

A mostra está ativa e pode ser visitada em https://buildbetternow.co/exhibition

 

Boas Práticas Urbanas

Acompanhando as discussões levantadas na Conferência e o que é percebido nas cidades, sabe-se que boa parte do impacto ambiental pela emissão de gases nas cidades é causado por hábitos não sustentáveis. Nesse sentido, o CAU/MG, na iniciativa de valorizar projetos e obras que visam políticas ambientais e sociais, promove o Prêmio Boas Práticas Urbanas.

Divididos em três categorias – ambiental, saneamento e social, serão selecionados até nove trabalhos que tenham promovido a harmonia ambiental e urbana nas cidades.

 

cop26

 

O prêmio final é de R$10.000,00 para cada categoria, a serem divididos por até três trabalhos selecionados em cada. 

As inscrições para participar da premiação estão abertas até o dia 03 de dezembro e são realizadas pelo site: www.caumg.gov.br/boas-praticas-urbanas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *