Arquitetura

88mil participantes: UIA2021RIO, o maior evento de Arquitetura da história

O Brasil foi o país com maior público em evento de arquitetura, tendo aproximadamente 39.000 participantes presentes no UIA2021RIO

A União Internacional de Arquitetos (UIA) divulgou o balanço final do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Promovido de forma virtual – devido à pandemia de covid-19 – o evento bateu todos os recordes de público, tornando-se o maior evento de Arquitetura da História. Mais de 88.000 arquitetos de 188 países participaram das discussões sobre o futuro das cidades, em cinco meses de atividades.

 

Confira o Apresentação Final do UIA2021RIO

 

O UIA2021RIO foi organizado a partir do Rio de Janeiro, cidade que recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco. Em mais de 500 horas de conteúdo em vídeo, foram apresentados 540 palestrantes e 380 trabalhos acadêmicos. Tudo isso aliado às tradicionais feiras de negócios e de materiais, aos concursos e prêmios de Arquitetuta e aos eventos de networking.

O Brasil foi o país com mais arquitetos e urbanistas presentes no UIA2021RIO, com 39.000 participantes. Foi um público maior que de todo o resto da América do Sul, representada por mais de 22.000 profissionais. Houve ainda grande participação dos arquitetos da Ásia e da África, com 11.000 e 5.000 participantes, respectivamente. Da Europa, América do Norte e Oceania, inscreveram-se mais de 10.000 arquitetos.

Do dia 18 ao dia 22 de julho, nomes como Eduardo Souto de Moura (Portugal), Francis Kéré (Burkina Faso), Marina Tabassum (Bangladesh), Carla Juaçaba (Brasil), Elizabeth de Portzamparc
(Brasil/França), Carme Pigem e Rafael Aranda (Espanha), Zhang Li (China), Stefano Boeri (Itália), Tatiana Bilbao (México), Solano Benítez (Paraguai), Anna Heringer (Alemanha) e Kengo Kuma (Japão) cativaram o público com debates sobre a construção de cidades mais justas, sustentáveis, resilientes, inclusivas e integradas.

Durante a programação principal, todo o conteúdo foi disponibilizado com tradução simultânea para cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e mandarim). Além das palestras com os keynote speakers, foram transmitidas mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividades culturais em sete palcos diferentes.

 

maior evento de aquitetura
27º Congresso Mundial de Arquitetos foi o maior evento de arquitetura e da história dos eventos da UIA

 

TODOS OS MUNDOS, UM SÓ MUNDO

A participação de estudantes, profissionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil de 188 países ressaltou a relevância do tema do UIA2021RIO: “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Pessoas de todos os continentes se reuniram para refletir acerca de temas comuns aos grandes centros urbanos, como desenvolvimento sustentável, saúde pública, infraestrutura e eficiência energética, mobilidade urbana, patrimônio e cultura, e habitação social.

Na América do Sul, os três países com mais participação, além do Brasil (38.948 pessoas), foram a Argentina (4.495), o Peru (4.397) e a Colômbia (4.375). Já na América Central e na América do Norte, os destaques foram o México (4.313), a República Dominicana (752) e a Guatemala (690).

Na Europa, o maior número de congressistas estava em Portugal (408), na Turquia (246) e na Espanha (193). No continente africano, a Nigéria liderou a participação, com 1.056 congressistas, seguida pela Angola (437) e pelo Quênia (421).

Por fim, na Ásia, os três países com o maior número de pessoas acompanhando o UIA2021RIO foram a Índia (4.185), as Filipinas (2.403) e o Paquistão (1.089). Na Oceania, foram 47 pessoas na Austrália e 39 em Fiji.

 

EVENTO VIRTUAL

Nos anos que precederam o UIA2021RIO, os organizadores estimavam um público de 15.000 a 20.000 arquitetos presentes no Rio de Janeiro. Porém, com o surgimento da pandemia de covid-19, o evento teve que ser adiado em um ano e adaptado para um formato 100% virtual. Isso trouxe uma série de desafios para os organizadores, mas também um alcance muito maior entre os profissionais de todo o mundo.

Um dos eventos com previsão de acontecer em um auditório com 1.000 lugares arregimentou mais de 10.000 espectadores nas plataformas virtuais. As semanas gratuitas, com programação aberta acontecendo entre maio e junho, alcançou mais de 90.000 visualizações. No total, foram 122 eventos, sendo 6O rodas de conversa, 30 mesas-redondas, 20 palestras principais e 12 grandes debates. Os principais temas abordados por arquitetos de todo mundo durante o UIA2021RIO foram os seguintes:

  • Cidades inteligentes e inteligência artificial
  • Desenvolvimento sustentável
  • Saneamento e uso de água
  • Infraestrutura e eficiência energética
  • Mobilidade urbana
  • Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social
  • Materiais, processos e tecnologias
  • Patrimônio e cultura
  • Assentamentos humanos
  • Saúde urbana

 

 

Próxima edição

Agora, a União Internacional de Arquitetos volta-se ao próximo Congresso Mundial, a ser realizado em 2023 na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. Com o tema “Futuros Sustentáveis – sem deixar ninguém para trás”, o evento vai debater a Arquitetura como ferramenta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas para 2030.

Veja aqui o site oficial do UIA2023CPH

 

Fonte: CAU/BR e UIA2021RIO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

Pular para o conteúdo