Arquitetura

CAU/MG apresenta oportunidades no 38º Congresso da AMM

Presença do Conselho possibilitou uma maior aproximação junto aos gestores mineiros, para compartilhar as contribuições que a Arquitetura e Urbanismo podem trazer para as cidades

 

38º Congresso da AMM
O CAU/MG esteve presente na abertura do congresso, representado pelo vice-presidente, Ademir Nogueira

 

Nos dias 09 e 10 de maio, ocorreu em Belo Horizonte a 38ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, o maior evento municipalista estadual do Brasil, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) marcou presença mais uma vez, apresentando as questões pertinentes à Arquitetura e Urbanismo e seu papel no desenvolvimento urbano sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população de Minas Gerais.

Com mais de 8 mil participantes, o congresso contou com a presença de entidades empresariais de diversos setores, como tecnologia, serviços públicos e privados, transporte, alimentos e desenvolvimento social, entre outros. O tema deste ano abordou a “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”.

 

Compartilhando recursos e experiências

A participação do CAU/MG no congresso foi destacada no Espaço Rotas, um estande montado com a van utilizada nas atividades institucionais e fiscalizatórias do Conselho em todo o estado. A presidente Edwiges Leal, juntamente com os conselheiros estaduais Ademir Nogueira, Sérgio Ayres, Fábio Almeida, Emmanuele de Assis, Michela Perigolo, Rose Guedes, Lucas Leonel, o conselheiro federal Eduardo Fajardo e a equipe de apoio estiveram presentes e atuantes, abordando prefeitos, vereadores e outros gestores durante o evento.

Durante os dois dias do evento, foram distribuídos diversos informativos abrangendo temas como planejamento urbano e habitação social. Um destaque especial foi dado ao material que explora as oportunidades de aprimoramento trazidas pela Arquitetura e Urbanismo em várias áreas, nas quais o CAU pode desempenhar um papel significativo. Tais como:

 

  • Habitação e saúde
    Construção e reforma de moradias da população com até 3 salários mínimos, impactando diretamente no déficit habitacional qualitativo dos municípios

  • Planejamento territorial e ambiental
    Prevenção de desastres em áreas de risco, em parceria om a Defesa Civil, além de auxiliar na implementação ou revisão da legislação municipal que trata de parâmetros urbanísticos e ambientais

  • Mobilidade urbana
    Estratégias para que os deslocamentos de pessoas e cargas aconteçam de maneira segura e saudável, tornando as cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis

  • Cultura, turismo e patrimônio
    Soluções para a preservação e promoção do patrimônio material e imaterial da cidade

  • Educação
    Educação continuada para construir uma consciência urbana e ambiental no ensino fundamental

 

Os prefeitos também foram informados sobre as parcerias entre o CAU/MG e os municípios, por meio dos Termos de Cooperação Técnica. Essa iniciativa faz parte da campanha “Cidades Melhores”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano ordenado e a gestão de qualidade em todo o estado de Minas Gerais.

Clique no link abaixo para ficar por dentro dessa ação, compartilhe em sua região, com colegas e gestores locais.

Saiba mais sobre as parcerias com o CAU/MG

 

Arquitetura social e os editais de apoio do CAU/MG

Além das atividades desempenhas na área de exposição, o Conselho também integrou a intensa agenda de palestras que aconteceram paralelamente à programação. Com a palestra “A ATHIS e as oportunidades para a gestão pública”, a presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, apresentou aos participantes os Chamamentos Públicos de Apoio do CAU/MG, que fomentam, há mais de cinco anos, diversos projetos em campos como a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o Patrimônio Cultural. 

Fabrício Zanoli (EmCasa Juiz de Fora) e Edwiges Leal (CAU/MG).

Para complementar a fala da presidente, foi convidado o arquiteto e urbanista Fabrício Zanoli, Especialista em ATHIS Direito a Cidade pela UFBA e representante da Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva – EmCasa, responsável pelo projeto de implementação do Programa ATHIS no município de Juiz de Fora. Projeto esse contemplado no Edital de ATHIS “Casa saudável, moradia digna” do CAU/MG em 2021.

Fabrício apresentou as experiências do projeto e o trabalho desempenhado no município quanto à execução da Política Habitacional de Interesse Social Municipal, para população de baixa renda e de mercado popular, elencando as diversas formas de atuação, como a coordenação e executação das ações de regularização fundiária, de reassentamento de famílias que ocupam habitações inadequadas, desenvolvimento comunitário, e mais.

Os(as) agentes municipais presentes também puderam conhecer mais sobre a autarquia, sobre as diligências sobre licitações que envolvam serviços de Arquitetura e Urbanismo, o trabalho desempenhado no campo da regulamentação da profissão, as aproximações institucionais e parcerias com órgãos municipais e estaduais, dentre outras frentes de ação que visam a construção de cidades melhores e a gestão eficiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Notícias

CAU/MG expressa solidariedade e apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Notícias

CAU/MG recebe grupo de arquitetos para tratar de indício de irregularidade no Concurso da PBH

CAU/BR

Mudança temporária nos canais de atendimento do CAU/BR

Pular para o conteúdo