Arquitetura

CAU/MG participa do 35º Congresso Mineiro de Municípios

Com palestras e stand, Conselho reforçou a importância do arquiteto e urbanista na construção de cidades com qualidade

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, esteve presente no 35º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 19 e 20 de junho de 2018, em Belo Horizonte. No evento, realizado pela Associação Mineira de Municípios – AMM e sediado no Estádio Mineirão, apresentamos para prefeitos, vereadores, agentes públicos, entidades de classe, sociedade civil, dentre outros, o trabalho do Conselho e a importância do arquiteto e urbanista nas questões municipalistas, com destaque para o planejamento urbano.

congresso da amm
Danilo Batista, presidente do CAU/MG, participou da mesa de abertura com gestores estaduais e municipais, além de representantes de outras entidades.

Com o tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, o Congresso salientou a necessidade da gestão municipal para a sociedade, apresentou ferramentas e serviços que podem ser benéficos para a administração das cidades, além de disponibilizar salas técnicas onde foram promovidos palestras, fóruns, debates e seminários. O CAU/MG realizou dois painéis na Sala Dinamarca, onde foram abordados a importância do arquiteto e urbanista no planejamento urbano e na construção de cidades inclusivas e de qualidade.

congresso da amm
Coordenadores do CAU/MG também marcaram presença: Marília Palhares (CED), Iracema Bhering (CPUA), Paulo Henrique (CPFi), Danilo Batista, Rita Lopes (COA) e Edwiges Leal (CEP).

 

O arquiteto e urbanista e o planejamento

A primeira palestra do dia 19 foi proferida pela Coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA do CAU/MG, arq. urb. Iracema Bhering. A conselheira expôs aos presentes como o trabalho, a presença e contribuições dos arquitetos e urbanistas no processo de planejamento urbano garante municípios inclusivos. Enaltecendo a importância do planejamento, a médio e a longo prazo, a fim de evitar contratempos e atentar-se para oportunidades e potencialidades de uma cidade.

Mesmo em tempos de imediatismos e adversidades no setor público, não se pode colocar o planejamento em segundo plano. De acordo com Iracema, “a solução das cidades (e municípios) não pode se centrar em soluções de problemas desconexos, individuais, mas tem de ser construído um sentido maior para os lugares”.

Clique aqui e baixe a apresentação na íntegra.

O arquiteto e urbanista e a cidade

congresso da amm

Em seguida, foi a vez da Coordenadora da Comissão de Exercício Profissional – CEP do CAU/MG, arq. urb. Edwiges Leal. Após uma breve explanação sobre o Conselho e suas frentes de atuação, a conselheira tratou do ponto central de sua palestra, que é a importância do arquiteto e urbanista na construção das cidades de qualidade.

Para Edwiges, os arquitetos e urbanistas são profissionais generalistas, uma vez que respeitam os demais saberes, coordenando e envolvendo-se em discussões de interesse prioritário da sociedade. “Se todas as prefeituras tivessem o arquiteto, como tem profissionais de outras áreas da administração, as cidades estariam melhores e as prefeituras não estariam perdendo recursos por falta de capacitação para o planejamento urbano”, diz a conselheira.

Clique aqui e baixe a apresentação na íntegra.

 

Projeto Rotas estaciona no Congresso

congresso da amm

A van do CAU/MG, uma das principais ferramentas utilizadas pela nova gestão em seu esforço de interiorização através do Projeto Rotas, ocupou um dos espaços para stands no evento. No local, conselheiros e colaboradores do CAU/MG deram esclarecimentos sobre o CAU, acerca de ações institucionais e de fiscalização, e distribuíram materiais informativos que tratam, dentre outros tópicos, do papel que o profissional arquiteto e urbanista pode desempenhar na administração pública municipal, garantindo qualidade de vida aos cidadãos. Foi reafirmada a ação do CAU de promover arquitetura e urbanismo para todos.

Dentre os impressos que foram distribuídos nos dois dias de Congresso, destacam-se:

  • Carta aberta aos prefeitos e vereadores: adaptada do ofício produzido pelo CAU/BR no início das eleições de 2016, a peça tem por objetivo defender o planejamento e a gestão metropolitana que inclui as bases para a formulação ou aperfeiçoamento de programas de governo integrados à visão de um planejamento urbanístico de longo prazo.
    DOWNLOAD
  • 10 medidas pela qualidade das cidades: material complementar à Carta Aberta, esse folder elenca proposta por cidades melhores em apoio à Nova Agenda Urbana da ONU. O objetivo de sua criação foi conscientizar os gestores públicos eleitos em 2016 a importância da Arquitetura e do Urbanismo.
    DOWNLOAD

 

A extensão de Minas e o desafio do CAU

Para o presidente do CAU/MG, arq. urb. Danilo Batista, a participação do Conselho no 35o Congresso Mineiro de Municípios foi muito importante. Segundo o Danilo, “o estado de Minas Gerais é a unidade federativa com maior número de municípios no Brasil: 853. Chegar a cada uma dessas cidades é um desafio. O Conselho está trabalhando nesse sentido”.

Nesses dois dias de eventos, houve a oportunidade de explicar o papel do CAU/MG, enfatizando o seu papel principal de trabalhar em defesa da sociedade e dos profissionais, garantindo o exercício da Arquitetura e Urbanismo exclusivamente para os profissionais com plena formação e registro. “O papel do arquiteto e urbanista no espaço urbano é primordial, garantindo cidades mais justas e sustentáveis”, completa o presidente.

 

Galeria de fotos do CAU/MG no Congresso da AMM

CAU/MG no 35º Congresso Mineiro de Municípios

0 resposta

  1. Muito bom o Congresso. Não quero ser imprudente mas já tentei uma resposta do CAU/MG várias vezes a respeito de um livro que escrevi sobre arquitetura “ARQUITETURA – Como ser um arquiteto” que contem 173 páginas e retrata minha vida profissional de formado a 50 anos pela UFMG como Engenheiro Arquiteto e como professor Universitário 22 anos. O livro é didático e não é uma Biografia minha mas uma orientação para jovens e estudantes de Arquitetura , como seguir um caminho para ser um arquiteto vitorioso como fui. São 35 capítulos com leitura fácil e aborda tudo que um arquiteto deve aprender para seguir sua carreira . Mas estou sem condições financeiras de publicar o mesmo pois preciso de 1.000 volumes no mínimo só que o CAU não se importou em me dar nenhuma resposta a respeito “haja vista” que já tentei uma resposta várias vezes. Será porque sou do Interior da cidade de Varginha e arquiteto do interior tem menos valor que os das grandes cidades e capitais? Gostaria de pelo menos uma satisfação do CAU se interessa ou não. Está será sem dúvida a última vez que entro em contato . Obrigado

    1. Caro Gilberto, bom dia.
      Respondemos seu comentário na matéria deste link, no dia 04/06/18, sobre o Edital de Patrocínio do CAU/MG que ia abrir. Aonde concedemos para os projetos contemplados um suporte financeiro que auxiliará com parte dos custos de produção do trabalho proposto. Essa é a única maneira de um órgão como o CAU apoiar trabalhos como o que o senhor propõe.
      No segundo semestre provavelmente abriremos a segunda edição, portanto, fique atento aos nossos canais para que fique sabendo quando acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo