Arquitetura

CAU Brasil lança Portal ATHIS. Conteúdo será permanentemente atualizado

Site dá sequência às ações da Campanha Mais Arquitetos em defesa de moradia digna para todos

Em continuidade às ações da Campanha Mais Arquitetos, promovidas de abril a julho de 2021, o CAU Brasil estreou em dezembro o Portal ATHIS.  O endereço você confere abaixo, que substitui o hotsite lançado em abril.

 

www.caubr.gov.br/moradiadigna

 

O portal passa a concentrar todo material produzido pelo CAU Brasil e pelos CAU UFs sobre a implementação da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008) com informações sobre ações próprias e de outras instituições e do Poder Público em defesa de moradia digna para todos. O conteúdo será atualizado permanentemente.

Por meio dele, o CAU Brasil apresenta a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e promove a Lei Federal 11.888/08 como política pública estratégica para enfrentar o déficit habitacional no país, que tem mais de 25 milhões de pessoas vivendo em moradias precárias, segundo a Fundação João Pinheiro.

Portal ATHIs

O Portal ATHIS também atende a uma importante demanda profissional pela formação profissional para atuar neste mercado. Pesquisa do Instituto DataFolha, realizada em 2019 em parceria com o CAU Brasíl,  para delinear o perfil de quem exerce a arquitetura e urbanismo no país,  revelou que 18% dos profissionais e das empresas entrevistados já realizaram serviços de Habitação de Interesse Social. Na pesquisa, a arquitetura social também foi apontada como um dos temas que deve ser prioridadade para o CAU em prol da sociedade e da Arquitetura e Urbanismo, junto com a valorização profissional, a gestão urbana, fiscalização e acessibilidade. Saiba mais

Com a pandemia da Covid-19 nas cidades e nos territórios vulneráveis, ficou evidente como o equacionamento da questão da Habitação Social é fundamental para a Saúde Pública. A Assistência Técnica exercida por arquitetos e urbanistas é condição essencial para a construção de residências e cidades saudáveis e seguras.

No primeiro semestre de 2021, a campanha promoveu uma ampla divulgação da Lei nº 11.888/08 junto à população e ao poder público, difundiu experiências exitosas em todo país e lançou o Manifesto em defesa de Moradia Digna para todos – Um projeto para o CAU e para o Brasil durante o Congresso Mundial UIA2021RIO.

A primeira fase da campanha incluiu uma intensa programação on-line, como a série de lives “Moradia digna é uma questão de saúde pública”, que chegou a mais de 8 milhões de pessoas. Em celebração pelo Dia Nacional da Habitação (21 de agosto), a campanha promoveu a Semana da Habitação, uma realização conjunta das comissões de Política Profissional e de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil. Tudo isto agora faz pare do Portal ATHIS.

Os vídeos mostram casos reais de êxito de implementação da ATHIS e, em breve, a eles serão agregados outros, mostrando projetos contemplados no recém lançado Edital do CAU Brasil para promoção da Assistência Técnica no país.

Outro conteúdo do portal é o mapa ATHIS, mostrando quais são os municípios brasileiros que já implementaram a lei. Importante destacar ainda a seção “Como tornar realidade”, reunindo kits com informações para cidadãos, arquitetos e Poder Público. O curso on line de capacitação em ATHIS em realização pelo CAU/SC faz parte desta seção.

O portal permite ainda acesso direito ao documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”, audiovisual realizado pelo CAU Brasil para visibilizar a história de pessoas que vivem sem segurança fundiária e infraestrutura sanitária em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. O filme também é uma ferramenta para promoção da ATHIS nos municípios e apresenta possibilidades de transformação desse quadro, a partir do reconhecimento do papel do arquiteto e urbanista e da valorização de seus conhecimentos e habilidades.

Com o Portal Moradia Digna, o CAU Brasil consolida seu programa permanente por habitação segura e saudável para todos/as os/as brasileiros, pauta que vem mobilizando os/as arquitetos e urbanistas desde 2015, quando o sistema CAU definiu a destinação de 2% da sua receita bruta para fomentar ações de ATHIS. Como resultado, os CAU/UF também empreendem movimentos relevantes para colocar a pauta em um novo patamar de compreensão pela sociedade.

Seja parte deste esforço nacional por moradia digna no Brasil!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo