CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

 

“A Comunicação foi eleita pela nova gestão do CAU/BR como tema prioritário para 2024”, salientou a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, ao abrir nesta segunda-feira (09), em Brasília, o 5º Encontro Nacional de Assessorias de Comunicação (ENAC) em formato híbrido.

O evento contou com a participação de assessores de comunicação das UFs de todas as regiões do país, somando cerca de 35 pessoas.

Durante o evento nacional, a chefe de Comunicação da Ascom-CAU/BR, Cláudia Rodrigues, apresentou questões relacionadas aos principais desafios enfrentados pelas assessorias de comunicação nos estados, ferramentas de comunicação, campanhas, estratégias de comunicação interna e canais de comunicação registrados no Google Forms pelas UFs.

 

Experiências nos estados

Alguns estados trouxeram experiências já realizadas neste ano, para compartilhar com os presentes. Dentre as boas práticas citadas pelos assessores, destaque para o Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, realizado a cada três anos pelo CAU/SC, como forma de o conselho se aproximar dos profissionais e dos estudantes de arquitetura e urbanismo em todo o estado. No Rio de Janeiro, regimentalmente o CAU/RJ faz seu encontro bienal com a sociedade. Já o Rio Grande do Sul, além do seu trienal, também realiza o “Rumos da Arquitetura e Urbanismo” para aproximar o CAU/RS dos profissionais do interior do estado.

No Maranhão, entre outros, destaque para o Prêmio TCC do CAU/MA e o Espaço do Arquiteto, sala especial de coworking, como uma das ações do CAU Universitário. O CAU/MT realiza cursos de capacitação para os arquitetos e urbanistas do estado, ministrados por conselheiros especialistas de diferentes localidades. Outro bom exemplo é o Café no CAU, que une arquitetos, urbanistas, estudantes e sociedade em geral sobre temas de interesse para a categoria, fazendo os profissionais se sentirem pertencentes ao CAU/RJ.

Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar os seus Planos de Comunicação/Ação para o triênio 2024-2026.

 

Boas práticas da comunicação pública

A coordenadora de Multimeios do Supremo Tribunal Federal (STF), Fábia Galvão, apresentou nesta terça-feira (9) aos assessores de comunicação dos CAU/UFs exemplos e possibilidades de boas práticas na comunicação pública, dentro da programação do 5º Encontro Nacional de Assessorias de Comunicação (ENAC).

Realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o evento teve início na segunda-feira (8) e segue até quarta-feira (10), em Brasília.

Fábia Galvão exibiu um conteúdo inspirador para apoiar o processo de execução do planejamento de comunicação de 2024 de cada CAU/UF, com experiências de conteúdos interessantes de uma assessoria proativa e de pautas positivas.

Também foram abordadas questões relacionadas à linguagem, parcerias e sobre a realidade do trabalho dos assessores de comunicação dos conselhos.

 

 

Dinâmica de grupo

Na parte da tarde, a dinâmica de grupo foi conduzida pelo chefe de gabinete, Pedro Schultz Fonseca Baptista, com foco nas ações e desafios dos CAU/UFs sobre temas relacionados à:

  • Fiscalização
  • Atendimento
  • Atribuições Profissionais
  • ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social
  • BIM/Tecnologia

 

Participação no 5º ENAC

Presentes no ENAC, representantes da Comunicação dos seguintes CAU/UFs:

  • Região Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
  • Região Norte –  Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.
  • Região Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • Região Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Acesse as fotos do evento, no Flickr do CAU/BR.
Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Urbanismo

Participe do Processo de Revisão do Plano Diretor de Uberlândia

CAU/BR

Encontro de balanço do SEI recebe representantes do TRF, Ministério da Fazenda e Confea

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

Pular para o conteúdo