A 7° edição da premiação teve o terceiro maior volume de inscrições de trabalhos enviados de todos os cantos do estado

No dia 21 de outubro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio da Comissão de Ensino e Formação – CEF, promoveu em sua sede, na capital mineira, solenidade de entrega das certificações e prêmios aos vencedores da Premiação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Estudantes das Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, também conhecida como o Prêmio TCC 2023. Os trabalhos vencedores dos três primeiros lugares e menções honrosas foram escolhidos a partid da lista dos finalistas que participaram da premiação, anunciada em setembro.
O evento ocorreu no final da tarde como parte da programação do Seminário de Ensino e Formação do CAU/MG, realizado no mesmo dia com membros da Comissão e coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo principal desse encontro foi apresentar os trabalhos premiados e parabenizar os estudantes pelo empenho e o reconhecimento conquistado. Essa premiação ressalta o mérito dos egressos premiados, que demonstram compromisso com a futura profissão de arquitetos(as) e urbanistas, além de destacar a importância do ensino de qualidade na formação desses profissionais. Essa iniciativa contribui para valorizar a excelência no campo da arquitetura e urbanismo e incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Minas Gerais.
A edição de 2023 contou mais uma vez com a parceria firmada entre CAU/MG e o American Institute of Architects – AIA International Region (Instituto Americano de Arquitetos), por meio do Acordo de Cooperação firmado entre os órgãos, que visa o intercâmbio de informações e promoção do concurso de trabalho de formandos em ambiente internacional.
Comissão julgadora
Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora desta edição do Prêmio TCC, formada pelos seguintes membros convidados:
- ANA PAULA PRETO RODRIGUES NEVES • Membro Titular da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP
- JAIME PASCUAL MANCHEG • Representante do American Institute of Architects no Chile
- TANYA ARGENTINA CANO COLLAD • Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ

Trabalhos Premiados
Os critérios de julgamento que levaram à definição dos trabalhos vencedores basearam-se em Domínio teórico conceitual; Explicitação do conceito, Adequação de tema, lugar e programa; Coerência entre programa e proposta; Clareza, adequação e viabilidade; Materialidade plástico formal; Materialidade técnica construtiva; Comunicação visual das pranchas e, Representação gráfica.
A entrega dos prêmios e certificados ficou a cargo da coordenadora da CEF-CAU/MG, a conselheira Luciana Bracarense, e dos demais membros, a conselheira Ilara Rebeca e o conselheiro Sérgio Ayres.
Todos trabalhos premiados desta e das edições passadas podem ser conferida no hotsite oficial do Prêmio TCC, clicando aqui.
1º LUGAR
► Centro de Referência RPPN Feliciano Miguel Abdala – Um elo entre a ciência e o ecoturismo para a garantia da preservação da biodiversidade
Autora: Ana Laura Mendes Trigo • Instituição de Ensino: PUC Minas – Praça Liberdade • Professor Orientador: Diogo Ribeiro Carvalho
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA) é classificada como área prioritária para conservação da biodiversidade da mata atlântica e campos sulinos, sendo de extrema importância biológica por preservar suas características bióticas originais.
Tendo em vista toda a diversidade, as demandas, os interesses de cunho científico, o potencial ecoturístico da região e a categoria em que a reserva se insere, o presente trabalho surge como alternativa para suprir as necessidades da reserva, a partir da conexão entre duas instâncias, a ciência e o ecoturismo.
A vertente principal do projeto é o uso de soluções sustentáveis, construções alternativas e sensibilidade projetual para garantir a integração entre o natural e o construído, deste modo, será proporcionado espaços sem gerar impactos ambientais, de modo sustentável, funcional e atrativo.
2º LUGAR
► COHOUSING: Uma solução alternativa para o dilema da habitação para a terceira idade
Autor: Thiago Silva Faria • Instituição de Ensino: Universidade FUMEC • Professor Orientador: Sérgio Ricardo Palhares
Segundo o IBGE, o número de idosos, parcela da população com mais de 60 anos, está crescendo exponencialmente a cada ano. A longevidade sendo uma realidade crescente nos últimos anos, e a busca dela aliada a qualidade de tem levado cada vez mais pessoas a buscarem um lugar ideal para morar.
O conceito para a criação do projeto foi baseado nas ideias e princípios do modelo de habitação chamado Cohousing. Integração e conexão tanto físicas quanto visual das pessoas entre si com o ambiente ao redor da natureza. Os ambientes do projeto tem a função de transmitir tranquilidade, acolhimento e conforto tornando o espaço da comunidade mais humano.
3º LUGAR
► Habitando o inabitável: Habitação de interesse social como forma de reabilitar o Centro de BH
Autora: Ana Vitória Pedras Bueno • Instituição de Ensino: Universidade FUMEC • Professor Orientador: Bruno Santa Cecilia
Em uma visita ao centro de Belo Horizonte é possível perceber que a cidade vem sofrendo com o esvaziamento do hipercentro, podendo facilmente encontrar diversos prédios verticais, casas antigas, escolas e galpões abandonados.
A reabilitação de edifícios é de grande importância para a revivência dos centros urbanos em arquitetura e urbanismo, é a forma que restituir algo já construído para atender a novas exigências, mantendo a identidade original e a história que o edifício carrega. Um conjunto de ações de reabilitação dos edifícios, permitindo que eles sejam adequados a algumas necessidades sociais e urbanas, pode impulsionar a requalificação do espaço urbano e todo o seu entorno.
O hipercentro de Belo Horizonte é conhecido por apresentar uma ótima infraestrutura. Para entender melhor como melhorar esse problema e gerar habitação, foi escolhido o edifício que fica localizado na rua Espírito Santo, 461. Conhecido por ser o antigo banco, apresenta uma ótima localização e um grande potencial construtivo, uma boa infraestrutura urbana e uma demanda alta de comércio em seu entorno.
MENÇÕES HONROSAS
► Casa da Cultura Beija-Flor
Autora: Roberta Fernandes Rodrigues • Instituição de Ensino: PUC Minas – Praça da Liberdade • Professor Orientador: Fernando Pacheco
► Requalificação Urbana da Avenida Pedro Linhares Gomes – Horto
Autor: Victor de Paiva Rodrigues • Instituição de Ensino: UNILESTE • Orientador: Agmar Moreira de Andrade
► AGÔ! Espaço de Formação Cultural
Autora: Bruna Heloísa dos Santos Damas • Instituição de Ensino: Universidade UFSJ • Orientadora: Luzia dos Santos Abreu
► Estação: LAR
Autora: Bárbara Fernandes Pajuba de Moura • Instituição de Ensino: UNITRI • Orientador: André Luiz Borges de Ávila
► Comunidade rural educativa Nova Tangará
Autora: Lais Ramos Duarte • Instituição de Ensino: UNITRI • Orientador: André Luiz Borges de Ávila