CAU/MG

Uma conversa sobre arquitetura, urbanismo e saúde mental

Especialista em Saúde Comunitária e Pública trata dos impactos que estilo de vida e ambiente na saúde mental, fazendo um paralelo sobre como a arquitetura e o urbanismo interferem não apenas no corpo, mas também na mente

O CAU/MG realizou em setembro mais um encontro no novo espaço para troca de experiências com os arquitetos mineiros, a série Diálogos. O objetivo é convidar profissionais de diferentes áreas, para tratar de assuntos relevantes em um bate-papo ao vivo.

Em virtude do setembro amarelo, campanha mensal em que é feita uma mobilização internacional na prevenção ao suicídio, o Conselho convidou o médico Prof. João Baptista Magro Filho, professor aposentado da Faculdade Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais com sua palestra “Precisamos falar sobre saúde mental”. Uma convocação geral para a abertura do diálogo sobre o assunto, não limitando apenas os profissionais de saúde.

 

Relação espaço e pessoa

“Os arquitetos precisam falar sobre saúde mental”. Com essa provocação, o professor João Baptista tratou do assunto saúde mental com delicadeza e seriedade, trazendo aos participantes reflexões sobre a importância de se pensar cidades onde as pessoas sejam saudáveis e felizes.

saúde mental

Como médico com grande experiência na condução de projetos de saúde, João Baptista trouxe para a conversa dados impactantes sobre a relação das pessoas com os espaços nos quais estão inseridas, e em que medida estilos de vida e meio ambiente impactam na saúde mental da população. Para ele é imprescindível que os arquitetos e urbanistas estejam alinhados com essa realidade e traduzam as necessidades da população em projetos mais saudáveis.

Confira na íntegra esse encontro, pelo player abaixo. Ou escute no podcast do CAU/MG, ArqUrb em Pauta.

 

 

Os primeiros episódios da série Diálogos já estão disponíveis e podem ser assistidos no canal do CAU/MG no YouTube.

Acesse e inscreva-se: www.youtube.com/c/arquiteturacaumg

Saiba mais sobre João Baptista Magro Filho

Médico sanitarista, psicanalista, Dr João Baptista trabalhou em centros de saúde e foi Supervisor Regional de Saúde, atuou nos projetos de constituição de um Sistema Integrado de Saúde, em estudos do desenvolvimento humano e na cooperação entre instituições e compartilhamento de Sistemas. João Baptista ainda publicou o livro “A Tradição da Loucura”, obra que traz um estudo sobre a loucura em Minas Gerais entre 1870 e 1964. E vai lançar em breve o livro “A Cura em Análise”.

Graduado em medicina, tendo como formação o curso de psicanálise, o professor é especialista em Saúde Comunitária e Pública, e mestre em Epidemiologia. Atuou com professor na faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ocupou a função de médico supervisor na Secretaria de Estado da Saúde. Dirigiu a Rede de Hospitais Públicos de Minas Gerais e já foi responsável pela Superintendência Geral de Saúde do estado de Minas Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo