Ensino

UFMG receberá inscrições para pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo até 26/03

Ofertado nos níveis de mestrado e doutorado, programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo abriga pesquisas na área de concentração em ‘Teoria, produção e experiência do espaço’

Prédio da Escola de Arquitetura, onde são sediados os cursos de pós-graduação Foto: site da Escola de Arquitetura

 

A Universidade Federal de Minas Gerais está com as inscrições para a seleção de candidatos ao mestrado e ao doutorado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo abertas até 26 de março. Interessados devem se cadastrar no website do programa, onde estão disponíveis os editais regular e suplementar.

sites.arq.ufmg.br/posgraduacao/arquiteturaeurbanismo

São oferecidas 25 vagas para o mestrado e 15 vagas para o doutorado. Cinco vagas do mestrado e três do doutorado serão reservadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos). Conforme o edital suplementar, estão previstas duas vagas para o mestrado e duas para o doutorado destinadas a indígenas e pessoas com deficiência).

Para o mestrado, o processo constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório: prova de conhecimentos de arquitetura e urbanismo e avaliação do plano de pesquisa de dissertação. A prova será realizada pela plataforma virtual do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), no dia 19 de abril, das 14h às 17h, e as respostas devem ser enviadas até as 18h. A avaliação do plano de pesquisa será realizada, por videoconferência, de 27 de maio a 18 de junho, conforme calendário a ser divulgado.

O processo seletivo para o doutorado também constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório: avaliação do projeto de pesquisa de tese e avaliação qualitativa da trajetória acadêmica e profissional, realizadas, concomitantemente, entre 29 de abril e 20 de maio, por videoconferência.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no website do programa no dia 25 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço arq-colpos@ufmg.br ou npgau.ufmg@gmail.com ou no site do programa.

 

O programa

Avaliado pela Capes com nota 7 (quadriênio 2017-2020), o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG foi criado em 1994 e iniciou suas atividades no ano seguinte com a oferta do curso de mestrado. Desde 2009, desenvolve estudos avançados nos níveis de mestrado e doutorado. Sua área de concentração Teoria, produção e experiência do espaço está estruturada em três linhas de pesquisa: Planejamento e dinâmicas socioterritoriais, Produção, projeto e experiência do espaço e Teoria e história da arquitetura e do urbanismo e suas relações com outras artes e ciências.

 

Fonte: UFMG

MAIS SOBRE: Ensino Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo