CAU/MG

Relatório do CAU/MG apresenta resultados notáveis no 1º semestre

Com muitas metas alcançadas, ou ultrapassadas, dados do documento evidenciam o compromisso do Conselho com a qualidade dos serviços prestados em Minas Gerais

Foi publicado recentemente o Relatório Semestral de Gestão do Exercício de 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Minas Gerais – CAU/MG. Aprovado por unanimidade pelo Plenário da autarquia, o documento traz resultados excepcionais alcançados até aqui, destacando o sucesso de suas ações de fiscalização e atendimento aos profissionais da área e à sociedade.

Confira a seguir alguns dos dados que você encontra no documento. Para acessar e baixá-lo na íntegra, clique no link abaixo.

Relatórios de Gestão e Prestação de Contas

 

Fiscalização de Destaque

O desempenho da fiscalização superou as expectativas, atingindo 90% da sua capacidade de atendimento já no primeiro semestre de 2023, ultrapassando a meta estabelecida de 70%. O CAU/MG conduziu ações de fiscalização em 67% dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, com a realização de ações integradas em 107 municípios. Além disso, foram cadastrados processos de fiscalização em 122 municípios, abrangendo denúncias, ações de rotina e o Projeto ROTAS.

Acesse www.caumg.gov.br/relatorios-fiscalizacao

Uma das frentes de atuação do Conselho que mais vem obtendo sucesso é a fiscalização de licitações que envolvem contratação de serviços de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais. Só nos primeiro seis meses do exercício atual, foram fiscalizados mais de 1.900 editais, em 557 municípios. Tanto a listagem dos certames averiguados quanto as ações de destaque podem ser conferidas na página oficial, através do link abaixo.

Acesse www.caumg.gov.br/fiscalizacao-editais

O principal desafio enfrentado pela fiscalização é a vasta extensão territorial de Minas Gerais e o grande número de municípios, em conjunto com um número limitado de agentes de fiscalização. Para superar esse desafio, o CAU/MG, que possui uma das maiores equipes de fiscalização do país, está expandindo seu quadro por meio da convocação para os cargos de Arquiteto(a) e Urbanista e Assistente de Fiscalização, garantindo que a sociedade seja atendida na fiscalização dos serviços de Arquitetura e Urbanismo prestados por profissionais habilitados. Toda essa expansão do serviço será aplicada na plataforma de interiorização do Conselho, o Projeto Rotas, que conta com agenda semanais de fiscalização e eventos integradores.

Acesse www.caumg.gov.br/projeto-rotas

Além das abordagens tradicionais de fiscalização, a autarquia também busca novas estratégias no meio virtual, utilizando da base de dados e informações disponíveis nos canais oficiais das Prefeituras Municipais e contratos com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG).

Todas as informações, resultados e relatórios da Fiscalização do CAU/MG você encontra no menu específico.

 

Atendimento de excelência

Os serviços de atendimento prestados pelo CAU/MG também se destacaram na primeira metade do ano. Com mais de 450 avaliações recebidas, 97% dos profissionais demonstraram estar satisfeitos com o atendimento prestado.

Um dos canais de atendimento que vem ganhando cada vez mais espaço na interlocução com quem utiliza os serviços do Conselho é o Whatsapp oficial. Em quase todas as unidades da autarquia, o maior número de contatos tem sido por ele, por ser não apenas um canal mais ágil, mas por contar com a integração da equipe nos atendimentos.

O principal desafio para o Atendimento do CAU/MG é unificar o recebimento das ligações telefônicas por meio de uma Central de Atendimento, para agilizar a distribuição de ligações entre a Sede e os Escritórios Descentralizados, reduzindo assim o tempo de espera dos profissionais e da sociedade para atendimento.

Total de atendimentos realizados pelo CAU/MG no 1º semestre de 2023.

Ao final de 2022 foi iniciada a contratação de serviço de telefonia via internet, que passou no primeiro semestre de 2023 por adequações na documentação, para que o processo licitatório ocorra até o final do ano. Com a contratação, espera-se que os índices de satisfação do atendimento cresçam 3%.

Acesse a página do atendimento e confira todos os contatos e link para avaliação do serviço.

www.caumg.gov.br/atendimento

 

Maior aproximação com profissionais e sociedade

O CAU/MG também implementou sua Ouvidoria no início de 2023, nomeando um novo ouvidor em 08 de fevereiro. Desde então, foram recebidas e atendidas 22 manifestações de arquitetas(os) e urbanistas. A Ouvidoria atua como um ponto de interlocução entre a Rede Nacional de Ouvidorias, RENOUV/CAU e a RENOUV-Brasil, participando de reuniões com a ouvidora-geral da União e os coordenadores da OGU responsáveis pelos sistemas FALA.BR e FALA.BR-LAI.

A nova Ouvidoria estabeleceu um indicador relacionado ao TEMPO MÁXIMO DE RESPOSTA às manifestações, fixando a meta de 10 dias, abaixo da previsão legal de 30 dias da Lei nº 13.460. No primeiro semestre de 2023, 81,8% das manifestações alcançaram a meta, e nenhuma resposta extrapolou o prazo legal de 30 dias.

Esses resultados positivos demonstram o compromisso do CAU/MG em fornecer um serviço de alta qualidade a todos que utilizam dos serviços do Conselho, garantindo a integridade e a excelência das práticas de Arquitetura e Urbanismo em todo o Estado de Minas Gerais.

Visita a página oficial da Ouvidoria do CAU/MG e saiba como cadastrar a sua solicitação.

www.caumg.gov.br/ouvidoria

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