Arquitetura

Prefeitura de Itapecerica apresenta projeto de restauro para estações ferroviárias

Proposta patrocinada pelo CAU/MG em 2019 prevê o restauro das Estações Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo

 

Itapecerica
Proposta de restauro para as Estações Ferroviárias de Aquiles Lobo e Gonçalves Ferreira. (Foto: Prefeitura de Itapecerica)

Em um evento voltado à promoção da cultura e do turismo na cidade mineira de Itapecerica, realizado no dia 29 de maio, na comunidade rural de Gonçalves Ferreira, a Prefeitura Municipal apresentou o projeto “Restauro – Antigas Estações Ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo”. O Município está buscando recursos para a execução do empreendimento, que, além de promover a preservação e a valorização do patrimônio cultural, visa alavancar o turismo em Itapecerica, gerando emprego e renda para a população. As estações de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo, situadas no distrito de Marilândia, viveram tempos prósperos no início do século XX. Porém, com a desarticulação do transporte férreo no país, foram abandonadas e se encontram em estado precário de conservação. A proposta foi uma das cinco contempladas no Edital de Patrocínio 002/2019 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Minas Gerais –CAU/MG, na modalidade Patrimônio Cultural.

Estado atual de uma das estações. (Foto: Prefeitura de Itapecerica)

Participaram do evento o subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu Pereira; a subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa; o deputado federal Newton Cardoso Júnior; a presidente do CAU/MG, Edwiges Leal; o presidente do Circuito Turístico Campo das Vertentes, Crispim Júnior, entre outras autoridades. Além de Itapecerica, fazem parte do circuito os municípios de Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis, Divinópolis, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula, aos quais o prefeito Wirley Reis agradeceu por enviarem representantes para a reunião.

“O fomento da cadeia do turismo é uma das prioridades da nossa gestão e estamos empenhados em colocar Itapecerica, com todos os seus atrativos históricos, culturais, naturais, gastronômicos e religiosos, em um lugar de destaque no cenário turístico regional e até mesmo nacional”, afirmou o prefeito.

A ideia é que as estações de Itapecerica façam parte do trajeto do trem turístico que deverá ser implantado na região, de Divinópolis a Lavras, a partir de proposta do Circuito Turístico Campo das Vertentes. O trem passará por várias cidades, onde serão oferecidas atrações turísticas, culturais, artísticas, gastronômicas e patrimoniais. A região possui grande potencial turístico, que deverá ser fomentado com a implantação do trem.

A implementação do trecho, que está dentro do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, é objeto de estudos de viabilidade por parte da Fundação Dom Cabral. A linha já esteve ativa, mas foi extinta no final da década de 1990.

itapecerica
Evento de aprensetação dos projetos contou com a participação da Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal. (Foto: Prefeitura de Itapecerica)

Fonte: Prefeitura de Itapecerica (com alterações)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo