Entidades

CAU e as entidades de Arquitetura e Urbanismo

Entenda o papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e dos componentes que integram o Colegiado Permanente de Entidades de Arquitetos e Urbanistas do CAU/MG – CEAU/MG. 

 

Para conferir a composição atual do CEAU-CAU/MG, clique aqui.

 

• Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Criados pela Lei 12.378/2010, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e das Unidades Federativas (UF) são resultado de um trabalho de 52 anos dos profissionais. Assim, os arquitetos e urbanistas brasileiros criaram um conselho próprio que representa suas demandas, na defesa de suas atribuições profissionais, e na salvaguarda à sociedade em relação a seus serviços. Através do estabelecimento de resoluções e da criação do Código de Ética e Disciplina da categoria, o CAU passou a regulamentar a prática profissional.

Com esse objetivo, o Conselho orienta, disciplina e fiscaliza o exercício da profissão, além de atuar pelo aperfeiçoamento profissional. A fim de exercer a profissão, todo arquiteto deve necessariamente se registrar no CAU. O Conselho possui uma estrutura administrativa, formada por funcionários concursados e comissionados; e um conselho gestor, composto por profissionais eleitos a cada três anos. Os conselheiros não são remunerados. O CAU/MG também possui comissões que tratam de temas como Organização e Administração (COA), Planejamento e finanças (CPF), Ensino e Formação (CEF), Ética e Disciplina (CED), Exercício Profissional (CEP), Política Urbana e Ambiental (CPUA), Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CATHIS) e Patrimônio Cultural (CPC).

 

• Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA)

A AsBEA é uma entidade independente, composta e dirigida pelos escritórios de arquitetura e urbanismo associados. Conta também com a associação de empresas fornecedoras de produtos e de serviços do setor de arquitetura e construção civil, como colaboradoras. Através da participação em grupos de trabalho, seminários, conferências e encontros sociais/profissionais, seus associados trocam experiências e identificam os pontos de interesse comuns para poder qualificá-los, representá-los e divulgá-los perante às instituições públicas ou privadas, ao mercado e ao público em geral.

 

• Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais (IAB-MG)

Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) se dedica a questões de interesse do arquiteto, da cultura arquitetônica e suas relações com a sociedade, fortalecendo o conceito cultural de projeto e a defesa das políticas públicas relacionadas à área, considerando a realidade urbana brasileira. Atualmente, os estados em que o IAB têm mais presença são Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Entre as principais atividades do IAB, estão a elaboração de normas e regulamentos para premiações nacionais, normas de Concurso Público para projetos de arquitetura e tabelas de honorários profissionais. O IAB é membro fundador da União Internacional de Arquitetos (UIA) e integra o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), órgão consultivo do CAU/BR.

 

• Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Minas Gerais (Sinarq-MG)

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Minas Gerais representa a categoria e defende a valorização profissional. Fundado em 1980 o SINARQ-MG, participa das negociações e acordos coletivos da URBEL, SUDECAP, BHTRANS, CEMIG, SLU, de prefeituras e de outras empresas que empregam Arquitetos e Urbanistas e homologações das rescisões dos contratos de trabalho, foram assumidos pela entidade sindical. Outro papel importante desempenhado pela entidade é participar como membro do Conselho Metropolitano e CONEDRU, Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Urbano, da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Arquitetos – FNA, do Conselho Estadual de Entidades, dentre outros.Através destas ações, buscou-se tornar o SINARQ/MG uma organização sindical verdadeiramente representativa da categoria profissional dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Minas Gerais.

 

MAIS SOBRE: Entidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

CAU/MG

Justiça suspende licitação do Iphan-MG em Diamantina após ação do CAU/MG

Assistência Técnica

CAU/MG recebe representantes do IFMG Santa Luzia para apresentação do Curso de ATHIS

Pular para o conteúdo