Arquitetura

Pós em Arquitetura e Urbanismo de Minas obtém nota máxima na Capes

Núcleo de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG é o primeiro e único da área a obter a nota máxima no país

 

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) lançou nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, os livros da Coleção NPGAU, em comemoração à conquista da nota máxima, 7, na recente avaliação quadrienal da Capes, e a chamada para propostas relacionadas ao próximo colóquio do programa. O evento foi realizado no auditório da Escola de Arquitetura, em Belo Horizonte.

O selo NPGAU publica livros autorais e coletâneas escolhidos por meio de chamada anual. Seu conselho editorial seleciona os títulos que melhor expressam a diversidade teórica, crítica e temática da produção da pós-graduação. Todas as publicações estão reunidas no site do programa.

Ana Paula Baltazar e Renata Marquez coordenam a coleção, e Altamiro Sérgio Mol Bessa é responsável pelo apoio editorial. Estudantes do programa são contratados para os trabalhos de revisão, projeto gráfico e diagramação. Cada título tem tiragem mínima de 300 exemplares, prioritariamente distribuídos, de forma gratuita, para bibliotecas de programas de pós-graduação do país.

Até setembro deste ano, foram publicados oito livros pelo selo NPGAU [veja a relação completa no fim deste texto], com financiamento da Capes e da Fapemig. 

Um das obras, Arquitetura da Carpe, aborda história e arquitetura da instituição pública que mais projetou e construiu escolas em Minas Gerais, a Comissão de Construção, Ampliação, Reparo e Conservação dos Prédios Escolares (Carpe). Os mundos entre nós: cinema e produção do espaço, por sua vez, trata das imagens filmadas de aldeias, militância por direito à moradia, rituais no pátio do quilombo, vida nas ruas da cidade e relações com os espíritos da mata como formas compartilhadas de pensar e de se engajar no espaço.

O Conselho de Arquitetura e Urbanimo de Minas Gerais – CAU/MG parabeniza a instituição pelo trabalho de excelência desenvolvido, tanto na formação de profissionais, como no aprimoramento da Arquitetura e Urbanismo.

 

NPGAU
Coleção divulga produção de docentes, discentes e egressos do NPGAU. (Foto: Divulgação-UFMG)

 

Primeiro e único no Brasil

O NPGAU, criado em 1994 como Núcleo de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, é o primeiro e único programa da área a obter a nota máxima no país. Para a professora Raquel Garcia Gonçalves, coordenadora do Programa, esse resultado é “fruto do trabalho coletivo de professores, alunos, egressos e secretaria, com suporte da infraestrutura da Escola de Arquitetura e da UFMG”.

Desde 2009, o programa desenvolve estudos avançados em Arquitetura e Urbanismo nos níveis de mestrado e doutorado. Ele recebe apoio sistemático de órgãos de fomento e tem firmado número crescente de convênios e intercâmbios institucionais, no país e no exterior.

Para além do âmbito acadêmico, a expertise técnica e científica do NPGAU desdobra-se em múltiplas atividades de assessoria técnica e consultoria para órgãos da administração pública, movimentos sociais, organizações não governamentais, empresas e outras entidades da sociedade civil. “Na avaliação da Capes, foi bastante ressaltado o viés social do programa”, destaca Raquel Gonçalves.

Fonte: UFMG

 

Obras lançadas

  • A unidade múltipla: ensaios sobre a paisagem
  • O comum no horizonte da metrópole biopolítica
  • Arquitetura da Carpe
  • Crônicas da drenagem urbana em Belo Horizonte: novos caminhos em meio a velhas práticas
  • Por práticas emancipatórias no planejamento urbano
  • Os mundos entre nós: cinema e produção do espaço
  • Mariana, cidade tombada, territórios tombados
  • A cultura arquitetônica em Minas Gerais no século XVIII: engenheiros, mestres de obras e arquitetos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo