Apoio Técnico ao Profissional

Apoio Técnico

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais em mais uma iniciativa que busca o exercício de qualidade da profissão no estado, disponibiliza este canal para conceder apoio técnico aos arquitetos e urbanistas.

Criado pela Comissão Temporária de Apoio Técnico ao Profissional – CTAP-CAU/MG, o serviço visa posicionar o Conselho como um parceiro conciliador e facilitador em questões técnicas e jurídicas relacionadas à legislação urbanística e normativos afins. Com a missão de estabelecer canais institucionais efetivos de comunicação tanto com os arquitetos e urbanistas quanto com os órgãos municipais, promovendo um diálogo transparente e construtivo para o avanço da profissão e o desenvolvimento das cidades.

Navegue pela página e descubra como podemos apoiá-lo em sua prática profissional, oferecendo orientações, esclarecimentos e recursos úteis para enfrentar os desafios do dia a dia. 

Cadastre sua demanda

Utilize o formulário para reportar situações relativas à legislação urbanística, sua interpretação e procedimentos de aplicação pelos órgãos públicos de Minas Gerais.

Entre em contato

Entre em contato com a Comissão de Apoio Técnico ao Profissional do CAU/MG.

E-mail: ctap@caumg.gov.br

Sobre a CTAP

Instituída na Gestão 2024-2026, a Comissão Temporária de Apoio Técnico ao Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CTAP-CAU/MG tem a missão de posicionar o Conselho institucionalmente como conciliador em questões técnicas e jurídicas relacionadas às legislações edilícias e urbanísticas e demais normativos afins, estabelecendo canais efetivos de comunicação tanto com os arquitetos(as) e urbanistas, quanto com os órgãos reguladores.

Dentre as competências da comissão destacam-se: “Acolher demandas dos(as) profissionais quanto à legislação urbanística, sua interpretação e procedimentos de aplicação pelos órgãos públicos dos municípios de Minas Gerais, identificando, de forma abrangente, os padrões de inconformidades técnicas e jurídicas para proposição de medidas de solução viáveis; propor e apreciar sobre aprimoramento e revisão de atos normativos referentes à legislação urbanística nos casos sob análise, a ser encaminhado às autoridades competentes”, dentre outras.

A CTAP-CAU/MG visa a aproximação com as prefeituras por meio de Termos de Cooperação Técnica, com o objetivo de se estabelecer um intercâmbio de informação, mútua cooperação técnica e fixação de critérios e normas de ação conjuntas. A CTAP/MG também tem o objetivo de se tornar uma comissão consultiva pelos órgãos públicos e associações de municípios na elaboração de planos diretores e legislações urbanísticas. Além disso, busca realizar eventos de capacitação envolvendo a proposição de mudanças e aperfeiçoamento na legislação.

Membros

  • Paulo Roberto Meireles do Nascimento– Coordenador
    Conselheiro Titular do CAU/MG
  • Ana Paula Costa Andrade – Coordenadora adjunta
    Conselheira Titular do CAU/MG
  • Adriane de Almeida Matthes
    Conselheira Titular do CAU/MG 
  • Ilara Rebeca Duran de Melo
    Conselheira Titular do CAU/MG
  • Thiago Jose Vieira Silva
    Profissional com experiência ou conhecimento comprovado no tema

Ações de Apoio Técnico

Confira as últimas notícias e ações voltadas para o apoio técnico de profissionais de Arquitetura e Urbanismo pelo CAU/MG e a CTAP.

Relatórios mensais

  • Relatório CTAP – Março de 2024: DOWNLOAD
Pular para o conteúdo