Home » Eleições, Sem categoria » Eleições 2023 do CAU

Eleições 2023 do CAU

eleições 2023 cau

 

DOCUMENTOS  •  NOTÍCIAS  •  CALENDÁRIO

 

Participar das eleições do órgão que fiscaliza a profissão é fundamental para garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades da categoria, que a atividade seja regulamentada adequadamente, e que a profissão seja valorizada e fortalecida. Além disso, é importante eleger representantes comprometidos com o desenvolvimento e a defesa da profissão. O conselho é responsável por regulamentar a profissão, fiscalizar o exercício da atividade e zelar pelo cumprimento das normas éticas e técnicas, e a participação pelos profissionais registrados é uma das principais formas de contribuir para melhoria do trabalho desenvolvido.

Nas Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais o voto é obrigatório, conforme a Lei 12.378/2010 e o Regulamento Eleitoral, para todos os arquitetos e urbanistas listados no Colégio Eleitoral e que tenham menos de 70 anos. O voto é optativo para profissionais com mais de 70 de idade. 

 

AVISO!

Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas devem atualizar
seus dados cadastrais até o dia 31 de maio de 2023.
Entenda

 


DOCUMENTOS

Regimento Eleitoral – Resolução n° 221, de 02 de setembro de 2022
Altera a Resolução CAU/BR nº 179, de 22 de agosto de 2019, que “aprova o Regulamento Eleitoral para as Eleições de Conselheiros Titulares e respectivos Suplentes de Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF)”.

Clique nos links fazer o download do Regimento Eleitoral, na íntegra:

Complementares:

  • Resolução nº 231/2023 – Altera o Regulamento Eleitoral aprovado pela Resolução CAU/BR nº 179: PDF / LINK
  • Resolução nº 221/2022 – Altera o Regulamento Eleitoral aprovado pela Resolução CAU/BR nº 179: PDF / LINK

 

COMISSÃO ELEITORAL

Conheça os membros da Comissão Eleitoral do CAU/MG. 

  • Coordenação: Valéria Braga Pena
  • Membro: Verônica Gonzaga Matta Machado
  • Membro: Rodrigo Borges Martins
  • 1ª Suplente: Marília Maria Brasileiro Teixeira Vale
  • 2º Suplente: Sérgio Machado
  • 3º Suplente: José Amador


NOTÍCIAS

Acompanhe todas as notícias e comunicados do CAU/BR e CAU/MG referentes às Eleições de 2023 dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo.


CALENDÁRIO ELEITORAL

Fique por dentro das datas de cada ação vinculada ao processo eleitoral. Confira abaixo as principais e informações mais completas nos links.

Baixe o calendário completo: PDF

Principais datas: 

  • 21/08/23: Início da campanha eleitoral
  • 10/10/23 – Votação
  • 22/11/23 – Homologação do resultado das eleições

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

PAPEL DOS CONSELHEIROS

O cargo de conselheiro é honorífico, ou seja, não recebe remuneração, apenas verbas indenizatórias referentes a viagens e deslocamentos. O mandato tem duração de três anos, sendo permitida uma única recondução. Para o exercício do cargo, o conselheiro precisa manter-se informado sobre os atos e fatos referentes ao seu Conselho e às modificações da legislação referentes à profissão. Sua postura deve pautar-se pela exemplar conduta ética e de decoro na participação das atividades do CAU.

Como profissional investido no mandato de “operador administrativo e ético” da legislação profissional, se exigirá dele o cumprimento da lei no transcurso de suas próprias atividades profissionais, e acima de tudo, sua correta aplicação quando na condição de julgador dos contenciosos administrativos e éticos da competência do Conselho. Sua atividade se desenvolve por meio de reuniões Plenárias, reuniões de Comissões e reuniões de órgãos colegiados, estabelecidas em calendários definidos por cada Conselho.

  • Download do Guia do Conselheiro do CAU: PDF

 

ELEIÇÕES PASSADAS

Para informações referentes às Eleições anteriores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, clique no ano desejado para ser redirecionado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *