Gestão/Planejamento

Conselheiros(as) estaduais do CAU/MG participam de capacitação institucional

Segunda etapa do Seminário Institucional preparou a nova gestão do Conselho para o exercício de suas atividades e elaboração do plano de ação do triênio

capacitação institucional
O Seminário Institucional foi conduzido pela presidente do CAU/MG, Cecília Fraga, acompanhada pela vice-presidente, Ana Paula Costa, e a gerente geral, Rita Lopes.

No último dia 26 de fevereiro, os(as) conselheiros(as) estaduais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG se reuniram para participar da segunda etapa do Seminário Institucional. O evento foi planejado com o objetivo de fornecer orientações fundamentais e diretrizes claras para a condução do cargo ao longo do mandato. Durante a jornada, os participantes receberam instruções essenciais para desempenhar suas funções com eficácia, promovendo assim uma gestão comprometida e alinhada com os princípios legais e objetivos da autarquia.

O primeiro painel, na parte da manhã, foi conduzido pelo gerente jurídico do CAU/MG, Dr. Guilherme Alves, cuja apresentação focou nas recomendações para que o mandato dos(as) conselheiros(as) seja exercido com responsabilidade e ética. Como agentes públicos, devem observar os princípios e regras da Administração Pública, conhecendo a Lei nº 12.378/2010, o Código de Ética, o Código de Conduta e Decoro de Conselheiro, o Regimento Interno e demais normativos do CAU/MG. Além disso, foram orientados a agir com imparcialidade, respeito mútuo, e colegialidade, mantendo sempre postura ética e legal no julgamento de profissionais e leigos. Suas competências incluem o cumprimento da legislação, a participação em eleições e reuniões, a análise e relato de matérias com fundamentação clara e objetiva, entre outras responsabilidades que contribuem para a eficiência e integridade do Conselho.

Gerente jurídico do CAU/MG, Dr. Guilherme Alves

Em seguida, os(as) conselheiros(as) puderam conhecer o 2º Relatório de Atividades do Grupo de Trabalho de Integridade e Compliance, apresentado pela gerente geral do CAU/MG, Rita Lopes. O GT, que foi formado em 2023, tem por objetivo atender à demanda do CAU/MG de integrar em sua agenda o compromisso com uma política que garanta a ética e a transparência na autarquia. Isso envolve a implementação de controles internos, auditorias e monitoramento para garantir que a organização opere dentro dos limites legais e éticos, promovendo uma cultura organizacional sólida, que inspira confiança e respeito, além de mitigar riscos legais e reputacionais para a instituição.

Gerente geral do CAU/MG, Rita Lopes

Na parte da tarde, após o intervalo, os painéis foram retomados com as apresentações dos assessores de comunicação e eventos do Conselho, Guilherme Jabour e Flávia Possato, que trataram das boas práticas na utilização dos canais do Conselho, como os(as) conselheiros(as) devem se portar em suas falas e comentários, com imparcialidade e impessoalidade, prezando pela preservação da imagem do CAU e, principalmente, dos(as) arquitetos(as) e urbanistas. O ponto de maior interesse aos(às) conselheiros(as) foram os procedimentos e informações para eventos, seja na participação ou na realização, uma vez que são ações realizadas pelos mesmos com grande frequência ao longo do triênio.

Assessores de comunicação e eventos, Guilherme Jabour e Flávia Possato.

Fechando a programação, houve a apresentação do Planejamento Estratégico, dividida em duas partes, com foco no plano de ação e orçamento do CAU e como o processo de planejamento interfere na implementação da estratégia definida para a instituição. A primeira parte foi conduzida pelo gerente de planejamento e gestão estratégica, Flávio Vidigal, junto à gerente geral Rita, que abriu sua fala com uma exposição sobre o Mapa Estratégico do CAU, que se apoia sobre a missão de “Promover a Arquitetura e Urbanismo para todos”. Flávio apresentou os indicadores e objetivos estratégicos do plano, e exemplos de ações realizadas pelo CAU/MG.

Ao final das apresentações, os(as) conselheiros(as) receberam orientações e esclarecimentos do gerente administrativo financeiro, Reinaldo Antero, quanto ao cenário financeiro do CAU Minas Gerais, os limites estratégicos praticados e as aplicações práticas do orçamento no que diz respeito à alocação de recursos.

Gerente de planejamento e gestão estratégica, Flávio Vidigal, e gerente administrativo financeiro, Reinaldo Antero.

Durante o seminário, todas as apresentações convergiram para um ponto fundamental: a definição das diretrizes que nortearão a elaboração do plano de ação para os próximos três anos de gestão. Nesse contexto, os conselheiros(as) serão incumbidos(as) da importante tarefa de priorizar e distribuir suas ações de maneira estratégica ao longo desse período. O Plano de Ação não apenas delineará as atividades a serem realizadas, mas também servirá como um instrumento fundamental de apoio e orientação das rotinas de trabalho das unidades e órgãos colegiados envolvidos.

 

Plano de Ação CAU/MG – Triênio 2024-2026

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG abriu uma consulta pública para receber contribuições que vão auxiliar na construção do planejamento do triênio 2024-2026 da gestão. Esta iniciativa visa colher sugestões e ideias da comunidade de arquitetos(as) e urbanistas, conselheiros(as) e funcionários(as) do Conselho, entidades e demais interessados, para nortear as ações dos próximos três anos, contribuindo assim para a construção de um Conselho mais inclusivo, transparente e alinhado com as necessidades da categoria e da sociedade.

Convidamos a todos a participarem desta importante ação e juntos construirmos o CAU/MG que queremos e que melhor represente os interesses da Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais. Clique no link abaixo para acessar o formulário e encaminhe sua(as) proposta(as) até o dia 07 de março.

Formulário para Consulta Pública: Plano de Ação 2024-2026 CAU/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

Pular para o conteúdo