Assistência Técnica

Conselheiro Federal por Minas Gerais promove ATHIS em ação do CAU/RN

Representante de Minas no CAU/BR, Eduardo Fajardo participou uma série de atividades no Rio Grande do Norte

 

 ATHIS Rio Grande do Norte
Conselheiros Federais (à direita, de azul e preto) acompanhados pelo Presidente do CAU/RN, José Jefferson (de branco), e equipe.

 

Nos dias 19 e 20 de maio, os Conselheiros Federais do CAU Brasil, Eduardo Fajardo Soares (Minas Gerais), coordenador adjunto da CPP/BR, e Ricardo Soares Mascarello (Sergipe), coordenador da CPUA/BR, participaram do I Fórum de Prefeituras do Alto Oeste Potiguar promovido pelo CAU/RN, na cidade de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte.

O I Fórum teve como temáticas a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS e a pauta dos Planos Diretores para a região do Alto Oeste Potiguar. Na ocasião, os representantes do CAU/BR apresentaram na tarde do dia 19 a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS explicando sua essência, as ações desenvolvida pelo CAU, principalmente o seu papel fomentador através de editais e aprofundaram os caminhos e formas para a implementação da ATHIS pelos municípios e estados, destacando os arranjos institucionais que envolvem as dimensões técnicas, sociais e políticas. Foi destacada também a necessidade da criação de uma Política Nacional para a melhoria habitacional através da ATHIS, a efetivação de um fundo nacional e os caminhos para captação de recursos junto a emendas parlamentares. Há uma expressiva demanda social que urge pela melhoria habitacional tanto para a moradia, quanto para a qualificação urbana dos assentamentos precários espalhados por todo o território nacional.

A aproximação foi estratégica, por reunir na plateia representantes de 30 prefeituras e os futuros arquitetos da região que no momento são acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. O ponto alto foi a disseminação da ATHIS para os futuros profissionais da região, mas principalmente para as prefeituras perceberem a importância do tema e buscar a efetiva implementação das melhorias habitacionais em seus municípios.

Na manhã do dia 20, os Conselheiros Federais gravaram um programa para a TV CAU/RN, aprofundando o tema da ATHIS e evidenciando a sua importância e os caminhos para a sua efetivação no municípios brasileiros. Após a edição o programa estará disponível no Canal do CAU/RN no YouTube.

 

 ATHIS Rio Grande do Norte
Eduardo Fajardo (Minas Gerais) e Ricardo Soares Mascarello (Sergipe) com Lílian Brito (CAU/RN).

 

Ainda na tarde do dia 20, participaram da Oficina de Desenho “Passos e Traços”, organizada pelo CAU/RN, que se compôs por uma caminhada na cidade com paradas de 20 minutos para a confecção de esboços e desenhos dos edifícios e monumentos históricos de Pau dos Ferros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo