Arquitetura

Concurso Senac Minas: Requalificação no Hipercentro de BH

Obras do primeiro grande projeto dentro do novo Plano Diretor de Belo Horizonte estão previstas para começar em 2022

O Hipercentro de Belo Horizonte é o coração pulsante da capital, onde trafegam centenas de milhares de pessoas todos os dias. Como cidade viva e em constante transformação, a capital vai ganhar uma nova paisagem urbana na rua dos Tupinambás, onde está o complexo de edifícios da unidade central de Belo Horizonte (blocos 1 e 2) do Senac em Minas. 

Isso porque a entidade vai investir na requalificação de sua maior unidade em Minas Gerais. Trata-se do primeiro grande projeto arquitetônico e urbanístico dentro do novo Plano Diretor de Belo Horizonte, que foi aprovado pela Lei nº 11.181, de 2019.

O espaço atual foi edificado na década de 1970 no Hipercentro e totaliza cerca de 10.125,75 m² de área construída. Atualmente, a unidade comporta quase 1,5 mil alunos por turno.

Além da atualização geral das instalações, o retrofit também visa propiciar, por meio da arquitetura, dos mobiliários e dos espaços, o conceito de anytime, anywhere learning (“a qualquer hora, em qualquer lugar, aprendendo”, em livre tradução). A biblioteca, o restaurante e o bar; previstos para o complexo, sendo espaços de acesso livre ao público, serão o elo do cidadão do entorno ao espaço interior do Senac, de forma natural.

 

Licitação na modalidade de concurso

Para a contratação do escritório de arquitetura e urbanismo, o Senac em Minas, juntamente com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), lançou um edital nacional focado na requalificação arquitetônica na área central. Dividido em duas etapas, o concurso durou cerca de seis meses e contou com 76 inscritos de todo o país. Os vencedores foram anunciados no dia 25 de maio, em solenidade de premiação.  

Concurso Senac Minas
Solenidade de premiação aconteceu de maneira reservada no Auditório do Senac Minas. Com transmissão ao vivo pelo Youtube.

 

O primeiro colocado – o escritório paulistano Hiperstúdio, dirigido pelo arquiteto Ricardo Felipe Gonçalves – assinou o contrato com o direito de desenvolver com sua equipe os projetos executivos de arquitetura e complementares, além da aprovação do projeto legal. As obras têm início estimado para 2022 e a previsão de entrega é em 2023. 

A população já pode ver como vão ficar os novos espaços. Uma exposição foi inaugurada no dia 25 de maio e segue até 14 de junho no Bloco 1 da unidade do Senac do Centro de Belo Horizonte e também pela internet: http://www.concursoarquiteturasenacbh.com.br/site/concurso-sbh/pages/20

“O concurso movimentou o mercado, com propostas inovadoras e arrojadas. Como instituição de ensino, ficamos felizes por proporcionar essa possibilidade a profissionais de todo o país”, explica Ivanil Costa, arquiteto do Senac.

A proposta escolhida possibilitará aos alunos ambientes dinâmicos e dotados de praticidade e funcionalidade para a aplicação do Modelo Pedagógico Senac (MPS), que os tornam referência no mercado. “Além disso, entregaremos um presente à população da cidade, que terá fácil acesso às dependências comuns, como o restaurante-escola”, ressalta Maurici Pizzi Máximo, também arquiteto da instituição.

Arq. Urb. Ricardo Felipe Gonçalves – Diretor do escritório Hiperstúdio, vencedor do concurso.

 

Para a presidente da Direção Nacional do IAB, Maria Elisa Baptista, um concurso que reúne Senac e IAB é uma oportunidade poderosa para Belo Horizonte. “São duas instituições que têm em comum o apreço pela educação e pela cultura, que valorizam o conhecimento e a inovação, que trabalham por uma vida melhor para todos”, afirma a arquiteta e urbanista.

“Os concursos públicos têm sido ao longo de toda a história do IAB, o que sempre nos parece ser a melhor alternativa, pois trazem à luz ideias e possibilidades, trazem ao debate o que será melhor para todas as pessoas, não só as que usarão o edifício, mas todas que por ali circulam”, avalia Baptista.

A arquiteta e coordenadora do concurso pelo IAB, Claudia Pires, explica como a população da capital ganha com esse tipo de iniciativa. “Ao visitar o resultado do concurso, que comporá uma publicação especial a ser lançada no Congresso Mundial de Arquitetos em julho de 2021, o público vai descobrir a excelência da arquitetura produzida no Brasil e refletir sobre as propostas de requalificação de edifícios em áreas centrais, tanto para a edifícios institucionais e serviço quanto para moradia – como faz o escritório vencedor do Prêmio Pritzer deste ano, o escritório francês Lacaton e Varsall.”

Ao comentar sobre o grau de qualidade dos projetos apresentados durante o concurso, Cláudia Pires destaca que “escritórios de todo o Brasil participaram da seleção na modalidade de Concurso Público em duas etapas, fato que trouxe para Belo Horizonte, uma oportunidade de debate sobre o papel simbólico da arquitetura na construção das relações humanas refletidas no espaço urbano do Hipercentro de Belo Horizonte”. “É importante destacar o alto nível das propostas e o fato de que o concurso cumpriu seus objetivos.” 

Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal.

A presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, que presidiu o juri do concurso e esteve presente na mesa da solenidade de entrega do prêmio, enaltece a ação realizada pelo Senac e IAB. Edwiges evidencia a atuação do Conselho, que trava uma grande batalha, em níveis nacional e estaduais, pelas formas mais justas e democráticas de participação nos certames, combatendo veementemente o pregão. O trabalho dos arquitetos e urbanistas não pode ser enquadrado como uma venda de produto, uma vez que é um trabalho intelectual, de grande cunho técnico e criativo. Com a modalidade de concurso, no nível em que foi realizado, temos uma grande conquista. Levamos uma arquitetura de alto nível à sociedade, proporcionando a participação de diversos escritórios e profissionais. Ratificando assim que o concurso eleva a qualidade do trabalho realizado.

 

Premiação e trabalhos

As pranchas do trabalho vencedor, bem como do segundo e terceiro lugar, e menções honrosas, podem ser acessados no hotsite oficial do concurso pelo link abaixo.

 

Concurso de Arquitetura Senac – Resultado Final

 

A solenidade que apresentou o vencedor do Concurso Público Nacional de Anteprojeto de Arquitetura, que trará a melhor proposta de requalificação do conjunto de edifícios do Senac em Minas, pode ser conferida na íntegra pelo Youtube do Senac Minas.  Ou pelo player abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

CAU/BR

5º Encontro Nacional de Comunicação do CAU debate um dos pontos prioritários da gestão

Pular para o conteúdo