Arquitetura

Chu Ming Silveira é homenageada pelo Google

Arquiteta, que hoje completaria 76 anos, é autora do projeto Orelhão.

(Foto: Reprodução/Google)

A arquiteta Chu Ming Silveira está sendo homenageada pelo Google Brasil nesta terça-feira (4). A imagem da inventora do Orelhão compõe a página inicial do buscador. Este ano a profissional sino-brasileira completaria 76 anos.

Chu Ming Silveira nasceu em Shangai, na China. Quando tinha dez anos de idade se mudou para o Brasil acompanhada dos pais e três irmãos. Se formou em 1964 em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, teve dois filhos e faleceu em junho de 1997.

A necessidade de se criar algo como o Orelhão surgiu quando Chu Ming Silveira era chefe do Departamento de Projetos da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), em 1971. Até o momento telefones públicos eram instalados sem nenhum tipo de proteção em ambientes internos.

Chu tinha um desafio em mãos, criar um protetor que pudesse oferecer privacidade, design agradável e baixo custo para produção, além de apresentar durabilidade. A arquiteta então se inspirou no formato “casca de ovo” para projetar os orelhões.

Chu Ming Silveira
Foto: Arquivo (orelhao.arq.br)

Na época de seu lançamento foram nomeados pela CTB, os modelos Chu I e Chu II. O primeiro, em acrílico de cor laranja, foi imaginado para ser instalado em locais fechados como estabelecimentos comerciais e repartições públicas, enquanto o segundo foi concebido para áreas externas e fabricado em fibra de vidro.

Chu Ming Silveira
Foto: Arquivo (orelhao.arq.br)

O sucesso do Orelhão pode ser observado em todo o país – existem cerca 52.000 espalhados pelo território nacional. Fora do Brasil, adaptações do projeto estão presentes em países da América Latina, África e China.

O acervo sobre o projeto é mantido pelos filhos de Chu e pode ser acessado aqui.

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo