Assistência Técnica

CAU/MG recebe coordenadores do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

Arq. Urb. Cecília Fraga, presidente do CAU/MG, em reunião com coordenadores do MLB na sede do Conselho.

 

Na última quinta-feira, dia 08 de fevereiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG recebeu em sua sede representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A presidente do CAU/MG, Cecília Fraga, e a Gerente Geral, Rita Lopes, reuniram-se com a coordenadora nacional do MLB, Poliana Souza, e o coordenador estadual em Minas Gerais, Cristiano Coelho.

Cecília abriu a conversa apresentando um panorama das ações e investimentos do CAU/MG em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) nos últimos anos, como os Editais de Apoio, realizados anualmente, nos quais o Conselho destina pelo menos 3% do seu orçamento anual para estimular a produção de habitação social em Minas Gerais. Além de propostas da nova gestão da autarquia, como a promoção de concursos em parceria com entidades de Arquitetura e Urbanismo, que refletem as diversas demandas da sociedade como habitação de interesse social ou população atingida por desastres geológicos, patrimônio cultural e cidades, junto aos poderes público e privado.

A nova gestão entende que é de suma importância a atuação do CAU/MG, assim como de profissionais e demais entidades de Arquitetura e Urbanismo, em questões voltadas para a área da habitação social. Para Cecília, “a promoção de ações direcionadas à habitação social, a fim de incentivar iniciativas que buscam assegurar a moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade, é fundamental não apenas para atender a uma necessidade básica, mas também para contribuir com a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento sustentável das comunidades”.

Em seguida, os representantes do MLB compartilharam informações sobre os movimentos sociais em busca de moradia digna, destacando as ocupações urbanas mais recentes em Belo Horizonte. Foram mencionadas iniciativas populares como a Oficina Popular de Assessoria – OPA, que presta serviços às famílias, e projetos como as Hortas Comunitárias. Apesar de ainda não terem tido projetos contemplados nos editais de patrocínio de ATHIS do CAU/MG, o MLB expressou interesse em participar das próximas publicações para receber apoio do Conselho.

 

MLB
Poliana Souza e Cristiano Coelho, do MLB, apresentam açoes e projetos do Movimento.

 

Para Poliana e Cristiano o encontro proporcionou a oportunidade de apresentar um pouco do projeto que o movimento tem desenvolvido ao longo de 25 anos, com o trabalho das ocupações urbanas e a importância da assessoria técnica para avançar na luta por uma cidade mais justa e inclusiva. “A reunião foi ótima, sendo um espaço importante de trocas de conhecimento entre o trabalho desenvolvido pelo movimento popular com essa gestão do CAU. Inciativas e projetos de ambos foram apresentados e saímos com a expectativa de desenvolver frutos de possíveis parcerias no futuro”, afirmam os coordenadores.

A reunião foi marcada pelo diálogo construtivo e pela troca de experiências, fortalecendo o compromisso do CAU/MG em promover o acesso à assistência técnica, moradia digna e qualidade de vida das famílias de baixa renda.

 

Ana Paula Costa, vice-presidente do CAU/MG, à direita, com Cecília, Poliana e Cristiano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo