Acessibilidade

CAU/MG discute moradia, inclusão e sustentabilidade em evento do ONU-Habitat

Programação voltada para arquitetura e urbanismo como responsabilidade social e ambiental movimenta agenda do evento nacional.

Em outubro será realizada mais uma edição do Circuito Urbano 2021, uma iniciativa do ONU-Habitat Brasil, que promove durante todo o mês de outubro eventos organizados por diversos atores em todo o país, com debates sobre espaços urbanos e qualidade de vida. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG participa novamente dessa programação com quatro dias de palestras e debates que vão abordar temas como mobilidade sustentável, inclusão no espaço urbano, moradia digna e cidades saudáveis.

Com uma extensa programação, esse ano o tema principal, Cidades na Linha de Frente da Ação Climática, é a emergência climática e o papel das cidades na reversão dos impactos causados pela ação do clima e a resiliência urbana por meio de projetos com zero emissão de carbono e adequados à contemporaneidade. São conteúdos com muito a agregar para profissionais da construção civil, gestores municipais, lideranças sociais, entidades e sociedade em geral.

 

AGENDA

Todas as palestras acontecem no período de 19h às 20h30 e serão mediadas pela presidente do CAU/MG, arquiteta e urbanista Edwiges Leal e contarão com a presença dos conselheiros Lucas Lima Fonseca Leonel, Coordenador da Comissão de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – CATHIS-CAU/MG e Sergio Myssior, Coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA-CAUMG.

Para maiores informações e inscrições, acesse o Sympla do CAU/MG.

Sympla – CAU/MG no Circuito Urbano 2021

 

 

13 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

Justiça e inclusão no espaço urbano

 

Bella Gonçalves – Vereadora em Belo Horizonte pelo Psol

Bella Gonçalves, 32 anos, é mulher lésbica, cientista política, educadora popular e doutora em Ciência Política pela UFMG e pela Universidade de Coimbra (Portugal). Desde 2018 é vereadora em Belo Horizonte, reeleita nas eleições de 2020. Na Câmara Municipal BH, sua atuação é marcada pela defesa do direito à cidade, atuando na proteção dos Direitos Humanos, das periferias e ocupações urbanas, vilas e favelas, dos trabalhadores informais, na luta das mulheres e diversidades LGBTQIA+, na defesa da agroecologia e no enfrentamento à mineração.

Marcos Boldarini – Boldarini Arquitetos Associados

Arquiteto e urbanista, professor universitário na Escola da Cidade, coordena e desenvolve projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo há mais de 20 anos. Titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, com trabalhos nas bienais internacionais de arquitetura de Veneza, Roterdã, Quito, Buenos Aires e São Paulo, premiado nas três últimas. Laureado em 2015 pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o Prêmio Urbanidade pelo conjunto de projetos sociais em São Paulo.

 

20 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

Cidade Saudável, moradia digna

 

Nabil Bonduki – Prof Planejamento Urbano FAU-USP

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, é Professor Titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi Professor Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em São Paulo, foi Superintendente de Habitação Popular (1989-1992), Relator do Plano Diretor Estratégico em 2002 e 2014, Secretário de Cultura (2015-6) e vereador (2001-4 e 2013-6). No governo federal, foi Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2) e coordenador técnico de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (2007-9).É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Intervenções Urbanas em Centros Históricos (2012), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti de 2015, na Categoria Arquitetura e Urbanismo) e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista do jornal Folha de São Paulo e da Rádio USP.

Carlos Leite – Arq.Urb.PhD.Prof. na FAU-Mackenzie

Carlos Leite, Urbanista, PhD, é professor do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” e “Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion”.

 

27 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

Cidades Resilientes: Soluções baseadas na natureza

 

Beatriz Codas – Esp.Infraestrutura Verde. Sócia GEASAENG

Engenheira civil, Beatriz Codas (SP) mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e sócia da GEASA ENGENHARIA. Desenvolve um trabalho inovador em infraestrutura verde aplicada a projetos de drenagem para bairros planejados, e retrofit de cidades através de conceito das soluções baseadas na natureza.Beatriz Codas trabalhou em projetos no brasil e no exterior: Peru, Panamá, México, EUA e Angola com 21 anos de experiência em implantação de infraestrutura para bairros planejados e operações urbanas em áreas consolidadas. Coordenou grandes projetos multidisciplinares financiados por órgão de fomento internacionais como BID banco interamericano de desenvolvimento, AFD Agencia francesa de desenvolvimento. Atualmente esta desenvolvendo projetos para ICLEI – Local Governments for Sustainability implantação de projetos pilotos de infraestrutura verde em duas cidades brasileiras, além dos primeiro empreendimento imobiliários com conceito de infraestrutura verde.

 

Mais detalhes sobre o ONU Habitat e o Circuito Urbano 2021 estão no site: https://www.circuitourbano.org

 

REALIZADOS

 

5 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

Mobilidade sustentável no contexto das cidades brasileiras

 

Ricky Ribeiro – Fundador e diretor do Mobilize Brasil

Graduado em Administração Pública, tem Mestrado em Sustentabilidade pela Universidade da Catalunha (Espanha). Co-autor do livro Movido pela Mente que narra sua história de vida e conta suas experiências com o transporte público e mostra como estamos lidando com a inclusão social. É consultor senior da EY, onde trabalha em um projeto em parceria com a ONU e a Prefeitura de Belo Horizonte para melhorar o transporte público da capital mineira. Desde 2008 convive com uma doença degenerativa (ELA), que lhe tirou os movimentos do corpo e a voz. Escreve com um sensor do movimento de suas pupilas que aciona um teclado virtual, o que permite sua comunicação com as outras pessoas, redação de textos e a geração de uma voz artificial. Realiza palestras sobre mobilidade urbana e superação pessoal.

Marcos de Sousa – Jornalista, editor do portal Mobilize

Graduado em 1985 pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e nas revistas Arquitetura e Urbanismo, Projeto Design, Construção Pini e Téchne, além de portais internet sobre arquitetura e urbanismo. Como repórter, elaborou materiais especiais sobre arquitetura e urbanismo em países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Equador, Inglaterra, Holanda, Canadá, Espanha, Malásia e Estados Unidos. Coordenou alguns projetos culturais, como o Epopéia Paulista, com Maria Bonomi, na Estação da Luz, em São Paulo; a Semana Paulo Mendes da Rocha, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo; e o Brazil Summit 2014, no American Institute of Architects, de Nova York. Desde 2011 passou a trabalhar como editor no portal Mobilize Brasil, realizando palestras sobre mobilidade urbana sustentável em várias cidades do país. Editou o Estudo Mobilize 2011, primeiro trabalho brasileiro sobre Mobilidade Urbana Sustentável; coordenou a Campanha Calçadas do Brasil (2012 e 2019) e cooperou na Campanha Sinalize (2014-2015) e com o Manual de Mobilidade Corporativa elaborado pelo Mobilize em parceria com a EY. No momento, junto com a equipe do Mobilize, prepara o Estudo Mobilize 2021-2021. É caminhante e ciclista urbano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo