Arquitetura

CAU/MG lança campanha de valorização da Arquitetura e Urbanismo em 2023

Na Arquitetura e Urbanismo, a prioridade é o ser humano, e os(as) arquiteto(as) e urbanistas se concentram em criar soluções acessíveis e adequadas às necessidades de cada um que utilizam dos seus serviços. O trabalho dessses(as) profissionais está presente no dia a dia de todas as pessoas. Seja no lugar onde moram, trabalham, estudam ou, simplesmente, aproveitam a cidade. São profissionais que criam ambientes seguros, acessíveis e sustentáveis com soluções pensadas para todas e todos.

Para levar o conhecimento dessa importante profissão aos(às) mineiros(as), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG está lançando uma campanha durante o mês de agosto de 2023, que está sendo veiculada em diversas cidades do estado, a fim de apresentar quem são os profissionais que fazem do mundo o seu lugar.

 

Conte com arquitetos(as) e urbanistas

A presença dos(as) profissionais de Arquitetura e Urbanismo na construção de um melhor e mais inclusivo é essencial. São profissionais habilitados(as) em tornar as cidades um lugar para todas e todos, qualificando os espaços públicos de forma segura e ordenada, além de atuar também na melhoria e valorização das moradias.

  • O(a) arquiteto(a) entende as necessidades do cliente, cria um projeto detalhado, gerencia a obra, estima custos e define um cronograma para garantir um resultado completo;
  • É um(a) profissional legalmente habilitado(a), que segue leis e regulamentos para projetar com segurança, protegendo pessoas e imóveis;
  • Com os serviços do(a) arquiteto(a) e urbanista, há economia na construção, com um projeto bem planejado e uma gestão eficaz da obra, reduzindo desperdícios e traz soluções sustentáveis;
  • São profissionais que criam ambientes confortáveis, considerando a saúde, o bem-estar e a comodidade de quem habita aquele espaço, aproveitando cada canto da maneira correta;
  • Os serviços dos(as) arquitetos(as) valorizam o imóvel, representando até 10% do custo total da obra, otimizando o projeto, melhorando ambientes e contribuindo para cidades de maior qualidade.

 

Onde estão?

Um dos desafios da profissão é levar a Arquitetura e Urbanismo para os cantos do país. No Brasil são mais de 223mil profissionais atuantes, desses, cerca de 18800 estão em Minas Gerais. O CAU/MG

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais disponibiliza o “Ache um arquiteto e urbanista”, uma ferramenta de busca dos(as) profissionais com registro ativo no CAU, onde qualquer cidadão pode pesquisar se há arquitetos(as) atuando em seu município.

► Para acessar, clique em acheumarquiteto.caubr.gov.br

 

Fique atento(a)

A campanha de 2023 está rodando diversas regiões no estado de Minas Gerais, com anúncios em rádios, redes sociais e nas ruas.

Caso você aviste alguma propaganda do CAU/MG, tire uma foto e marque o perfil oficial do Conselho nas seguintes plataformas.

 

Profissão regulamentada

A atuação dos arquitetos(as) é regulamentada e fiscalizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), responsável por assegurar a qualidade dos serviços prestados por profissionais habilitados. Seu trabalho envolve a emissão de registros e a definição de normas éticas e técnicas para a atuação dos arquitetos e urbanistas, garantindo que as atividades sejam realizadas de acordo com padrões profissionais, promovendo a segurança, a funcionalidade e a sustentabilidade das edificações e espaços urbanos, bem como protegendo o interesse público. Além disso, o CAU também desempenha um papel educativo, disseminando informações sobre a importância da profissão e seu impacto na sociedade.

Clique aqui e conheça o CAU

 

O Conselho está à serviço e disposição da sociedade. 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe de atendimento do CAU/MG, acessível também por Whatsapp.

www.caumg.gov.br/atendimento

E se você identificar algum indício de irregularidade em serviços de Arquitetura e Urbanismo, cadastre uma denúncia junto à fiscalização do CAU.

www.caumg.gov.br/denuncia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo