CAU/MG

CAU/MG institui Comissão de Equidade e Diversidade

Criação de comissão surge em necessidade de se discutir a situação atual da igualdade na profissão em Minas Gerais

Em 2020 a Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR divulgou o 1º Diagnóstico de “Gênero na Arquitetura e Urbanismo”, uma consulta realizada de forma on-line, que contou com a participação de mais de 980 profissionais, sendo 767 mulheres e 208 homens, com uma margem de erro de 3,11%, para mais ou para menos. O levantamento, que pode ser conferido no hotsite criado especialmente para o tema, aponta, sem muitas surpresas, a necessidade da promoção da igualdade de direitos para todas as pessoas.

Acompanhando as discussões postas pela instância federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU/MG criou em 2021 a Comissão Temporária de Equidade e Diversidade, aprovada na 115ª Reunião Plenária Ordinária e Instituida pela Portaria Ordinatória nº 19. As comissões temporárias, conforme Art. 123 do Regimento Interno do CAU/MG, terão como procedimentos coletar dados e estudar temas específicos, objetivando orientar os órgãos da autarquia, na solução de questões e na fixação de entendimentos.

Essa iniciativa é uma das propostas advindas do Plano de Ação 2021-2023 do Conselho, para que possamos tratar com a devida atenção as questões que envolvem equidade e diversidade na arquitetura e urbanismo em Minas Gerais.

 

Membros da Comissão em 2021

  • Luciana Bracarense Coimbra Veloso – Coordenadora
    Conselheira Titular do CAU/MG
  • Emmanuelle de Assis Silveira – Coordenador adjunto
    Conselheira Suplente do CAU/MG
  • João Paulo Alves de Faria
    Conselheiro Titular do CAU/MG
  • Larissa Mendes Moreira
    Conselheira Suplente do CAU/MG
  • Darlan Gonçalves de Oliveira
    Empregado Público do CAU/MG

 

Outras ações do CAU/MG

Anterior à criação da Comissão, ainda nessa linha, o Conselho já realizou neste primeiro ano de gestão ações pela promoção do debate e reflexão do tema. 

 

  • Cidade para as mulheres

    O primeiro evento virtual de 2021, realizado em homenagem ao mês das mulheres, convidou para um bate-papo arquitetas que estão em posições gestoras nas entidades ligadas à arquitetura e urbanismo no estado. Com discussões sobre cidades melhores para as mulheres, mais seguras e inclusivas. Confira no link abaixo e aproveite para se inscrever no canal do CAU/MG.
    Live – Cidade para as mulheres

  • Dia Internacional das Mulheres
    Também compartilhamos no mesmo mês uma campanha em que enaltecemos o trabalho realizado por mulheres no campo da Arquitetura Social, com ações de Assistência Técnica. https://www.instagram.com/p/CMKsKSRBOne

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo