Home » Arquitetura, Assisténcia Técnica, CAU/BR, Destaques, Entidades, Legislação, Notícias, Urbanismo » CAU busca “boas práticas urbanas” para potenciais políticas públicas

CAU busca “boas práticas urbanas” para potenciais políticas públicas

Autarquia abre chamada pública para projetos e ações implementados no território brasileiro. Acervo de boas práticas é parte da campanha nacional que lançou a Carta Aberta aos Candidatos nas eleições

Você conhece alguma iniciativa que tem potencial para virar política pública e ser replicada em todo o país? O CAU Brasil e as entidades que compõem o CEAU querem mobilizar toda a sociedade para propor ideias para compor os programas de governo das candidaturas às eleições de 2022. Para isso, abrirá em meados de maio uma chamada pública de “boas práticas “ que solucionaram problemas coletivos nas cidades.

Os exemplos, que podem ser os mais diversos relacionados à boa atuação em arquitetura e urbanismo, comporão o acervo de boas práticas do hotsite da Carta Aberta aos (às) Candidatos (as) nas Eleições de 2022.

Com a iniciativa, a Comissão Relações Institucionais do CAU Brasil e as entidades do CEAU envolvidas na campanha da Carta aos Candidatos pretendem apresentar soluções palpáveis elaboradas por cidadãos e cidadãs, organizações e órgãos públicos já colocadas em práticas em nossas cidades e regiões.

Poderão participar da chamada organizações da sociedade civil, cidadãos e cidadãs de todo o país. Os casos e projetos apresentados deverão se relacionar com um dos subtemas da carta disponível no hotsite. São eles:

 

  1. Planejamento das cidades e de regiões
  2. Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente
  3. Organização e Políticas de Estado
  4. Valorização da Arquitetura e Urbanismo
  5. Tributos e Trabalho
  6. Educação
  7. Relação com a Sociedade

 

Se você está interessado (a) em participar, ou conhece algum projeto que seja interessante incluir, inicie de imediato a organização do material a ser enviado tão logo a chamada passe a vigorar.

Os cases deverão ser apresentados da seguinte forma:

  • Em textos de até 5.000 caracteres trazendo um resumo da contribuição;
  • Indicar o endereço do local da proposta (para aquelas que se apliquem a um território maior, bairro, cidade, basta indicar algum endereço central);
  • Ficha técnica de autores/responsáveis.

Junto poderão ser incluídas até 4 fotos/ilustrações (formato JPG, de até 10mb cada). Também será possível a inserção de links para a exibição de vídeos.

O hotsite da Carta Aberta aos Candidatos concentra as propostas dos arquitetos e urbanistas para embasar políticas públicas capazes de impactar questões estruturais no território brasileiro. Além disso, a partir de maio a plataforma incorporará as “boas práticas” e mais textos/vídeos de especialistas nos diversos eixos da Carta, com reflexões sobre os temas, bem como escritos de cidadãos e cidadãs que queiram se somar ao debate.

O documento é assinado pelas entidades que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) do CAU Brasil: IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo).

Via CAU/BR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *