CAU/MG

CAU/MG e Crea-MG homenageiam o urbanista Newton dos Santos Vianna

Cerimônia marcou reconhecimento ao centenário do primeiro graduado em Urbanismo de Minas Gerais e do Brasil

 

 

Na última quarta-feira, dia 13 de abril, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), juntamente como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) homenageou o centenário do engenheiro civil e urbanista Newton dos Santos Vianna, primeiro profissional graduado em Urbanismo em Minas Gerais e um dos principais expoente da arquitetura urbana no estado.

Newton Vianna nasceu em 1922, na cidade de Cambuquira/MG, e se graduou em Engenharia Civil em 1948 e em Urbanismo em 1951, pela Universidade de Minas Gerais (FMG), atual UFMG. Atuou na área de saneamento urbano, sua especialidade, na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e na COPASA, foi Secretário Municipal de Serviços Urbanos e professor do curso de especialização em Engenharia Sanitária da UFMG por 27 anos.

Dentre seus memoráveis legados, Newton Vianna deixou o estudo e implantação de viabilidade econômica de captação de água do Rio das Velhas, trabalho que coordenou e apresentou ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), propiciando a construção de um projeto de grandes obras de abastecimento de água para Belo Horizonte e Região Metropolitana.

A presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, lembrou a importância do trabalho realizado pelo homenageado, destacando seu interesse pela qualidade de vida do coletivo, em busca de ambientes mais saudáveis, por meio de sua atuação como urbanista e professor e, também, de suas publicações técnicas. “Sua trajetória é combustível para que sigamos, guiados pelo conhecimento técnico e qualificado, em busca de um mundo melhor”, comemorou a presidente.

A trajetória de vida e trabalho de Newton Vianna foi narrada por seu filho, Ricardo Vianna, que recordou momentos importantes da vida do pai. Segundo Ricardo, o pai, que sempre se orgulhou de ser o Urbanista com número de registro 1 do Brasil, teve comportamento exemplar, tanto na vida profissional, quanto privada, pautando-se pelo comprometimento e generosidade para com todos. “Uma pessoa de bem com a vida, que fez valer à pena viver, inspirando as pessoas ao seu redor”, enfatizou Ricardo Vianna.

 

 

Como reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da engenharia e arquitetura e urbanismo, Newton Vianna recebeu das entidades uma placa comemorativa por sua atuação profissional na engenharia, arquitetura e urbanismo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Urbanismo

Participe do Processo de Revisão do Plano Diretor de Uberlândia

CAU/BR

Encontro de balanço do SEI recebe representantes do TRF, Ministério da Fazenda e Confea

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

Pular para o conteúdo