Assistência Técnica

ATHIS: CAU/MG vai apoiar 6 projetos com patrocínio

Patrocínio será destinado à projetos que promovam melhores condições de vida para as populações em situação de vulnerabilidade social. Após desistência de um dos proponentes contemplados, um novo projeto foi convocado.

Na última terça-feira, dia 19 de outubro, o Plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG reuniu-se para concluir a fase final do Edital de Chamamento Público  “Casa saudável – Moradia digna”, para Patrocínios em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), julgando o último recurso interposto e homologando o resultado do certame. Foram inscritos ao todo 20 projetos, que pleitearam o apoio de até R$50mil. Desses, seis propostas serão patrocinadas, visando a qualificação da habitação social.

O prazo para a execução do objeto do Termo de Fomento será de até 05 (cinco) meses, prorrogáveis conforme decisão da Comissão de Seleção das Propostas, contados da assintura do Termo de Fomento, conforme Proposta e Plano de Trabalho aprovados.

 

Proponentes contemplados no Edital 001/2021

Conheça a seguir os projetos que vão receber o apoio do CAU/MG.

Por desistência do proponente Morá Reformas Habitacionais LTDA, com o projeto “Ô de casa!“, uma nova convocação foi realizada, conforme a Deliberação do Conselho Diretor DCD-CAU/MG Nº 156.3.4/2021 . Confira abaixo a lista atualizada.

 

1 | LAR DOCE QUILOMBO: Assistência Técnica para MORAR com qualidade, produzir e gerar renda
Associação Comunitária da Construção Civl e Ecológica da Serra Geral – ACCESG

  • Diante da eminente crise energética, do déficit habitacional, do aumento da vulnerabilidade social e da crise decorrente da pandemia da COVID-19, surgiu o projeto “Lar Doce Quilombo: Assistência técnica para morar com qualidade, produzir e gerar renda”, com uma proposta de habitação de Interesse social que vá além do morar, que não produza contas mas sim potencial de desenvolvimento para seus moradores e ainda promova a equidade étnico-racial das famílias do quilombo dos Gurutubanos.

 

2 | Mesmo lugar, novo lar
Arquitetas Nômades LTDA

  • Realização de 8 melhorias habitacionais pelo patrocínio com aplicação de soluções técnicas e alternativas para suprir a deficiência do abastecimento de água, falta de rede de esgoto adequada e corrigir patologias relacionadas à insalubridade e periculosidade em habitações precárias, falta de iluminação e ventilação natural, reduzindo diretamente o risco de doenças respiratórias e a consequente a ocupação de leitos na UTI.

 

3 | Acqua: reestruturação do sistema de abastecimento de água na Zona Rural
Studio. R projetos e consultoria Ltda

  • Realização de 8 melhorias habitacionais pelo patrocínio com aplicação de soluções técnicas e alternativas para suprir a deficiência do abastecimento de água, falta de rede de esgoto adequada e corrigir patologias relacionadas à insalubridade e periculosidade em habitações precárias, falta de iluminação e ventilação natural, reduzindo diretamente o risco de doenças respiratórias e a consequente a ocupação de leitos na UTI.

 

4 | Estratégias “na palma da mão” para uma casa saudável e resiliente
Fundação de Apoio Universitário – FAU

  • O projeto vai fornecer um conjunto de soluções práticas visando à ampliação da funcionalidade e conforto térmico (incluindo umidade e ventilação) de habitações de interesse social do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, denominado Residencial Sucesso Brasil, situado no bairro Shopping Park, no setor Sul da cidade de Uberlândia/MG, enquanto questões mais diretamente ligadas à salubridade dos espaços físicos da moradia frente ao coronavírus.

 

5 | Implementação do Programa ATHIS no município de Juiz de Fora
Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S.A. – EMCASA

  • Projeto Piloto de execução de reforma visando implementar o Escritório Público de Assistência Técnica Pública para Habitação de Interesse Social no município de Juiz de Fora. Realização de 01 (um) projeto executivo completo, com execução da obra, como piloto de implementação do programa de ATHIS no município, criando um padrão de execução para atuação do Escritório Público.

 

6 | Cuidados e Direitos, Juntos e Misturados
Associação Pastoral Nacional do Povo da Rua

  • Reforma e adequação de espaço comunitário com instalação hidrossanitárias, instalação hidráulica e rede de esgoto em uma cozinha comunitária na ocupação Anita Santos, localizado no bairro Carlos Prates, Belo Horizonte/MG. Garantindo condições de higiene, cuidado e proteção contra o coronavírus.

 

2 respostas

  1. Os arquitetos cuidam de projetos de uma classe
    que usufruem e usa do esforço diário. A cada engajamento unido o ônus é fortalecido
    e a iniciativa se plurariza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Urbanismo

Participe do Processo de Revisão do Plano Diretor de Uberlândia

CAU/BR

Encontro de balanço do SEI recebe representantes do TRF, Ministério da Fazenda e Confea

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

Pular para o conteúdo