Arquitetura

CAU/MG recebe o Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Encontro de dois dias contou com palestras, debates e alinhamentos de propostas para o planejamento estratégico vinculado às ODS da ONU

Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

Nos dias 18 e 19 de outubro, Belo Horizonte recebeu o Encontro Nacional do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas. A reunião aconteceu no Museu de Arte da Pampulha, e contou com a presença de presidentes dos CAU/UFs, colaboradores e conselheiros. No primeiro dia o foco deu-se em torno da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o desenvolvimento sustentável, com troca de experiências por meio de palestras e oficina com agentes que já atuam nesse campo, e no segundo dia foram discutidos assuntos de cunho institucional e administrativo da autarquia.

O encontro entre os Presidentes teve por objetivo o intercâmbio de informações, assim como debater e alinhar estratégias a fim de enriquecer o trabalho de planejamento estratégico que está em andamento. Principalmente tendo em vista a adesão do Conselho aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODSs), definidos pela ONU,  que propõe o caminho para a realização efetiva da Agenda 2030.

Na parte da manhã, contamos com palestras dos senhores Jorge Abrahão(Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis), que apresentou histórico e análise da Nova Agenda Urbana e dos ODS, e Jean Mattos Duarte (Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte), mostrando iniciativas da PBH de vínculo dos ODS com as Políticas Públicas locais e a sua experiência no monitoramento local das metas ODS. E a tarde, os presidentes e demais participantes do encontro receberam capacitação do arquiteto e urbanista Edson Cattoni, consultor em planejamento territorial do GeoCidades. Cattoni já vem realizando trabalho similar com outros CAU/UFs, onde auxilia o Conselho a relacionar seu planejamento estratégico com os objetivos de desenvolvimento estratégico da ONU.

Fórum de Presidentes dos CAU/UFs
Jorge Abrahão (Rede Nossa São Paulo) e Jean Mattos (PBH)

Integrante do GT de Planejamento Estratégico do Fórum de presidentes, este coordenado pelo Presidente do CAU/MG, o arq. urb. José Roberto Geraldine, Presidente do CAU/SP, diz que “essa ação contribui para o aprimoramento do processo de planejamento e alinhamento das ações administrativas, de fiscalização e de gestão de todos os CAU/UFs…”.

No segundo dia, foram discutidos também ações relacionadas ao Centro de Serviços Compartilhados do CAU (CSC), regimento eleitoral, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e plano de fiscalização para 2019.

Fórum de Presidentes dos CAU/UFs
Edson Cattoni (Geocidades) trata das oportunidades de internalizar os ODS para o CAU.

Os 17 ODSs e a Nova Agenda Urbana

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

O CAU/MG já está desenvolvendo seu Plano de Ação 2019-2020 em consonância com os ODS. Em setembro deste ano, o Presidente Danilo deu início a um trabalho de participação ampla, envolvendo tanto os conselheiros e colegiado de entidades, quanto os colaboradores da autarquia. Com contribuições de todos, de forma individual e conjunta, estão sendo definidas prioridades para os próximos dois anos de gestão, além de se pensar em um planejamento de longo prazo.

Com o intuito de angariar propostas diversas, o novo Plano deve contribuir para a difusão da Arquitetura e Urbanismo de maneira ampla. Estão previstas ações, eventos, publicações, programas, cursos, capacitações, projetos ou quaisquer outras propostas que possam orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, zelar pela ética e pugnar pelo aperfeiçoamento da profissão, que são objetivos do CAU a fim de promover a Arquitetura e Urbanismo para todos.

 

Galeria de Fotos

Encontro Nacional do Fórum de Presidentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Urbanismo

Participe do Processo de Revisão do Plano Diretor de Uberlândia

CAU/BR

Encontro de balanço do SEI recebe representantes do TRF, Ministério da Fazenda e Confea

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

Pular para o conteúdo