Arquitetura

Cartunistas Chico e Paulo Caruso participam da campanha do Dia do Arquiteto

A campanha é bem humorada e de fácil entendimento para o público em geral

As ilustrações das peças impressas e digitais da campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2017, promovida pelo CAU/BR, foram feitas pelos gêmeos univitelinos Chico e Paulo Caruso. Cartunistas e músicos, eles também protagonizam os filmes feitos para exibição na TV e nas redes sociais. É ainda criação dos irmãos uma marchinha sobre o tema da campanha (“cinco razões para contratar um arquiteto”), inspirada no bordão “para dar certo, contrate um arquiteto”.

As cinco principais razões exploradas são Planejamento, Segurança, Economia, Conforto e Valorização. A escolha se deu através de duas consultas públicas realizadas pelo Conselho, através de seu site, nos meses de junho e agosto. A campanha é bem humorada e de fácil entendimento pelo público em geral. Saiba mais sobre a campanha, clicando no link.

Paulo e Chico se formaram em arquitetura pela FAU/USP em 1997. Nunca exerceram a profissão, mas se utilizam muito dos conhecimentos que adquiriam para aprimorar um talento que tinham desde a infância: o desenho.

paulo caruso
Paulo e Chico

RECONHECIMENTO NACIONAL – Foi o avô materno, Francisco Hespanha (“vovô Paco”), de profissão liberal, que tinha a pintura como hobby, que os inspirou e incentivou. “Quando íamos à sua casa, ele nos dava papéis e lápis de cor e deixava a gente desenhando no chão”, conta Paulo, o mais velho (cinco minutos de diferença) dos dois.

“Como desenhávamos bem, diziam que seríamos engenheiros (não se falava em arquitetura na classe média nos anos cinquenta) todo mundo repetia essa frase: esses meninos desenham bem, eles tem que fazer engenharia”, conta Chico. “Eu tentei ser engenheiro, mas no primeiro dia de aula do curso Anglo Latino não aguentei a sala com 250 japoneses querendo matéria !!! Meu irmão, por influência da namorada, estava no cursinho pré vestibular para arquitetura, e eu mudei de engenharia para arquitetura”. Só que na véspera do primeiro exame ele foi preso na casa de um amigo que polícia da ditadura estava investigando. Ficou uma semana incomunicável. “Vilanova Artigas intercedeu junto à reitoria da USP para que Chico pudesse prestar vestibular no meio do ano”, conta Paulo. “Entrei com a nota mínima de desenho”, completa Chico. Na FAU/USP, eles desenvolveram também a carreira de músicos, compondo e cantando canções com humor em que falam de política, coisas do cotidiano e naturalmente arquitetura.

Início da carreira cartunesca

Eles começaram a publicar seus desenhos no final da década de 60 quando ainda estavam no colegial. Chico estreou na Folha da Tarde e passou pelos periódicos Opinião e Movimento, pelos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, pela revista IstoÉ e, desde 1984, é chargista de O Globo. Fez também trabalhos para a Rede Globo.

Paulo iniciou-se profissionalmente no Diário Popular, tendo em seguida colaborado com os jornais Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Movimento e O Pasquim. Trabalhou ainda nas revistas Veja, Careta, Senhor e IstoÉ, onde assinava a charge da semana com o título Avenida Brasil, que tratava principalmente de aspectos da política brasileira. A revista Projeto dedicou, por muitos anos, sua última página para a seção “Vão Livre” com cartuns de sua autoria (veja alguns nessa página). Atualmente publica suas charges na revista Imprensa, na sua seção em página dupla Bar Imprensa, e desenha no programa Roda Viva, na TV Cultura (SP). Tem também um trabalho importante com histórias em quadrinho, “As Origens do Capitão Bandeira”, em parceria com o arquiteto colega de turma, Rafic Farah. Em 2015, Paulo ilustrou o Manual do Arquiteto e Urbanista publicado pelo CAU/BR.

Carreira musical

Em 1985, durante o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, os irmãos Caruso formaram com outros cartunistas a “Muda Brasil Tancredo Jazz Band”. Luís Fernando Veríssimo, Cláudio Paiva e Mariano juntaram-se mais tarde, por um período, ao conjunto. Mais recentemente eles lançaram o CD “30 Anos de Democracia: Que País é Este?”. Outros dois CDs “Pra Seu Governo” e “E La Nave Va…doppo Fellini”.

Caricaturas de arquitetos famosos

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo