Arquitetura

Confira o resultado preliminar do Concurso Nacional Museu dos Emboabas

A proposta classificada em primeiro lugar foi a proposta com inscrição nº 00121013. Resultado definitivo será publicado em 02 de julho

O Município de Caeté, através de sua Fundação Casa de Cultura, divulgou o resultado preliminar do Concurso Nacional de “Arquitetura e Complementares” para seleção da melhor proposta para “criação do Museu dos Emboabas” em Caeté, Minas Gerais. O concurso foi uma iniciativa do Município de Caeté realizada por meio de sua Fundação Casa de Cultura, na condição de organizadora, com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura, tendo como patrocinador a empresa AngloGold Ashanti. (PRONAC 184345) 

 

Resultado preliminar

 

  • 1º LUGAR – nº 00121013: Link do projeto

    A proposta classificada em primeiro lugar, vencendo o certame, foi a proposta com inscrição nº 00121013, que se destacou pela sua generosidade com o espaço público através da criação de uma praça interna, privilegiando uma perfeita integração com a área urbana, valorizando tanto a Rua Presidente Getúlio Vargas quanto a Travessa Fonte do Vigário, a alargando e integrando-a ao projeto.

 

  • 2º LUGAR – nº 00121009: Link do projeto

    Em segundo lugar, a proposta nº 00121009 cria uma relação integrada com espaço urbano apresentando uma praça fechada, porém coletiva. O museu projetado possui uma volumetria marcante, de contraste suave e respeitosa com a arquitetura pré-existente do entorno.

 

  • 3º LUGAR – nº 00121002: Link do projeto

    Em terceiro lugar, a proposta nº 00121002 ocupou um lugar de atenção da comissão  de Análise e Julgamento dos projetos pelo respeito a edificação existente no local, recuando a nova edificação e criando uma praça aberta e de acolhimento.

 

  • MENÇÃO HONROSA – nº 00121005: Link do projeto

    A proposta nº 00121005 recebeu menção honrosa pela qualidade dos seus espaços internos e atenção pela manutenção da edificação existente no local.

 

Comissão Julgadora

A comissão julgadora reuniu-se em 21 de junho para análise dos projetos classificados no Concurso Nacional de Arquitetura, para criação do “Museu da Guerra dos Emboabas” no Município de Caeté. O evento aconteceu no Museu Casa João e Israel Pinheiro, instalado no Solar do Tinoco e contou com a presença do Prefeito Lucas Coelho, do vice Alberto Pires, secretários e vereadores, além do Secretário de Estado da Cultura e do Turismo, Leônidas Oliveira; da Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Edwiges Sobreira Leal; e do Diretor do Museu do Ouro, Paulo Nascimento entre outros.

Encerrando o evento, Lucas Coelho lembrou de quando a ideia do museu foi lançada, em dezembro de 2018, como sendo um equipamento de resgate da importância de Caeté na história da Guerra dos Emboabas e da criação do estado de Minas Gerais. Leônidas Oliveira disse serem louváveis os esforços que a Prefeitura tem feito para valorizar a história e a cultura local.

Membros da comissão de análise e julgamento:

  • Maria Edwiges Sobreira Leal;
  • Gustavo Pimenta de Pádua Zoline;
  • Ananda Camargo da Silva;
  • Hebert Gerson Soares Júnior;
  • Jordane Letícia de Brito;
  • Leônidas Oliveira.

 

Fonte: Prefeitura de Caeté

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo