Home » Notícias » Sinapi confirma adoção das Tabelas de Honorários de Arquitetura e Urbanismo

Sinapi confirma adoção das Tabelas de Honorários de Arquitetura e Urbanismo

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, o presidente do CAU/CE, Odilo Almeida, e os coordenadores de Comissões do CAU/BR, Renato Nunes (Comissão de Política Profissional) e Hugo Segucchi (Comissão de Exercício Profissional) se reuniram com o gerente executivo do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), Ronaldo Carvalho, e outros representantes do Sinapi. O objetivo do encontro, que ocorreu na semana passada em Brasília, foi apontar a legalidade e a utilidade das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil na apuração de custos de forma complementar ao próprio Sinapi.

 

Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, entrega os Módulos I, II e III com toda a base teórica das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para o gerente executivo do Sinapi, Ronaldo Carvalho.

 

O decreto federal que cria o Sistema Nacional de Pesquisa admite a utilização de dados contidos em tabela de referência formalmente aprovada por instituições ou entidades da administração pública federal, em publicações técnicas especializadas, para formação de preços que não constam no Sinapi, como é o caso das Tabelas do CAU.

Ainda serão elaboradas instruções e procedimentos para que as 144 unidades da Caixa Econômica Federal no país, que operam com o repasse de recursos federais, possam utilizar as Tabelas de Honorários na definição de conteúdos e preços de obras e projetos.

De acordo com o presidente do CAU/CE, que coordenou o processo de sistematização das Tabelas do CAU, este é o inicio de um processo de reconhecimento pelo estado brasileiro da importância do projeto completo aliada à justa remuneração. “Uma vez aceito como complemento ao Sinapi, a iniciativa pode também se irradiar pelos estados e municípios, influenciando e conscientizando a sociedade sobre a importância do projeto para a qualidade do espaço construído do país”, finalizou Almeida.

Fonte: CAU/CE

 

Uma resposta para “Sinapi confirma adoção das Tabelas de Honorários de Arquitetura e Urbanismo”

  1. Camila Rolim disse:

    Otima iniciativa.Realmente falta referencia de projetos no Sinapi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *