O que é?
O Registro de Direito Autoral – RDA, é o registro que o (a) arquiteto(a) e urbanista pode fazer no CAU para proteger o seu trabalho intelectual.
Podem ser registrados projetos, obras e demais trabalhos técnicos de criação no âmbito da arquitetura e urbanismo que conferem direitos autorais, morais ou patrimoniais, a seu autor.
É vedado o registro de projeto ou outro trabalho técnico de criação de arquiteto e urbanista que, à época da realização da atividade, não possuía registro ativo no CAU.
Quem pode utilizar este serviço?
Arquitetos e urbanistas com registro ativo no CAU.
O(a) arquiteto também precisará possuir um certificado digital.
Quais os documentos ou dados necessários?
Após aprovado, o RDA é impresso como dossiê no formato A4 e orientação retrato, por isso, todos os documentos apresentados na solicitação devem seguir esta configuração: formato A4 e orientação retrato (“em pé”) e com certificação digital do requerente.
Documentos necessários:
- Declaração formal de autoria, devidamente datada, assinada e CERTIFICADA DIGITALMENTE – Baixe o modelo aqui;
- Cópia, CERTIFICADA DIGITALMENTE, do correspondente projeto ou trabalho técnico de criação em Arquitetura e Urbanismo;
- Memorial, CERTIFICADO DIGITALMENTE, que descreva textualmente as características essenciais do projeto ou trabalho técnico em Arquitetura e Urbanismo.
É importante que a documentação enviada contenha elementos suficientes para a compreensão dos seguintes atributos da obra intelectual que se pretende registar:
I. Partido topológico e estrutural;
II. Distribuição funcional;
III. Forma volumétrica ou espacial, interna ou externa.
Quais as etapas para a realização deste serviço?
- Acessar o ambiente profissional no SICCAU com CPF e senha;
- Clicar em RDA e, em seguida, Solicitar Registro;
- Preencher os dados relativos à participação na criação (autor ou coautor) e inserir a descrição e a tipologia do trabalho criado;
- Preencher os campos relativos ao período de criação e, se for o caso, de endereço;
- Inserir os documentos requeridos, conforme instruções acima;
- O requerimento será analisado pelo setor de acervo do CAU/MG do endereço de residência do profissional, que poderá solicitar outros documentos, aprovar ou negar o RDA. O solicitante será informado por e-mail e também poderá consultar o protocolo de análise em seu ambiente no SICCAU.
Como cadastrar a solicitação de RDA?
Acesse o tutorial com o passo a passo Clicando Aqui.
Quanto tempo leva?
O RDA será analisado em até 30 dias após a compensação do pagamento do boleto.
Caso haja solicitações de novas informações ou documentos, a nova análise ocorrerá em até 15 dias.
Quanto custa?
A taxa de expediente é o valor de 2 (duas) vezes a taxa de RRT, ou seja, R$ 230,36 (2023).
Legislação relacionada