CAU/MG

Arquiteto Protagonista, o app de fiscalização colaborativa do CAU/MG

Aplicativo permite aos arquitetos e urbanistas uma participação mais assertiva na fiscalização de obras irregulares

fiscalização colaborativa

A principal finalidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG é orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquiteto e urbanista na construção das cidades mineiras. Para alcançar esse objetivo, a autarquia conta com diversas frentes de ação, no campo da construção civil, residencial ou comercial, além de diligências em concursos e licitações que visam a contratação dos serviços de arquitetura e urbanismo. O que se mostra um grande dificultador na execução da fiscalização é a extensão territorial de Minas Gerais, contra a estrutura atual do Conselho, tornando uma tarefa árdua alcançar toda e qualquer obra concluída ou em andamento. Mas agora essa dificuldade pode ser reduzida com a ajuda dos próprios profissionais registrados no CAU/MG.

Já está disponível para download o novo Arquiteto Protagonista, um aplicativo idealizado pelo CAU/MG que possibilita a fiscalização colaborativa por parte dos(as) arquitetos(as) e urbanistas no território mineiro. A ferramenta, idealizada em 2013 e renovada em 2022, flexibiliza a possibilidade de registro de denúncias a qualquer momento, mesmo que após a vistoria no local.

O Conselho incentiva o uso do app, que tornará a tarefa da equipe de fiscalização mais dinâmica. A participação voluntária também contribui para o aperfeiçoamento e valorização do exercício dos profissionais nas cidades.

 

fiscalização colaborativa

 

Como funciona 

O aplicativo foi criado para ser prático, objetivo e intuitivo, permitindo suaa utilização em qualquer lugar. Com recursos de geolocalização e a câmera do smartphone ou tablet, em apenas alguns minutos o usuário consegue efetivar sua contribuição e enviar as informações diretamente para o CAU/MG.

Ao observar um indício de irregularidade que possa ser objeto de fiscalização do conselho, o profissional, já cadastrado, abre o aplicativo e clica no botão “+”, de nova denúncia, e insere as informações, como foto, tipo de irregularidade, endereço e, inclusive, comentários sobre a situação. O app armazena as contribuições de forma georreferenciada e envia às equipes de fiscalização que atuam nas cidades.

É possível escolher entre cadastrar a denúncia pelo aplicativo no local, ou inserir as informações e salvar como rascunho, para enviar quando for oportuno. A nova opção de cadastro posterior assegura a publicação da informação mesmo em situações adversas, como a falta de rede no dispositivo móvel.

Todo profissional registrado no CAU/MG pode participar, baixando gratuitamente o aplicativo para smartphones ou tablets (modelos IOS ou Android).  Clique abaixo no link desejado e comece agora mesmo a contribuir para valorizar, regulamentar e aperfeiçoar o exercício da sua profissão!

 

BAIXE AGORA PARA O SEU DISPOSITIVO MÓVEL

Arquiteto Protagonista

Arquiteto Protagonista

 

Outros canais de denúncias  

O app Arquiteto Protagonista ainda é de uso exclusivo dos arquitetos e urbanistas, mas todos podem contribuir para a melhoria dos serviços de arquitetura e urbanismo.  Ao cadastrar uma denúncia através de nossos outros canais, você contribui para a manutenção de serviços regulares. Ajude-nos a proteger a sociedade, acesse nossa página de denúncias através do link abaixo para maiores informações. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo