Arquitetura

Virada Criativa do CAU/MG na CASACOR reuniu propostas de melhorias para BH

Dinâmica com movimentos populares, estudantes e profissionais reuniu propostas de melhorias para BH, entregues para o poder público

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS-CAU/MG, com o apoio institucional da CASACOR MINAS, esteve na mostra de arquitetura e design no último fim de semana. Realizando a Virada Criativa, uma dinâmica que envolveu movimentos populares, estudantes e profissionais de diferentes áreas para que juntos desenvolvessem propostas de melhorias para a capital mineira. Que ao fim foram compiladas em dois cadernos e entregues a representantes do poder público municipal. A atividade tem por objetivo sensibilizar e motivar a comunidade sobre a importância da participação no processo de planejamento e gestão da cidade e estimular o envolvimento da população nas políticas públicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo.

O evento foi conduzido pelo arq. urb. Guilherme Takeda, idealizador da Virada, com apoio do arq. urb. Sérgio Myssior (Coordenador da CEPUAS-CAU/MG), Cláudia Pires, conselheiros e demais profissionais presentes. Dividida em dois momentos, a Virada Criativa é uma oficina colaborativa de ideias com o objetivo de propor melhorias para a cidade, sendo desenvolvida dentro de uma dinâmica participativa que envolve diversos agentes da população local.

Primeira parte: ideias e mais ideias

Na manhã de sábado, membros da sociedade civil, lideranças populares, profissionais de diversas áreas e até mesmo membros do Conselho, desenharam diversas ideias do que poderiam ser melhorias para o Centro de Belo Horizonte, a Rua Sapucaí (onde está instalada a CASACOR Minas) e seus entornos. E todas essas ideias eram alocadas em diferentes eixos:

As ideias que surgiram foram mais tarde desenvolvidas e para compor um repertório de propostas para a melhoria da cidade.

Segunda parte: caderno de propostas

A tarde, estudantes de cursos de arquitetura e urbanismo dividiram-se em grupos. Cada um assumindo um dos eixos da primeira parte da dinâmica, assim como as ideias neles inseridas.

Por mais de três horas de análises, discussões, desenvolvimento dos desenhos iniciais em projetos, e sempre contando com auxílio de profissionais presentes, os estudantes condensaram as propostas de cada segmento em um caderno que foi entregue à representantes do poder público municipal.

Destaca-se também a contribuição para a formação dos estudantes de arquitetura e urbanismo que exercitarão seu olhar sobre a cidade, objeto de trabalho de sua atividade profissional em construção.

Entrega ao poder público

No domingo, foi realizada a cerimônia de entrega do “Caderno de Propostas da Virada Criativa do CAU/MG – Centro de BH e Rua Sapucaí”. Na Varanda da mostra CASACOR Minas, com recepção do arquiteto e urbanista Eduardo Faleiro, Diretor de Conteúdo e Relacionamento da mostra.

O material foi entregue pelo vice-presidente do CAU/MG, Júlio De Marco, coordenador da CEPUAS-CAU/MG, Sérgio Myssior, e a presidente do IAB-MG, Rose Guedes, à arquiteta e urbanista Rosiele Nogueira da Matta, Assessora Técnica de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte, e ao vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gilson Reis.

 

Clique aqui e baixe o Caderno de Propostas da
Virada Criativa para a cidade de Belo Horizonte

 

Virada na mídia

 

Outras edições

Este tipo de oficina já foi realizado em diversas cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, região metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Pirai, Porto Real no Estado do Rio de Janeiro e Gravatai e Viamão no Rio Grande do Sul.

Neste ano, o CAU/MG realizou outras duas edições da Virada em Fóruns Técnicos nos municípios de Montes Claros e Uberlândia. Clique nos banners abaixo e confira como foram os eventos passados:

virada criativa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo