Home » Entidades, Eventos, Notícias, Urbanismo » Cidades Inteligentes são tema da VII Conferência Metropolitana da RMBH

Cidades Inteligentes são tema da VII Conferência Metropolitana da RMBH

Evento, que acontece no dia 28, vai discutir temas de interesse dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dos 16 que compõem o Colar Metropolitano

 VII Conferência Metropolitana da RMBH

Com o tema “Metrópoles inteligentes, cidades inovadoras”, acontece no próximo dia 28 a VII Conferência Metropolitana da RMBH. Promovida pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), a conferência será realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e busca debater – junto a representantes dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil – importantes temas para a melhoria de vida dos cidadãos metropolitanos.

Realizada a cada dois anos, a Conferência Metropolitana é um importante fórum de debate, articulação, interlocução e integração entre o poder público e a sociedade em torno dos temas de interesse comum aos 34 municípios da RMBH e aos 16 que compõem o Colar Metropolitano.

“Para planejar as ações da administração pública, é sempre fundamental contarmos com a participação da sociedade civil, universidades, especialistas e demais órgãos públicos para encontrarmos caminhos viáveis e eficientes. A Conferência Metropolitana é uma grande oportunidade que temos para este diálogo, voltado para soluções metropolitanas”, ressalta a diretora-geral da ARMBH, Mila Costa, que na ocasião apresentará as ações que estão sendo desenvolvidas nesta gestão pela Agência Metropolitana. Uma das iniciativas, por exemplo, é a criação de um Escritório de Mobilidade em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que será anunciada durante o evento.

Na oportunidade, serão entregues, pelo governador Romeu Zema, o Selo Metropolitano, aos municípios escolhidos que desenvolveram ações inovadoras nas temáticas metropolitanas, e, o prêmio Cidadania Metropolitana, às entidades sociais que tenham promovido ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana. Também serão realizadas, ainda na parte da manhã, as palestras magnas do Urbanista Anthony Ling e da professora e jurista Sônia Rabello com o mote “Smart Cities”.

Já na parte da tarde, a Conferência promoverá oficinas temáticas que vão discutir temas como ordenação territorial, mobilidade, regularização fundiária, agroecologia urbana, diversificação da economia e atração de investimentos. Ao final, será realizada votação para composição dos novos representantes do Conselho Metropolitano.

As inscrições para a VII Conferência Metropolitana da RMBH podem ser realizadas até 25 de novembro pelo link abaixo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.