Cerimônia de anúncio dos vencedores do Prêmio Vanguarda 2024, realizada no MHAB, celebrou a excelência acadêmica e o futuro da Arquitetura e Urbanismo
Aconteceu nesta terça-feira, 26 de novembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Vanguarda 2024, uma iniciativa da Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), com apoio da American Institute of Architects (AIA) Internacional, que reconhece e divulgar a produção acadêmica de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, estimulando o debate entre ensino e prática profissional. A solenidade reuniu alunos, professores e coordenadores das Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.
O evento aconteceu no final da tarde e fez parte da programação do Seminário de Ensino e Formação do CAU/MG. Durante o discurso de abertura da cerimônia, a presidente do CAU/MG, Cecilia Fraga, falou sobre a importância de estabelecer laços entre os egressos e o Conselho: “Para a gente é uma alegria, uma honra. Parabenizo todos os membros da CEF, e que continuemos fazendo ações dessa forma”.
Em seguida, a coordenadora-adjunta da CEF-CAU/MG, Ilara Duran, dissertou sobre a valorização do prêmio e a importância dele para os estudantes: “O prêmio Vanguarda é muito importante, temos que valorizar. O estudante, a partir de agra, é nosso colega”.
Encerrando a abertura, o coordenador da Comissão de Ensino, Jacques Lazzarotto, fez uma reflexão sobre a notoriedade da premiação para a carreira do novo arquiteto e urbanista: “Essa premiação é muito importante, ela alavanca o início da atuação profissional do arquiteto e urbanista”.

Julgamento
O julgamento do Prêmio Vanguarda avaliou os trabalhos de conclusão de curso com base em critérios como domínio teórico e conceitual, explicitação do conceito, adequação entre tema, lugar e programa, coerência da proposta, clareza e viabilidade. Foram considerados também aspectos técnicos e estéticos, como materialidade construtiva e plástico-formal, comunicação visual, representação gráfica e relevância do tema abordado.
A Comissão Julgadora contou com profissionais de diversas áreas e representantes de entidades parceiras, garantindo um julgamento plural e qualificado. Conheça os membros convidados para a edição 2024 da premiação.
![]() |
![]() |
![]() |
ERICK VICENTE Fundador do Estúdio de Arquitetura Mutável |
PAULO BREGATO Coordenador da CEF do CAU/RS |
TANNIA CHAVEZ Representante do AIA International Region |
Trabalhos Premiados
A entrega dos prêmios ficou a cargo da presidente do CAU/MG, Cecilia Fraga, do coordenador da CEF-CAU/MG, Jacques Lazzarotto, da coordenadora-adjunta, Ilara Rebeca, e as conselheiras da Comissão de Ensino, Anne Almeida e Patrícia Elizabeth Barbosa.
A premiação foi dividida em três categorias: Projetos de Arquitetura, Projetos de Urbanismo e Projetos Especiais. Todos os trabalhos premiados desta e das edições passadas podem ser conferidas no hotsite oficial do Prêmio TCC, clicando no link abaixo.
caumg.gov.br/premio-vanguarda – Edições
TEMA I – PROJETOS DE ARQUITETURA
1º Lugar:
Fazer o que não foi feito com o que já foi feito: O reuso como alternativa de desenvolvimento para as cidades brasileiras.
Autor: Lucca Lopardi Brigato
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Professora Orientadora: Letícia Maria de Araújo Zombrano.
Menção Honrosa:
Raízes Flutuantes: verticalização da natureza na cidade adensada aliada a espaços de lazer, contemplação e arte.
Autora: Bárbara Guerra Lopes
Instituição de Ensino: PUC Minas – Lourdes
Professor Orientador: Paulo Waisberg
TEMA II – PROJETOS DE URBANISMO
1º Lugar:
Praça Dom Bosco: Uma proposta de readequação do espaço público.
Autor: Gabriel Altoé Réboli
Instituição de Ensino: Universidade Federal de Viçosa – UFV
Professora Orientadora: Maristela Siolari da Silva
Menção Honrosa:
Raízes: Infraestrutura educacional focada no desenvolvimento da agricultura urbana em crianças e adolescentes
Autora: Yssela Alexandra Hurtado Napan
Instituição de Ensino: PUC Minas – Lourdes
Professor Orientador: Diogo Carvalho
TEMA III – PROJETOS ESPECIAIS
1º Lugar:
Da imaginação à realidade: A arquitetura cenográfica na adaptação cinematográfica da obra literária “O último ancestral”
Autora: Brenda Inácia Diniz
Instituição de Ensino: PUC Minas Coração Eucarístico
Professor Orientador: Álvaro Paiva
Menção Honrosa:
Espaço Arturos – Centro Comunitário Quilombola
Autora: Victoria Dias Felix
Instituição de Ensino: UNA – Praça da Liberdade
Professora Orientadora: Carolina Amarante Boaventura
Cerimônia
Assista à Solenidade de Premiação do Prêmio Vanguarda 2024.