Arquitetura

UNESCO cria conceito de “Capital Mundial da Arquitetura”

Título será dado, a cada três anos, às sedes dos Congressos da UIA

Capital Mundial da Arquitetura
Thomas Vonier presidente da UIA

O sonho da nomeação trienal da “Capital Mundial da Arquitetura” acaba de se transformar em realidade. A UNESCO aprovou o plano da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para que as cidades sedes de seus Congressos Mundiais passem a ser denominadas “UIA/UNESCO World Capital of Architecture”.

O anúncio foi feito pelo recém eleito presidente da UIA, Thomas Vonier, que destacou o empenho do ex-presidente Esa Mohamed para a viabilização da ideia.

A partir dessa decisão, é possível que o Rio de Janeiro, sede do 27o. Congresso Mundial de Arquitetos, venha ser a primeira “Capital Mundial da Arquitetura”.

Sérgio Magalhães (UIA)

Para o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, ex-presidente do IAB/DN, agora coordenador da Comissão Organizadora do UIA.2020.RIO, “a reafirmação pela UNESCO do reconhecimento da Arquitetura como elemento cultural já tem um significado enorme para diversos países e, para o Brasil, em particular, se confirmada a nomeação do Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura, a repercussão será muito positiva”.

Nilvaldo Andrade (IAB)

Nivaldo Andrade, recém empossado presidente do IAB/DN, afirma que, se oficializada a primazia do Rio, “será uma feliz coincidência, pois a cidade foi também a primeira a receber da UNESCO o título de paisagem cultural urbana em razão das relações peculiares entre a cidade e a natureza”. Da mesma forma, o título ajudaria a valorizar a Arquitetura junto à sociedade brasileira, respaldando a pauta das entidades nacionais do setor.

Roberto Simon (UIA)

Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas, afirma que a perspectiva do Rio assumir o título “significa atrair as atenções para uma cidade que se abre para o mundo, com todas as suas características boas e ruins. Esse grande laboratório urbano vai ficar exposto para o mundo por mais tempo do que o evento em si’.

Haroldo Pinheiro (CAU/BR)

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a decisão da UNESCO é auspiciosa porque possibilitará uma maior exposição da Arquitetura e do Urbanismo no cenário cultural e científico mundial, visibilidade esta hoje dispersa em diversos eventos internacionais. “Sem dúvida a Arquitetura e a Humanidade só têm a ganhar com a decisão”.

Via CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento

Aviso: Atendimento telefônico da sede está temporariamente indisponível

CAU/BR

Participe das Consultas Públicas do CAU/BR sobre carteira profissional e emissão de certidões

CAU/BR

Últimos dias para pagar a Anuidade 2024 à vista com desconto de 5%

Pular para o conteúdo