Conteúdo

Transformações da paisagem da cidade pela arborização

A melhoria da qualidade ambiental e climática nos centros urbanos está diretamente ligada à inclusão de espaços livres vegetados no nosso ecossistema. O aumento da consciência sobre questões ambientais tem mobilizado diversas áreas do conhecimento em busca de soluções para reduzir os impactos na natureza. O crescimento desordenado que a maioria das cidades brasileiras tem apresentado nas últimas décadas e as ocupações irregulares do solo têm dificultado a execução de planejamentos adequados que viabilizem uma integração da área construída com a vegetada, sejam estes naturais ou mesmo artificiais, provocando diminuição da qualidade de vida nas cidades.

Uma pesquisa realizada em 2015 constatou que na capital do Estado de Mato Grosso a arborização das avenidas e ruas da cidade tem diminuído. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre Cuiabá, das 159.320 moradias regulares da capital, apenas 63.123 – ou seja, 39% do total – estão em ruas com arborização. Outro levantamento feito em 2013 apontou que apenas 30% das ruas da capital são arborizadas resultado das inúmeras obras particulares, como edifícios; e públicas, como as da Copa do Mundo de 2014, que resultam na grande retirada de árvores, fazendo com que a cidade perca seu título de “cidade verde”.

O estimulo à arborização dos centros urbanos pode promover profundas transformações da paisagem da cidade, proporcionando o surgimento de áreas livres e propícias ao encontro das pessoas, seja para a prática de atividades ao ar livre, seja para simples contemplação, ou para qualquer outra forma de apropriação que possa ser estabelecida pelos seus usuários.

Além disso, promove a valorização destas regiões, devido ao perfil esteticamente agradável que um ambiente arborizado pode gerar, atuando ainda na redução do impacto das altas temperaturas e melhorando as condições de segurança de locais antes vazios e não frequentados, o que de fato reforça os conceitos de pertencimento dos indivíduos com o meio urbano em que habitam. E há de se mencionar que o Arquiteto e Urbanista é o profissional habilitado para promoção destas ações de requalificação da paisagem urbana, com o desenvolvimento de planos e projetos que contribuem para a consolidação de cidades socialmente inclusivas visando garantir o bem-estar de todos seus usuários.

Fonte: CAU/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/MG

Comissão de Comunicação traça planos para a valorização da profissão no estado

CAU/MG

CAU/MG e Defensoria Pública tratam de parceria técnica

Notícias

Edital de Intimação: CAU/MG intima cidadão a apresentar documentos em processo de seu interesse

Pular para o conteúdo