Home » CAU/MG, Destaques, Entidades, Eventos, Notícias, Projeto Rotas » Ações em Uberaba marcam retorno do Projeto de interiorização do CAU/MG

Ações em Uberaba marcam retorno do Projeto de interiorização do CAU/MG

A maior frente de aproximação do Conselho com o Estado de Minas Gerais, o Projeto Rotas, voltou com uma intensa agenda de atividades

Projeto Uberaba

Após hiato de aproximadamente um ano e meio, o Projeto Rotas, idealizado pelo CAU/MG, retornou! A primeira visita foi à cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A escolha se deu devido ao grande potencial de desenvolvimento do município na área da arquitetura e urbanismo e o elevado número de profissionais e projetos na região.

Com o Rotas, o Conselho consegue chegar nas cidades que não possuem escritórios descentralizados e, com isso, ampliar o diálogo, fiscalizar obras, inclusive com a atendimento a denúncias, e garantir um exercício pleno e seguro da profissão.

Para a edição em Uberaba foram organizadas diversas ações ao longo da semana, nas quais representantes do CAU/MG participaram ativamente, levando informações para a população geral e para os profissionais da área, com a promoção de obras saudáveis, seguras, sustentáveis e social e culturalmente responsáveis.

 

Diálogos – Ações de aproximação com profissionais e sociedade

No dia 14 de setembro, a Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal e a Vice-Presidente do CAU/PR Thaís Marzurkiewicz, deram início ao Projeto Rotas, antes da viagem para Uberaba, com um bate-papo onde houve uma troca de experiências sobre como vamos nos aproximar dos profissionais, orgãos gestores e sociedade no interior do Estado. Foram divulgadas, também, ações realizadas pelo Conselho até aqui e demais propostas para esse triênio (2021-2023).

Os colegas do Paraná estiveram em Minas, durante a realização do Projeto Rotas no município de Uberaba, para acompanhar de perto o andamento da ação. Com o intuito de realizar um projeto similar pelo CAU/PR. Confira o relato clicando no link abaixo.

Confira a conversa na íntegra pelo player abaixo, ou assista no YouTube do CAU/MG. E não esqueça de se inscrever para acompanhar novas publicações.

 

 

Visita ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIUBE, Uberaba

Na quarta-feira, dia 15, na primeira parada do Projeto, foi realizado um encontro com a equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo, da conceituada Universidade de Uberaba (UNIUBE). Participaram do encontro a coordenadora do curso Carmem Silvia Maluf e os docentes Varlete Benevente, Camila Guimarães, José Carlos Bezzon e Janaína Tosta. Após visita às instalações da Campus, os representantes se encontraram com o Reitor Marcelo Palmério e participaram de uma reunião na Reitoria da instituição com a presença da Pró-Reitora de Ensino Superior, Heliodora Collaço.

Projeto Uberaba

 

O encontro foi importante para a apresentação das propostas do CAU/MG a respeito da essencial aproximação do Conselho com as instituições de ensino e os futuros profissionais. Além disso, foram apresentadas informações sobre as ações que poderão ser realizadas pelo CAU/MG e pela instituição ao longo do triênio a fim consolidar a aproximação com a sociedade. Destacou-se a histórica importância da instituição na formação de arquitetos e urbanistas em Minas Gerais e a necessidade de preservação da qualidade do ensino, pautado pela Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAUMG, Cons. Luciana Bracarense. Ambas as partes demonstraram forte anseio para que essa aproximação seja fomentada, uma vez que atualmente o CAU/MG possui diversos conselheiros egressos desse curso e da cidade de Uberaba.

Projeto Uberaba

 

Reunião institucional com o IEATM – Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro

Ainda no dia 15 de setembro, no Parque do Mirante, a Diretoria do IEATM recebeu a comitiva para falar sobre a aproximação entre o CAU/MG e entidades de arquitetura e urbanismo da região, além da ampliação da fiscalização no município. O Instituto apresentou sua estrutura atual e a pretensão de que arquitetos e urbanistas ocupem a presidência da entidade para levar, de forma mais assertiva, as pautas da profissão para a construção coletiva dentro do Instituto. Foram discutidas a importância da formação profissional, a formação continuada e estratégias para aumento da qualidade do ensino e experiência prática para o exercício da profissão.

Projeto Uberaba

Juntos, os órgãos levantaram um importante questionamento sobre a possibilidade de ação conjunta entre CAU/MG, CREA/MG e Prefeitura Municipal para aperfeiçoamento da fiscalização de obras na cidade, combatendo o exercício ilegal da profissão.

Estavam presentes além da Diretoria do IEATM, os representantes do CAU/MG e do CAU/PR.

 

Palestra Institucional e visita à Mostra Casa Shopping

De volta ao Praça Uberaba Shopping, no dia 15, foi realizada palestra institucional voltada para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, onde foram apresentados dados do CAU/MG, do exercício profissional e demandas contemporâneas para a profissão. Além disso, foram destacadas informações sobre o ensino, formação e ética profissional. As expectativas dos futuros profissionais com relação à forma de se apresentar perante o mercado de trabalho e manifestações sobre a prática profissional foram debatidas durante o evento. É importante ressaltar que a cidade de Uberaba é residência de diversos conselheiros da entidade, o que destaca ainda mais a importância da presença do CAU/MG no município.

 

Encontro com membros do Observatório Urbano – Uberaba

No dia 16 de setembro, os membros do Observatório Urbano – Uberaba, um Grupo de pesquisa que debate questões relacionadas a Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural, apresentaram ao grupo visitante uma série de ações desenvolvidas na cidade, bem como informações pertinentes ao exercício da arquitetura e urbanismo na cidade. O Grupo entregou à Presidente do CAU/MG, Edwiges Leal, uma carta com as propostas a serem apresentadas ao poder público visando a qualificação do espaço urbano e arquitetônico da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes, a mobilidade urbana, a sustentabilidade, a valorização do patrimônio e a saúde do município como um todo.

 

Reunião com a Prefeita Elisa Araújo

Para fechar a edição do Projeto Rotas, os representes do CAU/MG e CAU/PR, reuniram-se com a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo que também é arquiteta e urbanista. Este encontro foi marcado pelo reconhecimento da importância de uma mulher arquiteta e urbanista estar à frente da gestão de um município. A cidade possui um enorme potencial para grandes realizações possíveis por meio do exercício da arquitetura e urbanismo junto à administração pública.

A Presidente Edwiges apresentou as diversas ações do Conselho nas cidades do interior e nos grandes polos, e manifestou o interesse da entidade em acompanhar a gestão da prefeita para que Uberaba seja reconhecida como referência na valorização do espaço urbano e arquitetônico para a construção de uma cidade cada vez mais saudável, justa, segura, acessível e que valorize sua história. Ainda, a preocupação com a habitação de interesse social foi compartilhada entre os presentes, bem como a necessidade de planejar o uso e ocupação do território para o enfrentamento de problemas sociais.

 

Coleta biométrica

Nos dias 15 e 16 de setembro foi realizada coleta biométrica de profissionais, mediante agendamento prévio, para a confecção de carteiras de identidade profissionais. O atendimento foi no Auditório do Praça Uberaba Shopping. Realizar esse atendimento fora das cidades sedes do CAU/MG é uma das ações que serão realizadas durante os próximos Projeto Rotas, para atender profissionais que nem sempre podem se deslocar para locais onde o serviço é realizado.

 

Projeto Rotas

Os representantes do CAU/MG nesse retorno do Projeto finalizaram o circuito em Uberaba com grande satisfação pelos resultados obtidos e pela participação dos profissionais, estudantes e empresas do ramo. A ação foi movida por intensa troca de informações, prestação de contas e também da possibilidade de ampliação das vozes de profissionais de arquitetura e urbanismo.

A busca pela valorização da Arquitetura e Urbanismo frente ao desenvolvimento sustentável das cidades mineiras se prova, à cada nova edição do Projeto Rotas, como um elemento que deve ser fomentado constantemente. Em breve, o Projeto Rotas estará em outros municípios. Aguarde!

Participaram dos eventos, representando o conselho e equipe técnica, a Presidente do CAU/MG Edwiges Leal, a Vice-presidente do CAU/PR Thais Clementina Marzurkiewicz, a Conselheira e Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MG Luciana Bracarense, a Conselheira e Coordenadora da Comissão de Organização e Administração CAU/MG Elaine Saraiva, a Conselheira do CAU/MG Cláudia Ribeiro, os Conselheiros do CAU/MG Matheus Medeiros e Felipe Colmanetti, o Gerente Geral do CAU/MG Ariel Lazzarin, a Assessora de Eventos do CAU/MG Flavia Possato, a Coordenadora de Atendimento do CAU/MG Ana Oliveira, o Gerente Geral do CAU/PR Lucas Martins Rieke, o Gerente técnico de Atendimento e Fiscalização do CAU/PR Gesse Lima e o Coordenador de atendimento do CAU/PR Leandro Reguelin.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *