Arquitetura

Projeto Rotas leva debate sobre ATHIS para Uberaba

Evento em vai contar com palestra da idealizadora do Projeto Arquiteto de Família

Levar arquitetura e urbanismo para os 853 municípios de Minas Gerais, esse é o objetivo da ferramenta de interiorização do CAU/MG, o Projeto Rotas. Esse trabalho é feito através da realização de palestras, debates, seminários, reuniões institucionais com órgãos gestores, dentre outras ações. E no dia 30 de agosto, o Conselho vai estar no Memorial Chico Xavier, em Uberaba, para uma apresentação e discussões acerca da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS, com inscrição livre para todos os interessados.

 

Palestra com debate

Abrindo o evento, às 19h, a arquiteta e urbanista carioca Mariana Estevão vai proferir palestra sobre ATHIS e melhorias habitacionais. Tratando do impacto e desafios para dar escala à prática da Assistência Técnica e torna-la uma opção de carreira para arquitetos. Ela também apresentará a metodologia do Projeto Arquiteto de Família, do qual é idealizadora, como meio de tornar a atuação do arquiteto mais acessível à população de baixa renda, especialmente para o público que teve na autoconstrução o seu meio de prover a moradia.

Ao fim de sua apresentação, Mariana abrirá um espaço para dúvidas e discussões sobre o tema. Também participarão do evento o arq. urb. Paulo Henrique, vice-presidente do CAU/MG, e o arq. urb. Ariel Lazzarin, coordenador adjunto da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MG.

SERVIÇO:

ATHIS para melhorias habitacionais
A experiência do Projeto Arquiteto de Família

  • Quando: 30 de agosto, 19h
  • Local: Memorial Chico Xavier
    Av. João XXIII, 2011 – Parque das Americas, Uberaba/MG
  • INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

Conheça o Projeto Arquiteto de Família

UberabaA ONG Soluções Urbanas, na qual Mariana Estevão é fundadora, desenvolveu e lançou em maio uma plataforma de financiamento coletivo para viabilizar a assistência técnica, a compra de materiais e a execução de obras em moradias em situação precárias. Com patrocínio do CAU/RJ.

O projeto foi criado com o objetivo de prestar assistência técnica gratuita para famílias cujas moradias estão localizadas em Áreas de Especial Interesse Social, tendo como princípio a luta pela garantia do Direito Social à Moradia previsto no Art. 6º da Constituição Federal.

A ferramenta Arquiteto de Família pode ser acessada pelo site www.arquitetodefamilia.org.

 

Edital de ATHIS do CAU/MG

A Lei de Assistência Técnica entrou em vigor em 24 de dezembro de 2008. Desde então, apenas 122 cidades em 16 estados e no DF foram beneficiadas com repasses do governo federal. Ao todo, foram investidos R$ 27,9 milhões. O último contrato assinado para transferência de recursos foi em 2010.

Com o objetivo de estimular a produção adequada de habitação social no Brasil, CAU/MG vai destinar 2% de seu orçamento anual para financiar iniciativas de assistência técnica em habitação de interesse social. Em vários estados já estão sendo desenvolvidos projetos para melhorar a qualidade de vida das famílias com renda menor que três salários mínimos, a partir dos recursos disponibilizados pelos CAU/UFs, via edital. Agora é a vez de Minas.

Visite a página oficial do primeiro Edital de ATHIS do CAU/MG e participe! Envie seu projeto.

Clique aqui para acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/BR

Fórum de Presidentes do CAU cumpre extensa pauta em Belo Horizonte

CAU/MG

Confira informações sobre registro de empresas no CAU

CAU/BR

Dia dos Povos Indígenas: CAU/BR celebra data com série de reportagens

Pular para o conteúdo