Home » Arquitetura, Assisténcia Técnica, CAU/MG, Notícias, Projeto Rotas » Projeto Rotas leva debate sobre ATHIS para Uberaba

Projeto Rotas leva debate sobre ATHIS para Uberaba

Evento em vai contar com palestra da idealizadora do Projeto Arquiteto de Família

Levar arquitetura e urbanismo para os 853 municípios de Minas Gerais, esse é o objetivo da ferramenta de interiorização do CAU/MG, o Projeto Rotas. Esse trabalho é feito através da realização de palestras, debates, seminários, reuniões institucionais com órgãos gestores, dentre outras ações. E no dia 30 de agosto, o Conselho vai estar no Memorial Chico Xavier, em Uberaba, para uma apresentação e discussões acerca da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social – ATHIS, com inscrição livre para todos os interessados.

 

Palestra com debate

Abrindo o evento, às 19h, a arquiteta e urbanista carioca Mariana Estevão vai proferir palestra sobre ATHIS e melhorias habitacionais. Tratando do impacto e desafios para dar escala à prática da Assistência Técnica e torna-la uma opção de carreira para arquitetos. Ela também apresentará a metodologia do Projeto Arquiteto de Família, do qual é idealizadora, como meio de tornar a atuação do arquiteto mais acessível à população de baixa renda, especialmente para o público que teve na autoconstrução o seu meio de prover a moradia.

Ao fim de sua apresentação, Mariana abrirá um espaço para dúvidas e discussões sobre o tema. Também participarão do evento o arq. urb. Paulo Henrique, vice-presidente do CAU/MG, e o arq. urb. Ariel Lazzarin, coordenador adjunto da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MG.

SERVIÇO:

ATHIS para melhorias habitacionais
A experiência do Projeto Arquiteto de Família

  • Quando: 30 de agosto, 19h
  • Local: Memorial Chico Xavier
    Av. João XXIII, 2011 – Parque das Americas, Uberaba/MG
  • INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

Conheça o Projeto Arquiteto de Família

UberabaA ONG Soluções Urbanas, na qual Mariana Estevão é fundadora, desenvolveu e lançou em maio uma plataforma de financiamento coletivo para viabilizar a assistência técnica, a compra de materiais e a execução de obras em moradias em situação precárias. Com patrocínio do CAU/RJ.

O projeto foi criado com o objetivo de prestar assistência técnica gratuita para famílias cujas moradias estão localizadas em Áreas de Especial Interesse Social, tendo como princípio a luta pela garantia do Direito Social à Moradia previsto no Art. 6º da Constituição Federal.

A ferramenta Arquiteto de Família pode ser acessada pelo site www.arquitetodefamilia.org.

 

Edital de ATHIS do CAU/MG

A Lei de Assistência Técnica entrou em vigor em 24 de dezembro de 2008. Desde então, apenas 122 cidades em 16 estados e no DF foram beneficiadas com repasses do governo federal. Ao todo, foram investidos R$ 27,9 milhões. O último contrato assinado para transferência de recursos foi em 2010.

Com o objetivo de estimular a produção adequada de habitação social no Brasil, CAU/MG vai destinar 2% de seu orçamento anual para financiar iniciativas de assistência técnica em habitação de interesse social. Em vários estados já estão sendo desenvolvidos projetos para melhorar a qualidade de vida das famílias com renda menor que três salários mínimos, a partir dos recursos disponibilizados pelos CAU/UFs, via edital. Agora é a vez de Minas.

Visite a página oficial do primeiro Edital de ATHIS do CAU/MG e participe! Envie seu projeto.

Clique aqui para acessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =